Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

Afinal, pode fazer tatuagem amamentando? Esta é a dúvida de muitas mães.

A maternidade é inspiradora e para as amantes das tatuagens é também mais um motivo para marcar em seu corpo essa nova realidade tanto com o nome do bebê ou qualquer outra imagem que represente este momento. Também existem as mães que antes mesmo de serem mães já eram apaixonadas pela tatuagem e possuem muitas espalhadas pelo corpo, afinal, pode fazer tatuagem amamentando?

Leia também:

Quem curte tatuagem geralmente faz de tempos em tempos uma nova. Para acalmar o coração das apaixonadas pela arte no corpo, vamos esclarecer de uma vez por todas.

Não existe nenhum trabalho científico publicado até o momento que comprove que a tinta da tatuagem pode chegar até o leite materno, mas sim orientações a respeito dos cuidados que devem ser tomados na escolha do local, mas nenhuma restrição sobre ser proibido. Os riscos que existem em fazer tatuagem neste período é o de contrair doenças e infecções através de agulhas contaminadas e objetos não descartáveis durante a sessão.

O que no caso, poderia ser prejudicial para a mãe e consequentemente contaminar o bebê através do leite materno. Alguns dermatologistas também já confirmaram não haver risco de absorção cutânea pela tinta. O que significa que pode fazer tatuagem amamentando desde que alguns critérios sejam levados em consideração.

Dicas de segurança antes de fazer uma tatuagem:

  • Escolher estúdios que esterilizem seus materiais e usem agulhas descartáveis
  • Tatuadores que usem luvas descartáveis nos atendimentos
  • Tatuadores com certificados, experiência e cursos na área
  • Estúdios que possuam licença de funcionamento
  • Tatuadores que estejam vacinados contra hepatite B (em algumas cidades estas vacinas são obrigatórias para tatuadores e manicures)
  • Um tatuador que não reutilize restos de tintas e pomadas, tudo deve ser novo

Não tenha vergonha de observar e perguntar estas coisas para o tatuador, um profissional sério não se incomodará de te passar estas informações e são itens importantes para a sua saúde e a do seu bebê. Tatuagens feitas na região das mamas são desaconselhadas por razões óbvias.

Além de você correr o risco de ter uma reação alérgica, dor e coceira no local, alí é onde o bebê mais tem contato e isto pode prejudicar a sua amamentação e posterior recuperação.

Conheça nossa loja para mães: Mãe Pop | Produtos para mães

Bom senso é indicado. Se você amamenta de hora em hora, evite sessões longas onde além de ficar muito tempo longe do bebê e ele sentir fome e a ausência da mãe, seu peito possa encher demais e te causar desconfortos. Leve em consideração que uma tatuagem para ficar bonita e ter uma boa cicatrização deve ter cuidados após a sessão e isto inclui lavar e passar pomada no local algumas vezes durante o dia por alguns dias e como isto pode interferir em sua rotina diária de cuidados com o bebê.

Pense a respeito da localização e tamanho da tatuagem, escolha locais que não vão te prejudicar durante o dia para amamentar e cuidar do bebê e tamanhos que não te façam sofrer muito com a cicatrização.

Com todos os cuidados tomados, planejamento, estúdio sério escolhido, seja feliz com sua nova tatuagem e continue a amamentar tranquilamente.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments