Super Mamika foi uma super heroína que recebeu este apelido carinhoso de seu neto, o fotógrafo Sacha Goldberger. Sua super força na verdade esta em suas ações, na segunda guerra ela salvou cerca de 10 pessoas dos nazistas, as escondendo em lugares diferentes todos os dias.
Ela arriscou sua vida aos 20 anos para salvar a vida de pessoas da perseguição nazista as escondendo em sua casa em Budapeste e depois as enviando para esconderijos diferentes todos os dias. Mamika teve problemas com o governo comunista e foi obrigada a migrar para a França onde constituiu família. No entanto, ela foi assolado pela depressão e então seu neto, o fotógrafo Sacha, criou uma série de fotografias intituladas Frederika Goldberger inspiradas em passagens de sua própria vida e com um toque de humor e criatividade conseguiu marcar este momento histórico da vida de Mamika de um jeito carinhoso.
Veja as divertidas imagens:
Estas imagens nada mais são do que a representação de todo o zelo que Mamika teve com os refugiados sendo tão heroína em um tempo onde sua própria vida corria sérios riscos. Uma forma divertida e caprichosa de relembrá-la da época em que ela foi a mulher mais importante na vida de pessoas que precisaram dela. Todo o capricho e empenho de produção das imagens e figurino da Super Mamika deixa claro o quanto ela era admirada por seus feitos.
Existem heroínas pelo mundo que são completamente desconhecidas e que tem seus feitos encobertos pela realidade diária difícil e sofrida. Milhares de mulheres todos os dias fazem muita diferença na vida de tantas outras e por falta de acesso ficamos sem conhecer estas heroínas invisíveis que transformam vidas. Seja fazendo uma pequena boa ação ou grandes feitos, todas merecem serem valorizadas.
Leia também:
- Mãe fotografa filha inspirada em mulheres que fizeram história
- Fotos clássicas de famosos ganham tatuagens