Home Broker é uma plataforma de negociação.
Uma plataforma de negociação ou Home Broker, é a linha direta de transferência de ordens de negociação e informações de back office entre a corretora de investimentos e seus clientes. Nesta plataforma é possível abrir, fechar e gerenciar posições de mercado através de um intermediário financeiro, no caso, uma corretora de valores.
>> Mercado de Ações: o que é e como funciona
O home broker, é oferecido para pelas corretoras para seus investidores de forma gratuita ou paga. Depende da corretora.
Por exemplo, o Home Broker da corretora XP Investimentos está incluso nas taxas e corretagens da conta. Não se paga, especificamente, por ele.
>> Bolsa de Valores: entenda de forma simples como funciona
E exatamente por isso, geralmente, o Home Broker vem acompanhado de outros recursos como cotações em tempo real, ferramentas de gráficos, feed de notícias e até mesmo pesquisas de alto nível.
O Home Broker costuma ser amplamente customizável para mercados específicos. É possível configurar para privilegiar o acompanhamento de mercados específicos como ações, moedas, opções ou mercados futuros.
>> Trade: 10 dicas para fazer negócios de sucesso
Funcionalidades:
- Ver cotações em tempo real
- Comprar e vender ações, moedas, opções ou mercados futuros
- Acompanhar pedidos de ordens
- Visualizar dados administrativos (back office)
Como escolher uma plataforma de negociação ideal?
É preciso considerar as taxas envolvidas e os recursos disponíveis que irão te permitir uma tomada de decisão assertiva em seu trabalho.
Também é preciso considerar a reputação da plataforma a ser contratada antes de se comprometer com uma plataforma específica.
Traders podem usar uma variedade de diferentes plataformas de negociação. Tudo irá depender de seu estilo de negociação e volume.
Quais são as melhores plataformas de negociação?
Entre os Home Brokers, o da XP Investimentos oferece uma boa estabilidade e velocidade nas ordens. O Home Broker da Clear Corretora é bom em termos de design e usabilidade, porém deixa a desejar na estabilidade e velocidade.
Outra possibilidade de plataforma de negociação são ferramentas de análise gráfica capazes de executar o roteamento de ordens direto com a corretora. Para isso é necessário um nível de conhecimento mais avançado.
>> Investidora de Sucesso: não é sorte, é estudo
A plataforma mais popular por ser gratuita e por permitir programação de robôs é o MetaTrader.
O MetaTrader é uma plataforma de negociação que interage com muitas corretoras diferentes. Usa a linguagem de script MQL que é muito útil para quem deseja automatizar suas negociações.
Por outro lado, para quem esta disposta a desembolsar por volta de R$ 300,00 mensais, a plataforma Nelógica ProftChart Pro é sem dúvida alguma, uma das mais completas e estáveis.