Mães sem apoio de parceiros na amamentação: como mudar esta realidade?

2 min


172 shares
Mães sem apoio de parceiros na amamentação

Mães sem apoio de parceiros na amamentação é uma realidade constante. E como mudamos isto?

Mães sem apoio de parceiros na amamentação tem menos força para continuar com a jornada da amamentação.

Quando falamos que para amamentar a mãe precisa de apoio, incentivo e ajuda, não estamos falando apenas dos médicos e profissionais de saúde que atendem esta mãe, mas estamos também falando sobre a família e amigos que a cercam, dentre estes, principalmente seu parceiro, seu marido, namorado ou simplesmente pai de seu filho.

Não ter apoio na amamentação é um dos fatores que fazem com que mães amamentem por menos tempo do que gostariam.

Primeiro porque, amamentar não é fácil e amamentar cansa, isto é complemente normal e faz parte do processo da amamentação. Quando uma mãe se pergunta porque ela amamenta, em primeiro lugar ela geralmente pensa nas vantagens de se amamentar, para a saúde física e emocional do filho, além do vínculo que a amamentação proporciona para mãe e filho.

Leia também:

No entanto, muitas mães não tem apoio de seus parceiros. São desestimuladas o tempo inteiro para continuar com a amamentação por aquele que elas mais gostariam de ter apoio.

O processo é complicado porque quando se trata de homens, geralmente muitos não entendem o vínculo da amamentação e seus benefícios, alguns sequer querem saber a respeito.

Existem uma série de situações que podem fazer com que homens continuem na ignorância a respeito da amamentação e muitos destes fatores pode ser simplesmente a relação que eles mesmos tem com o seio da mulher, que é uma relação sexualizada e por isso entender o seio como fonte de nutrição para o filho pode dar uma certa confusão na cabeça de muitos.

Parece que estamos falando de homens do século passado, mas acredite, eles ainda existem. Cabe a nós, sociedade, mulheres e esposas em geral tentar trazer a cabeça que vive no século passado para o atual.

Nem sempre é fácil, demanda tempo e paciência e parece muito injusto que mães em pleno aleitamento ainda precisem se dar o trabalho de informar e empoderar homens já adultos. Mas muitas acabam tentando principalmente pela sua paz de espírito e por sua amamentação, pois assim este homem empoderado se torna um apoio.

A melhor forma de fazer isso é mostrando todos os artigos que você lê sobre o tema, conversando abertamente sobre os benefícios da amamentação bem como suas vontades como mãe e principalmente falando sobre o valoroso vínculo que a amamentação proporciona, como também não esquecendo de falar sobre os benefícios emocionais.

Destruir mitos que cerca a cabeça da maioria das pessoas com informação de qualidade e embasada é um modo muito poderoso de tentar mudar alguns pensamentos antiquados a respeito do tema na cabeça do parceiro.

Algumas mulheres inclusive leem artigos em voz alta para os parceiros para que, mesmo que eles não se interessem neste tipo de leitura, eles acabam tendo que “ouvir” sobre o assunto. Esta tática é realmente boa, acredite.

Que tal quando você estiver lendo algo interessante a respeito de amamentação, aproveitar o momento e dizer: “- Querido, olha este artigo que interessante…” e começar uma leitura para o parceiro?

Fora isto, enviar por email artigos e pesquisas sobre o tema, falando principalmente sobre os benefícios da amamentação. Comentar o quanto esta satisfeita e feliz por estar amamentando e proporcionando o melhor para o filho.

São pequenas atitudes que podem colaborar para que o seu parceiro aos poucos vá se habituando com o tema e se abrindo mais para entender as razões de mães insistirem e se esforçarem tanto para conseguir amamentar os filhos.


Like it? Share with your friends!

172 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)