Por que os bebês golfam: voltar leite e vomitar é normal até que ponto?

2 min


1.1k shares
Por que os bebês golfam

Por que os bebês golfam? O que é normal? O que não é?

Esta dúvida deve permear os pensamentos de muitas mães e deixá-las preocupadas. Mas saber por que os bebês golfam pode tranquilizar a família inteira, já que você terá que responder a pergunta sempre que alguém achar que há algo errado com seu bebê.

O que é golfar?

O termo golfar é um termo popular para o vômito impetuoso sem haver uma doença. Significa jorrar, voltar em ímpeto. Este termo também é bastante usado por mães para se referirem a uma pequena quantidade de leite, geralmente de leite talhado, que voltam pela boca do bebê de forma constante nos primeiros meses do bebê.

Por que os bebês golfam?

Golfar ou vomitar é comum para bebês nos primeiros meses de vida. O sistema digestivo do bebê esta em pleno desenvolvimento e se acostumando a receber a alimentação, tanto de leite materno quanto de leite artificial e a medida que seus pequenos corpos se desenvolvem, as golfadas vão diminuindo até que não aconteçam mais.

Por que os bebês golfam um leite cremoso ou talhado?

O leite ingerido pelo bebê passa pelo estômago e começa a ser digerido como um processo normal do corpo, isto causa aquela aparência de leite cremoso ou talhado quando ele volta, mas se trata apenas de leite em outro estado e nada mais.

 

 

 

Você deve ser preocupar com as golfadas do bebê?

Durante os primeiros meses as golfadas são totalmente normais, principalmente quando o bebê esta com a barriga muito cheia ou apertada pelas roupas. É comum então que o leite volte. As golfadas acontecem diariamente e geralmente após as mamadas.

O bebê golfador esta o tempo inteiro com a roupinha com um cheirinho azedo de leite e tudo bem!

O que causa as golfadas além do normal?

  • Roupas muito apertadas,
  • Balançar demais o bebê,
  • Dar aqueles tapinhas nas costas do bebê para ele “arrotar”, faz o leite voltar também,
  • Quando o bebê chora demais,
  • Quando o bebê esta com a barriga cheia demais.

Se o bebê começa a vomitar subitamente, apresenta sinais de outras doenças como resfriados, urina escura e em pouca quantidade e até sintomas de alergias alimentares, é importante conversar com um médico para descobrir a causa.

Qual a diferença entre vômitos causados por refluxo e golfadas normais?

O refluxo é mais grave do que as golfadas diárias. Refluxo doença, pode ser doloroso, dar tosse, recusa alimentar, vômitos em jatos, causando irritação e choro no bebê. As golfadas não são dolorosas e o bebê volta o leite em pedaços (talhado) sem sentir dor nenhuma, as vezes fazem isso em um arroto e até dando risada.

Veja as diferenças entre refluxo fisiológico e refluxo doença aqui: O que é refluxo em bebês: tipos de refluxo e como aliviar

Cerca de metade dos bebês experimentará alguma forma de refluxo durante o primeiro ano. À medida que a válvula muscular se torna mais forte, seu bebê começa a conseguir manter os alimentos no estômago.

Refluxo é bastante comum. Ele tende a atingir o pico entre um e quatro meses e normalmente termina em 12-18 meses.

Sinais de alerta no seu bebê quando ele começa vomitar subitamente:

  • Desidratação,
  • Boca seca,
  • Falta de lágrimas,
  • Moleira funda,
  • Menos fraldas molhadas do que o habitual (menos de seis fraldas por dia),
  • Febre,
  • Recusa alimentar: se recusa a mamar, tomar leite que sempre consome ou se alimentar (caso seja maior de 6 meses),
  • Sonolência ou irritabilidade,
  • Falta de ar,
  • Abdômen inchado,
  • Sangue ou bílis (uma substância verde) no vômito,
  • Vômitos vigorosos persistentes em um recém nascido dentro de até meia hora após mamar.

Vômitos persistentes ou vigorosos em um recém nascido dentro de meia hora após mamar: isso pode ser causado por uma estenose pilórica, que é uma condição rara. A estenose pilórica pode acontecer quando o bebê tiver algumas semanas, mas pode aparecer a qualquer momento antes dos quatro meses.

A estenose pilórica faz com que a válvula que conduza o alimento do estômago para os intestinos engrosse tanto que não se abrirá o suficiente para deixar o alimento passar. Isso faz com que seu bebê vomite. O problema é simples de remediar com pequenas cirurgias, mas requer atenção médica imediata.

Como lidar com o vômito?

Normalmente, quando se trata de um vômito causado por um refluxo fisiológico ou, por algo que o bebê acima de 6 meses comeu e não gostou, não há razões para se preocupar. Quando bebês tomam remédios, podem vomitar também pelo gosto ruim. Se o bebê ficou enjoado porque foi muito balançado ou andou muito tempo de carro, também pode vomitar. Se o vômito persistir e acontecer mais vezes, é importante conversar com o médico do bebê.

O que fazer com um bebê ou uma criança que esta vomitando constantemente?

  • Sempre procure um médico para avaliar o quadro clínico do bebê em primeiro lugar,
  • Hidrate bastante o bebê aumentando as vezes que ele mama no peito, toma leite ou água
  • Nunca medique o bebê sem a indicação médica,
  • Ajude o bebê e a criança a descansar: o sono ajuda na recuperação, pois esvazia o estômago e diminui a intensidade dos vômitos.
  • Se o seu bebê vai para um berçário, mantenha-o em casa até pelo menos 48 horas após o último episódio de vômito.

Agora que você sabe por que os bebês golfam, fique tranquila e aprenda a ficar alerta quando realmente for necessário, como nos casos de vômitos persistentes.

Golfadas são normais, vômitos precisam de atenção e observação médica. Não se apavore e sempre converse com o pediatra do bebê para ficar mais tranquila.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)