Vacina Meningite B e ACWY: Entenda Mais Sobre Elas

A conta não fecha para algumas famílias e investir em vacinas tão caras pode ser um grande desafio.3 min


A vacina meningite B e vacina ACWY não estão disponíveis na rede pública de saúde e não fazem parte do calendário de vacinas do SUS. Exatamente por isso, a vacina meningite B (ou vacina meningococo B) e a vacina ACWY possuem um valor relativamente alto, em torno de R$ 450 até R$ 600 reais em clínicas particulares cada dose (valores de 2019).

Dependendo da idade da criança (abaixo de 1 ano de idade), é preciso dar 3 doses e acima de 1 ano, 2 doses para a Meningo B. A vacina meningite B e a ACWY são mais uma proteção contra os tipos graves de meningite. Segundo a OMS, existem até 12 sorogrupos da doença.

Os tipos são Meningo A, B, C, W135 e Y. O SUS cobre o tipo C e a rede particular possui vacinas para os outros tipos, ou seja, se quiser completar o calendário de vacina do seu filho, precisa investir nas vacinas particulares. No calendário de vacinas do SUS há as vacinas padrão contra a Meningite. São elas:

  • BCG (dada no nascimento do bebê) Protege contra meningite tuberculosa.
  • Meningococo Conjugada (dada com 3, 5, 12 meses e entre 4-6 anos e depois mais um reforço com 11 anos) Protege contra os tipos de Meningite C.
  • Pneumococo Conjugada e Varicela: apesar de não ser contra a Meningite especificamente, estas vacinas protegem contra doenças que facilitam que a criança tenha Meningite. (Pneumococo é dada com 2 meses, 4 meses, 7 meses 15 meses e 60 anos. A varicela é dada 12 meses e de 4 a 6 anos)

A Vacina Meningite B serve para proteger e diminuir o risco potencial de pegar a Meningite Meningocócica, é uma forma mais agressiva de doença. A vacina Meningite ACWY protege contra os outros tipos e é mais comum. Ambas são importantes, protegem contra tipos de doenças diferentes. A questão é que em um caso há mais agressividade de sequelas na doença e em outro, mais chances de ter.

A Meningite Meningocócica costuma acontecer em surtos ou epidemias. É uma doença rara. Em dados numéricos, a Meningite atinge, em um raio de 100.000 mil habitantes, cerca de 2800 pessoas e causa em média 600 mortes. A Meningite B (Meningite Meningocócica) atinge cerca de 20% dentro destes valores. Ou seja, uma média de 560 casos causando em média 120 mortes.

Por isso, os recursos do SUS são disponibilizados para doenças com maior impacto e são racionalizados. Atualmente, em nosso país há uma predominância do Meningo C (70% dos casos). Não é que a Meningite de outros tipos está aumentando. A verdade é que com o advento da vacinação contra a C, este tipo esta diminuindo e os outros tipos começam a ser vistos como altos.

Vale a pena investir suas economias para dar a Vacina Meningo B  e a vacina ACWY no particular?

Esta é uma questão totalmente pessoal. Poder dar todo o calendário de vacinas no filho é bom em termos de proteção. Se você puder deixar de comprar um supérfluo para vacinar, faça isso. Se comprar as vacinas da rede particular signifique que seu filho ou filhos terão falta de básicos como alimentação e outros medicamentos mais urgentes em saúde, então investir nas vacinas pode significar um grande problema para todos.

Isto porque, se o seu filho estiver bem alimentado, saudável e com a vacinação do posto de saúde pública em dia, suas chances de pegar a Meningite Meningocócica é menor do que se ele estiver passando necessidades e com a saúde abalada.

É uma decisão cruel para as pessoas com dificuldades financeiras. Se você esta desesperada todo mês para pagar contas básicas e se alimentar, a conta não costuma fechar. Nem mesmo dividindo em 12x no cartão, certo? Outra questão é se o seu filho está em grupos de risco como menores de 1 ano, frequentando berçários e em locais que há surtos e incidência da doença próximo a ele.

Se você não puder dar a vacina meningo B de nenhuma forma, garanta que as vacinas do SUS estejam sempre em dia e cuide da alimentação saudável do seu filho para lhe garantir uma imunidade alta. Se você puder cortar supérfluos e coisas que não afetam a qualidade de vida de suas crianças no dia a dia, para investir na vacina, então vale a pena vacinar.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual