Onde está o pai solteiro? Porque da “mãe solteira” todo mundo fala.

3 min


296 shares
Onde está o pai solteiro
Onde está o pai solteiro

Você conhece bem a expressão “mãe solteira”, mas onde está o pai solteiro?

A expressão sobre a mãe ser solteira soa pejorativa porque as pessoas costumam associar o casamento com a maternidade ou paternidade e nem sempre é assim.

Em outros casos dizem que a mãe é uma coitada por que não esta casada com o pai do filho e até mesmo a definem mal por ter tido um filho sem estar casada. Como se a mulher tivesse feito o filho sozinha!

E onde esta o pai solteiro? Aquele que ajudou a colocar o filho no mundo. Porque vamos combinar, ainda não se fazem filhos sozinha, a não ser em inseminações artificiais e mesmo assim, um doador é preciso.

Mas este não é o caso, estamos falando daquele pai solteiro que colocou no mundo junto com a ex-namorada, ficante, esposa e depois desapareceu.

Este a sociedade não cobra nada, mas ele é bastante devedor, que fique claro. Enquanto a mãe que cria o filho sozinha esta ocupada tendo que trabalhar e cuidar da criança todos os dias, educar e ensinar sobre a vida, o que é uma tarefa bem difícil, o pai solteiro continua com a sua vida sabe de quê? De solteiro descomprometido.

Aparece a cada 15 dias em um dia, leva o filho para passear e pronto, esta feita sua “função” de pai solteiro. Dependendo de como é definida a guarda, o pai solteiro vê menos ainda o filho.

Não sabe como foi a escola, o que fez no dia, como tem se comportado, o que tem aprendido, as coisas que gosta ou não, quais os desafios a criança enfrenta de desenvolvimento e muito menos quem aquela criança que ele colocou no mundo é.

Não sabe nada, porque muitas vezes não se interessa. Afinal, para quê se preocupar com essas “amenidades” se a mãe esta dando conta de tudo?

Tem pai solteiro que casou com outra mulher, teve novos filhos e esqueceu do anterior.
Tem pai solteiro que não aparece no dia do aniversário, nem no dia que tem que pegar o filho para passear e passa meses sem aparecer.
Tem pai solteiro que não paga pensão porque acha que a “ex” vai gastar seu dinheiro, ora faça-me o favor!
Tem pai solteiro que vive atrasando a pensão só para fazer com que a mãe se humilhe o tempo inteiro lhe cobrando e ele ter a sensação de que tem algum controle ou poder sobre a situação.

Tem pai solteiro que não é um bom pai em nenhum sentido mas fica postando foto ao lado do filho no facebook quando vê ele a cada 15 dias ou mais para mostrar que é um “paizão”, quando nunca ajudou de fato em nada.

E o que as mães querem destes sujeitos? Participação ativa. Se você é um pai solteiro que lê isto, preste bem atenção: você tem feito tudo errado.

Participação ativa não tem nada a ver com depositar o dinheiro na conta e tudo certo, a mãe que se vire com o resto. Não mesmo.

O pai solteiro tem a obrigação de participar da vida do filho e acompanhar sua criação em todos os sentidos, sabendo quem ele é, do que gosta, do que precisa, como tem sido sua vida na escola, nos grupos que frequenta, educando e ensinando sobre a vida e quem ele pode ser no mundo.

O pai solteiro também precisa se preocupar com a saúde do filho, com o entorno que o cerca. O pai solteiro precisa dedicar mais tempo para o filho e para suas necessidades emocionais.

Precisa criar vínculo com o filho e ser alguém com quem a criança possa contar além da mãe.

O pai solteiro precisa dividir a criação. Isto não significa morar junto e muito menos se relacionar com a mãe, isto significa se relacionar com o filho e ser um aliado na criação do filho.

E você pai solteiro, saiba que a sociedade pode até não te cobrar participação ativa, mas seu filho esta vendo e sentindo.

Seu filho sabe com quem ele realmente pode contar quando precisa e quem esta sempre presente. E quando se perde isto, nem mesmo o tempo pode consertar. Se hoje seu filho não existe para você, daqui a alguns anos se você mudar de idéia e tentar correr atrás do tempo perdido, é você que deixará de existir para ele.

Não seja um “pai solteiro”, seja um pai participativo e presente.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

296 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)