Mulheres grávidas descobrem a cada dia um mundo novo de informações.
Desde desenvolvimento do bebê até as mudanças de seu próprio corpo, a vida das mulheres grávidas nem sempre é fácil.
E por isso, elas precisam se informar muito para acompanhar tantos desafios que vem junto com a alegria de gestar um bebê.
>> Minha Gravidez Semana a Semana
A maioria das mulheres grávidas são advertidas a respeito de uma série de coisas. Umas reais, outras mitos. O que fazer, o que não fazer. Há muita informação disponível. Mas qual seguir?
9 meses é pouco tempo para tantas mudanças. Há tanto o que fazer, há tanto com o quê se acostumar.
Veja 17 coisas que mulheres grávidas podem ou não fazer, precisam ou não saber:
1. Ganho de peso na gravidez
Um mulher grávida não precisa comer por dois. Seu ganho de peso precisa ser acompanhado para evitar a diabetes gestacional e fazer exercícios durante a gravidez, é uma prática saudável.
>> Ganho de Peso na Gravidez: saiba o peso ideal para ganhar
>> Diabetes Gestacional: O que é, sintomas, dieta e tratamento
2. Beba café com moderação
O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que as mulheres grávidas limitem-se a 200 miligramas ou menos de cafeína por dia, o equivalente a duas xícaras de café.
3. Evite o fumo passivo e não fume
Fumo passivo é estar por perto de pessoas que fumam e respirar a fumaça do cigarro delas. Fumar também é prejudicial.
A fumaça de cigarro na gravidez esta associada a asma, dificuldades de aprendizagem e problemas respiratórios mais tarde nas crianças e baixo peso ao nascer.
Além dos bebês terem 2 vezes mais chances de desenvolver problemas de atenção e agressividade durante os primeiros 5 anos.
>> Fumar durante a amamentação: prejudica o bebê?
4. Fique atenta aos antidepressivos que você toma
Cerca de 13% das mulheres tomam antidepressivos durante a gravidez. No entanto, é preciso rever a medicação com o obstetra para garantir que ela não interfira na saúde do feto.
Problemas como defeitos congênitos, parto prematuro, problemas comportamentais e abortos estão relacionados com o uso de antidepressivos na gravidez.
5. Verifique suas taxas de vitamina D
Baixos níveis de vitamina D desencadeiam problemas de saúde para mãe e bebê. A revisão de mais de 30 estudos relacionou baixos níveis de vitamina D a um aumento do risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e menor peso ao nascer.
>> Hipertensão Gestacional e Pré-Eclâmpsia: sintomas e tratamento
6. Proteja-se contra a poluição do ar comendo frutas e verduras!
Excesso de poluição pode aumentar ligeiramente o risco do bebê nascer com baixo peso. Como para algumas mulheres é impossível evitar o contato com a poluição do ar, um outro estudo mostrou que aumentar a ingestão de frutas e verduras ajudam a proteger contra os efeitos da poluição do ar.
7. Tome Vitaminas de Pré-Natal conforme recomendação médica
Ter uma dieta balanceada e rica é a melhor maneira de fornecer tudo o que o bebê precisa durante a gravidez, no entanto, apenas uma dieta saudável não é suficiente.
>> Ácido Fólico: para que serve e ajuda a engravidar?
As vitaminas pré natais possuem nutrientes em níveis mais altos como:
- ácido fólico
- cálcio
- ferro
8. Sentir muito sono é normal
Seu corpo esta fazendo um outro ser humano, logo sentir muito sono para repor as energias é normal. Durma o quanto puder. Tente manter pelo menos 8h de sono diárias para manter-se saudável.
9. Não beba álcool
O álcool afeta o desenvolvimento do bebê e podem fazer com que ele nasça com síndrome alcoólica fetal ou síndrome de abstinência neonatal.
>> Síndrome de abstinência neonatal: bebês que nascem dependentes químicos
Os sintomas incluem:
- baixo peso de nascimento
- dificuldades de aprendizagem
- problemas de comportamento
- padrões atrasados em termos de marcos de crescimento e desenvolvimento
Mesmo pequenas quantidades de álcool podem ser um problema. Não há um nível seguro de ingestão de álcool na gravidez.
10. Faça exercícios
Aquele mito de quê mulheres grávidas não podem fazer nada, esta ultrapassado. Esta mais do que provado que quando mulheres grávidas praticam exercícios, há benefícios para mãe e bebê.
Exercícios regulares durante a gravidez ajudam a controlar muitos sintomas de gravidez como:
- insônia
- dor muscular
- ganho de peso excessivo
- problemas de humor
11. Não coma carne crua
Carne e ovos crus e mal cozidos podem transmitir doenças como listeriose, toxoplasmose até causar intoxicações alimentares.
Estas condições podem contribuir para doenças graves e fatais, bem como defeitos congênitos no feto ou abortos.
12. Pode comer frutos do mar (bem cozidos)
Mariscos possuem vitaminas, minerais, ácidos graxos como ômega 3, zinco e ferro. Tudo isso é importante para mulheres grávidas.
Garanta que os frutos do mar estejam bem cozidos para evitar bactérias e vírus. Mulheres grávidas devem evitar peixes crus e peixes com altos níveis de mercúrio.
Peixes que contêm altos níveis de mercúrio:
- Tubarão
- peixe-espada
- telha
- cavala do rei
13. Evite carnes condimentadas e processadas
Salsichas, presuntos, carnes curadas, mortadelas, linguiças. Carnes condimentadas, processadas e fatiadas podem causar listeriose e toxoplasmose.
>> Toxoplasmose na Gravidez: saiba o que é, riscos e tratamento
As carnes fatiadas têm muito mais área de superfície para o crescimento bacteriano. Cozinhar bem essas proteínas processadas reduz o risco.
Também é importante usar leite e queijo pasteurizados (não crus). Lave sempre os produtos para ajudar a eliminar bactérias nocivas.
14. Faça Sexo
Sexo durante a gravidez faz bem, desde que sua gravidez não seja de risco e você tenha problemas com a placenta. Fazer sexo é seguro até a data do bebê nascer, sem neura.
>> Descolamento de Placenta: riscos, causas, sintomas e tratamento
15. Não se sente em uma banheira de hidromassagem ou sauna
Apesar de ser relaxantes, banheiras, jacuzzis e saunas podem ser perigosas para mulheres grávidas. Durante o primeiro trimestre, pesquisas sugeriram que o uso destes itens podem dobrar o risco de aborto espontâneo.
Isto porque a imersão em água quente ao elevar a temperatura corporal, causa problemas de aborto até mesmo de defeitos congênitos no bebê.
16. Tome vacina contra a gripe
Mulheres grávidas devem se vacinar contra a gripe de acordo com a prescrição médica. Caso a mulher contraia gripe durante a gravidez, o risco de efeitos colaterais é maior, por isto, estar vacina irá te proteger e seu bebê também.
>> Gripe na Gravidez: complicações e tratamento
17. Visite seu dentista
O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que mulheres grávidas cuidem de sua saúde bucal durante a gravidez com limpezas regulares. A prática evita problemas mais sérios durante a gravidez e ao contrário do que muitos acreditaram por anos, pode evitar problemas. Avise o dentista sobre a gravidez.