Mesoteliomas são tipos de câncer que se desenvolvem no revestimento que cobre a superfície externa de alguns órgãos do corpo.
Geralmente, possuir mesotelioma pode estar ligado à exposição por amianto. O mesotelioma afeta o revestimento dos pulmões (mesotelioma pleural) também pode afetar o revestimento da barriga (conhecido como mesotelioma peritoneal), coração e testículos.
A maioria dos diagnósticos costuma acontecer em pessoas acima de 75 anos ou mais, os homens são mais afetados pelo mesitelioma do que as mulheres. Infelizmente, este tipo de câncer não tem cura. O tratamento do mesotelioma esta focado principalmente em amenizar e controlar os sintomas.
Neste artigo você pode ler sobre os sintomas de dois tipos de mesotelioma:
- Mesotelioma Pleural
- Mesotelioma Peritoneal
Sintomas do mesotelioma
Os sintomas do mesotelioma se desevolvem gradualmente ao longo dos anos e normalmente não aparecem até várias décadas após exposição ao agente causador: amianto. Os sintomas também dependem da localização do câncer, se será um mesotelioma pleural ou mesotelioma peritoneal.
Sintomas de Mesotelioma Pleural
O mesotelioma plueral afeta os tecidos que envolvem o pulmão.
- dor no peito
- falta de ar
- fadiga (cansaço extremo)
- uma temperatura alta e sudorese, especialmente à noite
- uma tosse persistente e dolorosa
- perda de apetite e perda de peso inexplicável
- pontas dos dedos empacadas (inchadas)
- Falta de ar
- Pedaços incomuns de tecido sob a pele do peito
Sintomas do Mesotelioma Peritoneal
O mesotelioma peritoneal afeta os tecidos do revestimento do abdômem e barriga.
- dor de barriga ou inchaço
- sentir ou estar doente
- perda de apetite e perda de peso inexplicável
- diarréia ou constipação
- náuseas
Outros tipos de Mesotelioma
Existem outros tipos de mesotelioma ainda mais raros, por isso, seus sintomas não são totalmente claros.
O mesotelioma pericárdico, que afeta o tecido que envolve o coração, pode causar sinais e sintomas como dificuldade respiratória e dores no peito.
O mesotelioma da túnica vaginal, que afeta o tecido ao redor dos testículos, pode ser inicialmente detectado como um inchaço ou uma massa em um testículo.
Causas dos mesoteliomas
Mesoteliomas são quase sempre causados por exposição ao amianto, que são um grupo de minerais feitos de fibras microscópicas, usadas amplamente em construções. Por isso, muitos pacientes são expostos por anos ao amianto, porque o agente causador estava dentro de suas casas.
As fibras do amianto são minúsculas e entram facilmente nos pulmões, onde ficam presas e os danificam com os anos. Para que os problemas se tornem aparentes, levam anos, geralmente até 20 anos após as exposição.
No dia 29 de novembro de 2017 o Supremo Tribunal Federal proibiu o comércio e uso de amianto no Brasil. O amianto tipo crisotila, também conhecido como asbesto, é usado principalmente na fabricação de telhas e caixas d’água.
A comercialização é proibida em mais de 70 países por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, se você ou algum parente próximo trabalha na área de construção civil, é preciso ficar atento se a empresa segue a lei neste sentido, não usando amianto.
Em construções muito antigas, ainda é possível encontrar amianto, por isso, fique atenta também na possível compra de um imóvel antigo demais e faça as verificações necessárias.
“No Brasil, são registradas de 100 a 150 mortes por mesotelioma a cada ano. Provavelmente, metade dessas mortes ou mais são causadas por exposição direta ao amianto. Entre as outras mortes, há a possibilidade de ter ocorrido exposição indireta, que muitas vezes as pessoas nem se lembram“, explica o pneumologista Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz em uma matéria para a BBC sobre Saúde e Emprego.
Como o mesotelioma é diagnosticado
Vários exames e testes são feitos para diagnosticar o mesotelioma, entre eles, podem incluir:
- Raio-X do peito ou barriga
- Tomografia computadorizada
- Drenagem de fluidos – se houver acúmulo de fluido ao redor dos pulmões ou na barriga, uma amostra pode ser removida usando uma agulha inserida na pele para que o fluido possa ser analisado
- Toracoscopia ou laparoscopia – o interior do seu peito ou barriga é examinado com uma câmera longa e fina que é inserida através de um pequeno corte (incisão) sob sedação ou anestesia ; uma amostra de tecido (biópsia) pode ser removida para que possa ser analisada
Estes exames e testes são úteis para diagnosticar o mesotelioma, seus tipos e saber como e por onde ele se espalhou no corpo.
Tratamento
O tratamento depende de muitos fatores, incluindo também até onde o câncer se espalhou e a saúde geral de cada um.
Geralmente este tipo de câncer é diagnósticado em estágio avançado, então o tratamento se concentra em controlar os sintomas e amenizar a dor para prolongar a vida do paciente, já que não há cura. Os cuidados são paliativos e de suporte.
Possíveis tratamentos incluem:
- Quimioterapia – este é o principal tratamento e envolve o uso de medicamentos para ajudar a diminuir o câncer
- Radioterapia – uso de radiação de alta energia para matar células cancerígenas; pode ser usado para retardar o câncer e mantê-lo sob controle
- Cirurgia – uma operação para remover a área cancerosa pode ser feita se o câncer for detectado em estágio inicial, embora nem sempre a cirurgia seja útil
- Imunoterapia – envolve o uso de uma combinação de 2 medicamentos para ajudar a estimular o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas; a imunoterapia não pode curar o problema, mas pode retardar a propagação da doença e prolongar a expectativa de vida
Outra parte do tratamento é definida de forma particular para amenizar sintomas e manter o paciente mais confortável possível.
Para tipos pleurais, pode haver necessidade de drenagem do líquido pleural para ajudar na respiração e analgésicos para ajudar no alívio dos sintomas da dor.
Às vezes, é realizado um procedimento para impedir o retorno do fluido, fazendo com que a parte externa dos pulmões grude no interior do peito (pleurodese) ou um tubo é colocado no peito para drenar o fluido regularmente em casa.
Os médicos definem o tratamento caso a caso.
Perspectivas de vida: Taxas de Sobrevivência do Mesotelioma
Infelizmente, como é diagnosticado tardiamente e não causa nenhum sintoma óbvio, as perpectivas são baixas. Quando os sintomas se tornam aparentes, eles progridem rapidamente para os últimos estágios da doença. O principal é aliviar os sintomas e fazer um tratamento paliativo para melhorar a qualidade de vida do paciente até chegar ao estágio final.
Leia mais: