Mães Lindas Existem, Já As Mães Perfeitas, Não Existem

2 min


Muitas coisas tornam mães lindas. Nada torna mães perfeitas. Mães lindas são todas aquelas que estão dando o melhor de si diariamente, apesar das dificuldades. Não tem nada a ver com aparência, tem a ver com quem você é. Sim, a maternidade  consome. Te faz chegar ao limite várias vezes num mesmo dia. Aquela idealização de mãe perfeita não existe, porque o “ideal” e a perfeição não existem.

O ideal é apenas um sensação que desperta no ser humano a vontade de alcançá-lo mas que nunca acontece. Somos naturalmente imperfeitos e ser ideal ou fazer as coisas de um jeito perfeito é impossível. Todos os dias, meu filho diz que eu sou linda. E eu sei que quando ele me diz isso, ele não esta se referindo a minha beleza física. Ele esta, principalmente dizendo sobre quem eu sou para ele.

Mães lindas não são aquelas que precisam caber em um jeans 38 após o parto, são aquelas que se tornam a partir dali a mãe que aquele bebê precisa. Mas calma, você pode ser uma mãe linda em um jeans 38 e ser a mãe que seu bebê precisa, ainda assim. Se isto te deixar feliz, claro. É necessário estabelecer limites para ter noção do quanto se pode exigir de si mesmo. A melhor pessoa para fazer isto é você mesma e mais ninguém.

Mães conseguem fazer mais do que quem não é mãe geralmente faz, porque a motivação de uma mãe é sempre maior. Pontos negativos existem em tudo na vida. Eu gosto de enxergar a maternidade de forma adulta. Eu vou enfrentar desafios em tudo que eu me propor a fazer na vida, porque com a maternidade seria diferente?

Acontece que mães ficam exaustas em alguns momentos, para não dizer vários e aí, o que ela menos precisa é de gente buzinando em sua cabeça do quanto ela deixa a desejar. Quando uma mãe se conhece, ela estabelece planos para que as coisas aconteçam bem. E mães lindas simplesmente são, se sentem assim porque fazem o que podem, com as ferramentas que tem.

Ser mãe linda para seu filho, é melhor do que ser mãe perfeita. Perfeito ninguém é. E a beleza…bom, ela pode ser vista de diversas formas, não é mesmo? Seu filho ou filha provavelmente já te disse: mamãe, você é linda! As vezes um simples elogio do filho se torna um combustível útil e necessário para te dar mais fôlego.  Não tenha medo e nem vergonha de pedir ajuda, de dizer que não esta dando conta de tudo, que as coisas tem sido maiores do que você imaginou.

Somos mães lindas e reais. Com todos os defeitos inerentes a qualquer outro ser humano. E apesar de tudo que é exigido e do peso que se coloca na palavra “mãe”, seja o que é possível ser, mantenha seus valores e suas crenças. Esteja alinhada aos seus objetivos e planeje o caminho pensando onde você quer chegar, acredite em si mesma e saiba que com boa vontade e amor é possível transformar esta jornada por vezes difícil e exaustiva em algo mais leve e feliz.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual