O desenvolvimento infantil acontece em meio ao amor e carinho fornecido pelos pais.
Uma criança amada em casa, cresce feliz e saudável. Quanto mais você abraça seus filhos, mais o cérebro deles se desenvolve. Mais chances ele tem de crescer feliz.
Amor e carinho são itens essenciais para o desenvolvimento infantil. Nossas emoções e até mesmo nosso crescimento físico é impulsionado também pelo amor.
Nada como dar um abraço carinhoso em nossos filhos e de quebra os ajudarmos a desenvolver o cérebro.
A ocitocina é uma das responsáveis pelo processo de desenvolvimento do cérebro das crianças ao receberem abraços.
Em 1906 cientistas perceberam pela primeira vez que a ocitocina é essencial na vida de muitos mamíferos. Responsável pelo processo de trabalho de parto e até mesmo promovendo a ejeção do leite materno.
>> Ocitocina na amamentação: hormônio do amor e ejeção do leite
Mais para frente, descobriu-se que a ocitocina tinha um papel muito mais abrangente. A ocitocina é capaz de afetar nossas interações sociais e nosso vínculo entre as pessoas.
E o desenvolvimento infantil permeia todos estes processos. O ser humano precisa de calor humano e acolhimento para sentir-se feliz e amado.
Paul Zak diz que a ocitocina age em nossa confiança com o próximo, estimula os centros de prazer, recompensa e é a base do vínculo social. Somos recompensados por viver com os outros através de nosso circuito HOME.
Veja mais aqui >> Ocitocina: A ciência da conexão, vínculo e empatia
Somos animais sociais
Não somos solitários, ou pelo menos, não queremos ser. Precisamos de interações sociais e nos sentirmos parte de uma comunidade.
Nos apaixonamos, temos um bebê, criamos nossos filhos com amor e carinho e nossos filhos costumam continuar com este processo. Por mais diferentes que nossas histórias sejam, o denominador comum da grande maioria é o fato de se agruparem com outras pessoas.
>> Criação Com Apego: O Que é e Seus 8 Princípios
A atração e o vínculo entre nós são as manifestações fisiológicas e emocionais de nossa necessidade de se reproduzir para perpetuar a espécie.
E quando estamos juntos, demonstramos nosso amor e carinho através de abraços carinhosos, ativamos a produção de ocitocina em nosso corpo. E no corpo de nossos filhos.
>> Todo bebê precisa de colo, calor e conexão
A ocitocina ativada no corpo de nossos filhos, desempenha vários papeis importantes como:
- Ativar e formar os vasos sanguíneos da hipófise, controlar processos fisiológicos como o estresse, crescimento e reprodução.
- Acionar neurotransmissores de bem estar como a dopamina e serotonina.
Em outras palavras: traz aconchego, paz, tranquilidade e a sensação de confiança.
Aumenta o vínculo de nossos filhos com a gente e o resultado de tudo isso são crianças saudáveis, inteligentes, bem desenvolvidas física e emocionalmente.
>> Desenvolvimento do Bebê: Acompanhe o Crescimento e Dicas Úteis
Ou seja, tudo o que a maioria dos pais e mães querem para seus filhos. Não economize em abraços e carinho. Eles possuem um papel importante no desenvolvimento infantil.
Referências:
- On Some Physiological Actions of Ergot
- Psychology Today: Oxytocin
- The orgasmic history of oxytocin: Love, lust, and labor
- The advantage of social living: brain neuropeptides mediate the beneficial consequences of sex and motherhood.
- Oxytocin increases trust in humans
- New role for ‘hormone of love’ oxytocin in brain: Helps direct development of brain-body interface
- Pituitary Gland