Desapegar Pode te Fazer Muito Bem: 10 Dicas Úteis

As vezes, desapegar é preciso. E urgente. Principalmente quando estamos lidando com pessoas tóxicas ou coisas que atrasam nossa vida.3 min


Desapegar é uma tarefa árdua e dolorosa para a maioria das pessoas.

No entanto, as vezes, desapegar é preciso. E urgente. Principalmente quando estamos lidando com pessoas tóxicas ou coisas que atrasam nossa vida.

Na vida, estamos o tempo inteiro criando laços com tudo o que nos cerca e as vezes, estes laços precisam ser quebrados.

O desapego não é um processo fácil. Ele é doloroso, confuso, leva tempo e esforço. Porém, ele é possível.

A sensação que você irá sentir depois de se desapegar de algo ou alguém que não te faz bem é de liberdade, e claro, de estar vencendo uma batalha.

A seguir, veja 10 dicas úteis e importantes para que você inicie seu processo de desapego e seja vencedor

1. Encontre uma razão para o desapego

Pergunte a si mesmo o motivo de ter que desapegar e porque agora. Estabeleça um razão forte que te mostre que o caminho do desapego é o melhor a ser feito. E esta razão deve ser suficiente para sua atitude. Pois é ela que você irá relembrar e dizer a si mesmo todos os dias durante o processo.

2. Liberte-se

Coloque para fora os sentimentos presos que te angustiam. Chore, grite, cante ou faça qualquer coisa que te faça sentir-se mais leve. Há sentimentos ou palavras não ditos, guardados em nossos pensamentos, que precisam ser libertos.

3. Comece pouco a pouco

Defina pequenos objetivos e vá cumprindo-os um a um. Leva tempo para desapegar-se de algo que nos acompanhava a muito tempo, não crie grande expectativas a respeito de mudanças drásticas. Vá caminhando lentamente para a mudança com calma.

Exclua mensagens, não ligue de volta…comece com o que puder.

4. Olhe para frente

Olhe para a frente e busque um novo começo. Isto irá te motivar a seguir em frente. As vezes, preencher certos vazios com algo novo, diminui a angústia e te ajuda a focar no novo. Esqueça o adeus triste e comece a focar em um possível “olá” mais feliz amanhã.

Imagine como você pode ser feliz com algo bom no futuro e imagine-se melhor. O pensamento positivo é um grande aliado no desapego.

Veja aqui >> Pensamento Positivo impulsiona sua saúde e habilidades

5. Não há atalhos e desvios

Desapegar leva tempo e paciência e por isso, esteja ciente que a jornada é longa. Não formas rápidas e mais fáceis de mudar tudo de uma vez. Não há saídas fáceis e sem esforço pessoal. Pode ser doloroso, mas também gratificante e te dará uma grande sensação de alivio no final.

Encare esta jornada com o pensamento de quê o mais importante nela não é o destino, mas a jornada em si e o que você aprenderá com ela ao longo do caminho.

6. Desapegar é não olhar para traz

O passado as vezes, pode ser um grande buraco negro que quando tem sua atenção, te puxa e te afunda cada dia mais. Lentamente te deixando triste e preso a algo que não te acrescenta nada. Ficar olhando para traz não irá te ajudar a dar passos para frente, apenas te atrasar.

Pense no futuro, olhe para frente. Foque nas coisas que estão prestes a acontecer e como ser feliz com elas.

7. Perdoe

Perdoar não significa manter a convivência e continuar sendo alvo de pessoas tóxicas ou situações que te fazem mal. Perdoar significa, justamente, soltar malas pesadas para caminhar para frente com leveza.

Veja aqui >> Perdoar não é esquecer, é se libertar para seguir em frente

Perdoe-os e perdoe-se. Isto te dará paz de espírito e uma vida mais leve e digna.

8. Cure-se

Algumas feridas irão levar tempo para cicatrizar. E você precisa deste tempo. Na vida, algumas coisas ou pessoas podem até te dar pequenos momentos de alegria, mas deixam feridas dolorosas quando passam ao mesmo tempo. Não se deixe machucar mais e afaste-se para que suas feridas se curem.

Se você esta em um relacionamento que lhe dá mais feridas do que alegrias, é preciso repensar esta relação. Será que ela realmente vale a pena?

9. Ao desapegar, seja grato

A gratidão é capaz de acalentar seu coração, te dar esperanças e alegria. Por mais que o caminho até aqui tenha sido doloroso, seja grato por tudo que você pode aprender neste percurso.

Seja grato pelo futuro: todos os novos dias serão um lembrete de como você se ama mais, se respeita e tem muito mais felicidade sem pessoas tóxicas em sua vida.

Veja mais aqui >> Pessoas Tóxicas: 8 características para identificá-las e se proteger

10. Desapegar é seguir em frente

Novos começos surgem quando abrimos nossas portas internas para eles. Felicidade é um estado de espírito e pode ser criada todos os dias de acordo com a forma que encaramos a vida e os desafios.

Um adeus confuso e doloroso é uma fração no tempo, que será totalmente ofuscado por todas as novas possibilidades que baterão a sua porta. O desapego é uma conquista, um final de jornada. Um encerramento de algo para o início de outro.

Lembre-se: a vida não tem manual de instruções

Viver é um ciclo contínuo de tentativas e erros. O caminho as vezes parece obscuro e nos dá medo, mas há sempre uma luz no fim do túnel, que você pode se guiar. Esta luz esta dentro de você, não a ignore.

A vida acontece, a vida ensina. Viver é maravilhoso e aprender com nossas histórias, tristes ou felizes, nos dará mais forças para enfrentar o que for preciso no caminho.


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual