O corrimento branco pastoso pode se tratar de uma situação saudável ou uma infecção, depende dos sintomas associados. Um corrimento branco pastoso faz parte do ciclo menstrual e geralmente é o resultado de uma limpeza feita pela própria vagina para evitar infecções.
O que difere um corrimento branco pastoso problemático de uma situação saudável são as mudanças de consistência, cheiro, cor e até possíveis coceira. Geralmente, quando o corrimento branco pastoso esta associado com irritação na área da vagina e coceiras, pode ser que você esteja com uma candidíase.
O corrimento vaginal passa por várias fases durante nosso ciclo menstrual. Ele pode ser desde o vermelho menstrual até líquidos brancos, com grumos ou transparentes. Na maioria dos casos, trata-se de um fenômeno natural do nosso corpo.
É normal que as secreções vaginais mudem de consistência e transparência, ligeiramente. Depende de como esta sua saúde e como esta seu ciclo menstrual. Vários fatores podem afetar a consistência, cor e volume do corrimento, como por exemplo:
- Ovulação
- Fluxo menstrual
- Menstruação
- Atividade sexual
- Exercícios
- Período fértil
- Sangramentos de escape
O corrimento branco pastoso pode fazer parte, por exemplo, do período fértil. Ele pode indicar um nível intermediário de fertilidade. Se você estiver no seu período fértil, é bem provável que ele seja uma parte da mudança de consistência e cor deste período. É importante saber como Calcular o Período Fértil
Por outro lado, também pode significar uma infecção fúngica causada principalmente pela candidíase. Neste caso, o corrimento branco pastoso poderá vir acompanhado de alguns grumos, coceira e irritação na área da vagina e vulva. Nem sempre o corrimento pode ser, necessariamente, uma infecção. É sempre importante conversar com seu médico ginecologista para fazer seu acompanhamento e exames de rotina.
Corrimento fino, leitoso e branco
Este tipo de corrimento também pode ser comum e não costuma ser um problema, a menos que esteja acompanhada de outros sintomas e aumente. Durante a gravidez, por exemplo, a mulher apresenta este tipo de corrimento porque seu colo do útero esta criando mais muco, há níveis mais altos de estrogênio no corpo e um aumento no fluxo sanguíneo do corpo para as paredes vaginais.
Este tipo de secreção é geralmente inodora. Toda secreção que tiver qualquer tipo de cheiro forte, deve ser esclarecida com o médico. Por isso não deixe de visitar o médico a cada 6 meses ou 1 ano e fazer todos os seus exames de rotina. Abaixo veja uma ilustração das cores do corrimento: