Como Secar o Leite Materno?

Alguns sites recomendam chás, remédios caseiros e até medicamentos sem conhecimento do histórico médico de uma mãe. Isto é muito perigoso.3 min


secar o leite materno, filho único

Você provavelmente irá ver em diversos sites, receitas desde caseiras até remédio para secar o leite materno.

Antes de qualquer coisa, quero que você saiba que se a sua questão esta relacionada a problemas para conseguir amamentar, você ainda tem chances antes de decidir secar o leite materno.

Procure uma consultora de aleitamento materno para que ela te ajude com todos os possíveis problemas que podem surgir durante o aleitamento. De qualquer forma este artigo não é para te convencer a manter a amamentação e tentarei ser bem prática respondendo a pergunta que tanto me pediram para escrever sobre.

Como secar o leite materno?

A produção de leite materno acontece sob oferta e demanda. Isto significa que quanto mais o bebê mama, mais leite você irá produzir para atender a demanda do bebê.

>> Como o Corpo Produz o Leite Materno? Conheça o Processo

Quando o bebê desmama e não mama mais, o leite materno pode demorar até 40 dias para secar totalmente da mama e cessar definitivamente sua produção.

E esperar este tempo, é a maneira mais saudável de interromper um ciclo da natureza mamífera.

Quanto mais natural for o processo, ou seja, quando é o bebê que deixa de mamar por conta própria, mas fácil o leite seca. Isto porque seu corpo entende que já cumpriu o papel que deveria na alimentação do bebê.

Geralmente, isto costuma ser mais fácil depois da amamentação prolongada (acima de 2 anos ou mais). Mas nem sempre é este o caso.

Em termos práticos – como secar o leite materno em 4 passos:

  1. Dê tempo ao seu corpo (isto pode demorar até 40 dias).
  2. Ordenhe o excesso de leite sem esvaziar as mamas, apenas para alívio, mantendo o peito cheio.
  3. Não use receitas caseiras, chás ou medicamentos sem orientação médica para não se intoxicar.
  4. Não estimule suas mamas (nem oferecendo ao bebê para mamar e nem ordenhando demais, deixe elas quietinhas).

Sobre os passos 2 e 4

 Algumas mulheres continuam ordenhando leite para aliviar a pressão causada pelo excesso de leite acumulado nas mamas. Mas atenção:

Você pode até fazer isso durante este tempo, mas não para esvaziar suas mamas. No caso das mamas estarem cheias demais, você pode ordenhar uma pouca quantidade de leite para aliviar um pouco a pressão.

Se você ordenhar muito leite, sua mama vai entender que há uma demanda, lembra? E vai produzir mais. Não queremos isso.

Em vez disso, queremos que o peito se alivie um pouco, mas continue cheio. Assim seu corpo vai entender que há menos demanda de leite materno e consequentemente, irá diminuir a produção.

Conforme os dias passam, a demanda será praticamente nula e seu corpo irá parar de produzir leite naturalmente.

Se você não pode amamentar o seu bebê (que é muito novinho) e precisa secar o leite materno:

Você pode seguir o processo natural acima ou há a opção de tomar um medicamento específico receitado pelo médico para te ajudar neste processo sem que haja o risco de ingurgitamentos mamários e mastites.

>> Dificuldades para amamentar: 27 problemas e como resolvê-los

No entanto, este medicamento deve ser usado com cuidado e parcimônia. Há casos onde ele pode atrapalhar a produção de leite de uma próxima amamentação, dependendo do tempo percorrido.

Ou seja: medicamento para secar o leite materno, somente em último caso e com acompanhamento médico.

Em caso de óbito neonatal, a mãe, muito abalada emocionalmente, pode decidir por usar o medicamento para secar o leite materno. Converse com seu médico sobre isso.

Já ouvi histórias de mães que, infelizmente perderam seus bebês, e decidiram doar seu leite materno para os bebês internados em UTIs.

>> Como encontrar um banco de leite humano: história dos bancos de leite e como doar

Entenda o que irá fazer seu coração se aquecer e se consolar. Nem sempre o que consola uma, irá consolar outra. As vezes só queremos seguir em frente e nos curar, neste caso, ter que ordenhar leite materno para doar, pode fazer este processo de cura demorar um pouco mais.

Sobre receitas caseiras e estratégias pouco saudáveis

Alguns sites recomendam chás, remédios caseiros e até medicamentos sem conhecimento do histórico médico de uma mãe. Isto é muito perigoso.

Receitar medicamentos é ato médico e ninguém pode fazer isso, senão o médico. Chás em excesso podem causar intoxicação e outros problemas.

>> Chá para bebês e mães que amamentam: mitos da amamentação, gestação e riscos

Outros, podem recomendar que você aperte e amarre suas mamas. Cuidado, isto pode causar ingurgitamentos e mastite. O que irá acrescentar dor e outros problemas ao processo. Evite.

Se você precisa secar o leite e esta com pressa, converse com seu médico. Se optar pelo processo natural do corpo, tenha paciência e deixe seu corpo agir.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn
error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)