A era da cultura inútil na rede: o quê te serve?

2 min


cultura inútil na rede
cultura inútil na rede

Em muitas redes sociais o que mais se vê é memes bobos, polêmicas em torno de todo tipo de assunto, indiretas desnecessárias e muito pouca informação relevante, ou seja, cultura inútil na rede.

http://thesingingcanary.tumblr.com/post/39693206860/last-blast-requiem-2012

A cultura inútil que assola a rede de milhares de pessoas todos os dias cria uma bolha de “desassuntos”, “desinteresses” e inutilidades.

A questão é que a grande maioria que acessa a internet não esta lá muito interessada em informação de verdade, em assuntos que se precisa acionar o pensamento crítico pra se questionar. O pessoal curte o “auê”, a polêmica, o sarro generalizado, a disputa pela razão quando o assunto é time de futebol ou quando o assunto é posição política que praticamente virou time de futebol.

Posta uma bobagem pra ver, o quanto aquilo vai longe e viraliza. Agora vai você, querer dar uma de agente útil e tentar passar alguma coisa que realmente valha a pena, que faça alguma diferença real na vida das pessoas…ganha as moscas.

A era da cultura inútil é assim. Não quer saber de nada que possa acrescentar porque acha que não vale a pena. Dá valor ao meme inútil que distribui indiretas bobas e agressivas em vez de acolhimento, verdades, alegrias ou abraços.

Parece um rio de farpas onde ninguém tem coragem de falar o que realmente pensa para ninguém e recorre a uma infinidade de textinhos e imagens bizarras colocadas mal e porcamente sem a menor estética para falar na rede tudo aquilo que ela tem vontade de dizer para o anônimo que lê.

A questão ainda vai mais longe quando em uma dessas o alvo atingido não é uma ou duas pessoas, mas um quantidade infinita de gente que por acaso teve acesso ao seu perfil público e simplesmente discordou de você. Para quê?

Leia também:

É quase uma falta de educação invadir perfil alheio para impor uma opinião. Seria como vir em sua casa e insistir naquilo que você não concorda. As pessoas perdem os limites e a vergonha na rede, afinal de contas, teclar é um ato muito mais corajoso para muitos do que olhar no olho e falar pessoalmente.

Screen Shot 2015-11-05 at 5.05.41 PM

Esta faltando olho no olho, relêvancia e um sentimento de utilidade. Se no fim das contas você não puder ser útil na rede, que espalhe ao menos coisas boas.


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)