Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

Você já se perguntou o que é sucção não-nutritiva?

O nome é claro, mas a função nem sempre. Saber o que é sucção não-nutritiva pode ser essencial no seu processo de amamentação.

Responsável pelo ajuste de demanda e da produção de leite materno, a sucção não-nutritiva faz parte da amamentação e da sua continuidade.

Muitas pessoas confundem a maravilhosa sucção não-nutritiva do bebê com “chupetar o peito”. Vamos esclarecer: bebê não chupeta o peito, isto porque a chupeta apareceu na vida dele depois do peito e ele não pediu por ela. O natural para o bebê é mamar no peito, todo o resto é artificial.

A chupeta é um acessório completamente desnecessário na maternidade e que ainda causa muitos problemas para quem deseja amamentar o bebê e uma série de outros problemas de fala, mastigação, postura, respiração, entre outros males.

sucção não-nutritiva

Então o natural é que o bebê faça a sucção não-nutritiva no peito da mãe em vez de ficar com a chupeta na boca. Logo, a chupeta tenta imitar o peito e não consegue. Nem em função e muito menos em benefícios.

A sucção não nutritiva é um comportamento normal para a maioria dos bebês e crianças pequenas e está associada à sua necessidade de satisfazer a vontade de contato e segurança. A sucção não-nutritiva é fisiológica e por isso ela não deve ser proibida, além do que, fazer isto, irá estimular ainda mais a vontade do bebê em sugar.

Quais os benefícios da sucção não-nutritiva?

Quando o bebê suga a mama da mãe, ainda que não esteja de fato mamando ou sugando vigorosamente para ordenha de leite e se alimentar, ele além de estar atendendo sua necessidade oral natural para a idade (até 2 anos ou mais), com esta sucção, o bebê envia sinais para o corpo da mãe de que ele precisa continuar a produção de leite materno ou aumentá-la.

É através da sucção não-nutritiva que o bebê envia sinais para o corpo da mãe sobre quais os próximos passos na produção de leite materno e isto faz com quê mãe e bebê estejam sintonizados em suas demandas.

A demanda de necessidade alimentar e emocional do bebê é atendida, a demanda de produção de leite da mãe acontece.

O bebê precisa emocionalmente da sucção não-nutritiva e o padrão ouro de alimentação e desenvolvimento para o bebê é que ele faça esta sucção na mama da mãe.

Nenhuma chupeta ou mamadeira é capaz de imitar o bico do seio, qualquer indústria que promete isto esta fazendo uma propaganda enganosa a respeito. A forma como o peito da mãe é sugado pelo bebê, o processo e os benefícios que envolvem a amamentação não podem e nunca serão iguais a qualquer outro bico artificial.

A amamentação é suprema em relação a todo e qualquer outro meio de alimentar ou acalmar um bebê.

O bebê pode dormir mamando no peito?

Pode e deve. Amamentar é muito mais do que alimentar um bebê. Amamentar acalma, aconchega e acolhe. O bebê não ficará mal acostumado com dormir mamando, sempre que a mãe não estiver, as outras pessoas irão descobrir com o tempo como fazê-lo dormir e se a mãe e estiver, porque não amamentar para fazer com que o bebê durma de forma mais tranquila e rápida?

Acredite, depois que seu bebê deixar de mamar no peito, fazê-lo dormir diariamente com diversos outros truques será um desafio maior do que simplesmente amamentar.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments