Sonhar amamentando um bebê: o que diz a psicanálise

2 min


Sonhar amamentando um bebê

Você já parou para pensar o que significa sonhar amamentando um bebê?

Não apenas sonhar amamentando um bebê, mas sonhar amamentando seu filho que já parou de mamar, um filho que talvez você deseja ou até mesmo sonhar amamentando quando sua história de amamentação não teve muito sucesso no passado.

As significações dependem de cada pessoa e sua história de vida. Este artigo não fala sobre significados astrológicos, mas sim sobre o quê a ciência diz sobre os sonhos. Para começar, nada melhor do que citar Freud:

“Não se devem assemelhar os sonhos aos sons desregulados que saem de um instrumento musical atingido pelo golpe de alguma força externa, e não tocado pela mão de um instrumentista; eles não são destituídos de sentido, não são absurdos; não… implicam que uma parcela de nossa reserva de representações esteja adormecida enquanto outra começa a despertar. Pelo contrário, são fenômenos psíquicos de inteira validade – realizações de desejos; podem ser inseridos na cadeia dos atos mentais inteligíveis da vigília; são produzidos por uma atividade mental altamente complexa”. (Freud, Ed.Imago, 2001, p.136).

Veja o que diz a Psicanalista Cristiane Gomes:

O que significa sonhar amamentando um bebê?

“O importante é ter em mente que sempre, o sonho é uma realização de um desejo inconsciente, mas para esse inconsciente se revelar, é necessário modificar os personagens e acontecimentos. Quando dormimos o superego ainda age, então ele censura alguns conteúdos e modifica algumas coisas para disfarçar esse desejo como algo permitido a quem está sonhando. Por isso os sonhos são estranhos, podem não ter começo, meio e fim, as pessoas e locais mudam e temos sentimentos dos mais diversos enquanto sonhamos.” – Cristiane Gomes, psicanalista

Então sonhar amamentando um bebê não tem um significado específico?

“O sonho é uma forma do inconsciente se apresentar, e como a psicanálise se baseia nos conteúdos inconscientes, é uma das bases da análise.” Cristiane Gomes, psicanalista

Isto significa que os sonhos, segundo a psicanálise podem fazer parte de um processo onde o todo do sujeito é considerado, bem como sua história de vida. Assim, o psicanalista, através de um contexto e um apanhado de informações do analisado, consegue interpretar os sonhos, mas de forma muito individual.

Ou seja, se você é mãe, pode significar uma coisa, se não é, pode significar outra. E assim, sucessivamente, de acordo com sua história individual.

As vezes, o que pode ser interpretado como um desejo de amamentar ou de ter filhos, pode não se tratar de nada disto, mas apenas da representação de si mesmo.

É preciso salientar que, definir o que significa “sonhar amamentando um bebê” como um desejo de maternidade não é o melhor a se fazer. E pode sequer significar isso!

E segundo a Cristiane Gomes, “é preciso que a pessoa faça análise bem antes de engravidar, para compreender e elaborar seus conteúdos inconscientes e tenha uma maternidade mais leve.”

Então, se caso, você sonhar amamentando um bebê, não saia categorizando isso como desejo de se tornar mãe novamente ou se tornar mãe, sem antes olhar para dentro de si mesma e tentar entender se é realmente isso o que realmente deseja.

E acrescento que, mais do que sonhar amamentando um bebê, caso, um dia você decida pela maternidade e a amamentação for além de um sonho, um desejo real, se informar para amamentar com sucesso é essencial. Aqui no portal você pode aprender tudo sobre amamentação.

Veja mais: Sonhar com bebês – o que isso pode significar na sua vida?

Leia também


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)