Tempo de leitura deste artigo:6 minutos

Pode ser confuso entender que sonecas de dia ajudam bebês dormirem melhor de noite, mesmo porque a idéia que as pessoas tem, é a de que eles podem perder o sono.

Mas a verdade é que além de te explicar porque as sonecas de dia ajudam bebês dormirem melhor de noite, você verá na prática, se permitir que seu bebê tenha suas sonecas tranquilo, o quanto isto pode ser bom para seu humor e desenvolvimento. Quem é que não fica bem humorado, mais ativo e se sentindo bem quando dorme todas as horas que precisa dormir?

Pode um padrão de sono com sonecas diárias melhorar o sono do bebê durante a noite?

Existem pessoas que acham que as sonecas diárias podem interferir no sono noturno do bebê e até diminuí-lo. Há alguma verdade nisto? Na verdade esta idéia apesar de amplamente difundida, é uma idéia excluída e que não deve ser levada a sério.

Alguns dos grandes nomes que acreditam que boas sonecas diárias tornam as noites de sono do bebê melhor e que estes momentos estão conectados são:

Dr. Jodi Mindell, Dr. Harvey Karp, Elizabeth Pantley e Dr. William Sears. Os profissionais de pediatria e sono do bebê mais conhecidos, com uma grande gama de livros sobre o assunto publicadas e que principalmente apoiam as melhores e mais gentis formas de lidar com bebês.

Se seu bebê não está dormindo bem à noite, ajustar as sonecas e a rotina podem ajudar a situação.

Qualquer mãe que já lidou com uma criança cansada que não vai dormir à noite sabe que, às vezes, ignorar sonecas ou esconder o sono pode ser seriamente contraproducente. Sonecas regulares e consistentes são importantes e muito saudáveis ​​para bebês. Entenda mais aqui sobre o quanto interferir nas sonecas diárias pode ser prejudicial ao bebê: Efeito vulcânico em bebês: seu bebê tem dormido o suficiente?

É importante lembrar que as sonecas não são apenas uma pausa para você – durante a soneca do seu bebê, algo sério está acontecendo em seu corpo. Crescimento, cura e uma série de mudanças significativas de desenvolvimento acontecem durante as cochilos, por isso é importante ter certeza de que o bebê tem um horário de soneca normal.

No entanto, calma. Não pense que ajustar as sonecas serão uma solução universal para o bebê dormir bem durante a noite ou toda a noite. Pode funcionar para você, ou não. Mas dar ao seu bebê um pouco de rotina em um horário de sono regular e instilar bons hábitos de sono no início irá beneficiar todos vocês.

Número de horas de sonecas do bebê no dia

Antes de começar a se preocupar desnecessariamente com o que precisa para começar a rotina de cochilos do seu bebê, é importante entender que todos os bebês são diferentes.
Embora existam certos padrões normais de sono do bebê, apenas porque seu bebê pode não estar tendo o número “típico” de cochilos ou porque ele pode estar dormindo mais ou menos para sua idade, não significa que haja algo de errado com seu sono. Pode apenas significar que seu corpo está conectado para mais ou menos sono do que a média de bebês e nada mais.

Com isso em mente, se você verificar em gráficos sobre quantidade de horas médias de sono do bebê e perceber uma diferença entre o seu bebê e a média, talvez você possa querer considerar fazer alguns ajustes para melhorar os cochilos e rotinas de sono.

Dormir noites inteiras

Em segundo lugar, também é importante entender o que “dormir noites inteiras” realmente é. Um bebê é considerado que “dorme bem durante a noite ou noites inteiras” quando ele dorme 6 horas seguidas em uma noite e claro, ainda assim com algumas acordadas em outros momentos. Talvez seu bebê já esteja dormindo o que precisa durante a noite – você simplesmente não percebeu. Veja aqui: Por que recém-nascidos acordam tanto a noite?

Sonecas e rotinas de hora de dormir

Se você decidir mudar os horários e rotinas das sonecas do seu filho na esperança de melhorar o sono noturno, você precisa saber e considerar:
Faça as alterações suavemente. Por exemplo: se você está tentando sair de 4 sonecas por dia para duas, tire uma soneca de cada vez, permitindo que seu bebê se adapte ao novo padrão.

Se você precisa adicionar sonecas e fazer com que seu bebê durma mais para ficar mais tranquilo na hora de dormir a noite, tente estabelecer uma rotina tranquila com menos estímulos sonoros ou visuais e criar um pequeno clima ou ritual de sono para as sonecas de dia também.

Tente manter suas rotinas de sonecas e sono semelhantes. Por exemplo: coloque seu bebê na hora da soneca no mesmo lugar que ele dorme à noite. Isso ajuda a estabelecer conforto e reforça que este é o lugar de dormir.

Não espere que os recém-nascidos tenham rotinas, nem de sono, sonecas ou alimentação. Eles não estarão prontos para sonecas cronometrados e dormirão em padrões irregulares. Isso é normal e esperado.

Em geral, as sonecas regulares não irão magicamente fazer seu bebê dormir durante toda a noite. No entanto, estabelecer algum tipo de horário de sono com hábitos regulares e consistentes, como ler o mesmo livro e cochilar ao mesmo tempo, ajudará seu bebê a dormir melhor.

Leia aqui mais artigos sobre sono do bebê para entender melhor como funciona o padrão de sono infantil:

Deixe um Comentário

comments