Soluço em bebês: porque acontecem e como aliviar os sintomas

2 min


221 shares
Soluço em bebês

O soluço em bebês pode dar a impressão para a mãe que o bebê esta sofrendo com a situação.

Mas não é bem assim. Soluço em bebês geralmente são inofensivos. Eles são uma contração do diafragma que produzem um rápido fechamento das cordas vocais. Este fechamento das cordas vocais é que faz aquele barulhinho.

 

O soluço é um incômodo inofensivo do sistema digestivo que pode ocorrer em todas as idades – mesmo no útero. Os soluços são, na verdade, fortes contrações ou espasmos do diafragma (o músculo que sobe e desce quando você respira fundo). Embora raramente doloroso, e geralmente não seja um sinal de um problema médico subjacente, os soluços podem ser inquietantes e assustadores para uma criança. (Dr. Sears)

É importante saber quando o soluço em bebês surge, para entender se há alguma relação.

Se houver uma relação com a hora em quê o bebê se alimenta ou mama, tente estas dicas:

Alimente o bebê mais vezes em períodos de espaço menores em vez de alimentar muito de uma vez só.

Quando o bebê come demais, seu estômago se distende muito rápido. O que pode fazer o músculo do diafragma dar espamos. Se o seu bebê mama no peito, amamente em livre demanda e dê uma pausa nas mamadas mais longas e veja se o bebê deseja arrotar. Se você usa mamadeira, dê uma parte do leite, dê um tempo para o bebê arrotar e dê o restante depois de algum tempo.

Veja o que escrevi sobre isto aqui: Alimentação com fórmula para bebês: o que é preciso saber

Certifique-se de que o bebê não esteja engolindo ar

Verifique se a pega esta correta e ajuste. Verifique se o seu bebê esta engolindo ar e se mama rápido demais. Se ele usa mamadeira, verifique se esta em um ângulo de 45 graus. Assim o ar sobe para o final da mamadeira e o bebê não o engole. De dia, tente deixar o bebê em uma posição mais sentado pelo menos por 20 minutos após as mamadas ou em berços inclinados para aliviar a pressão sobre o diafragma.

Soluço em bebês pode ser refluxo?

Soluço em bebês de forma persistente pode se um sinal de refluxo, no entanto, isto nem sempre significa um problema de saúde quando se trata de bebês. Veja o que escrevi sobre isto aqui: O que é refluxo em bebês: tipos de refluxo e como aliviar

Na maioria dos casos, o soluço em bebês diminui a frequência e intensidade à medida que o sistema digestivo do bebê amadurece.

Como acabar com o soluço em bebês

Saiba que os soluços não interferem na respiração do bebê ou o incomoda como incomoda os adultos.

1. Ajude o bebê a arrotar se ele sentir necessidade

As vezes o bebê precisa arrotar. Nem sempre isto será preciso em todas as mamadas. Mas caso elas estejam causando os soluções, tente ajudar o bebê arrotar.

2. Coloque o bebê em um posição inclinada ou vertical

Levantar o bebê um pouco e inclina-lo ao invés de deixa-lo sempre deitado, pode ajudar a diminuir os soluços. Use aqueles travesseiros anti-refluxo no berço e carrinho para ajudar.

3. Dê tempo ao bebê e espere parar

As vezes, quando o bebê começa a soluçar, na tentativa de diminuir, as pessoas o pega, balançam, dão tapinhas em suas costas. Isto pode fazer o bebê engolir mais ar e soluçar mais. Talvez o melhor a ser feito seja esperar que passe sozinho os soluços.

Como evitar o soluço em bebês?

Como se trata do desenvolvimento normal do sistema digestivo do bebê, nem sempre é possível evitar os soluços em bebês. No entanto, veja algumas dicas para tentar:

  • Alimente o bebê de forma calma e tranquila. Se ele estiver agitado, tenta acalma-lo antes de alimentar.
  • Evite ficar balançando o bebê depois da mamada, pois ele pode engolir mais ar.
  • Mantenha o bebê em uma posição vertical depois da alimentação e mamada.

Simpatia para soluços em bebês

Eu chamo de simpatia para soluços em bebês todas aquelas crenças sobre colocar um pedacinho de papel na testa, um pedacinho de algodão ou linha molhados com água. Isto não tem a menor comprovação científica de quê funcione. Na maioria das vezes, o soluço passa normalmente como deve passar e as pessoas atribuem a isto.

Sustos para acabar com o soluço funcionam?

Não assuste seu bebê, nem puxe sua orelhinha achando que isso vai acabar com o soluço. Estes métodos causam mais mal do que bem ao seu bebê.

Os soluços em bebês desaparecem normalmente por volta do primeiro ano do bebê. Se eles continuarem ou se o bebê demonstrar sofrimento aliado a outros sintomas com o soluço, consulte o médico.


Like it? Share with your friends!

221 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
3
Gostei
Amei Amei
6
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)