Síndrome do Ovário Policístico interfere na amamentação?

3 min


267 shares
Síndrome do Ovário Policístico

O que é síndrome do ovário policístico?

A síndrome do ovário policístico (SOP) é ​​uma condição hormonal complexa que afeta 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva. As características da SOP podem incluir problemas de fertilidade, acne, obesidade, excesso de crescimento do cabelo corporal e um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2.1

A Síndrome de Ovário Policístico pode interferir na produção e quantidade de leite materno?

Poucas pesquisas foram feitas sobre Síndrome de Ovários Policísticos e sua relação com a baixa produção de leite materno. Uma possível conexão entre SOP e um baixo suprimento de leite foi inicialmente apresentada em um estudo de caso no ano de 2000 com apenas 3 mães com SOP que também apresentavam baixo suprimento de leite.2

Então, pensa-se que a síndrome de ovário policístico, possa, possivelmente interferir com os hormônios necessários para que as mamas produzam leite de forma adequada.3

Em 2008, um estudo4 com 36 mães com SOP e 99 mães sem SOP concluiu que as mães com SOP parecem ter uma taxa reduzida de produção de leite materno no período pós-parto em comparação com mães sem SOP. Por 3 meses no entanto, as taxas de amamentação eram iguais entre mães com e sem SOP. Os pesquisadores deste estudo também encontraram uma possível ligação negativa entre os níveis de hormônio pré-andrógeno nas mães com SOP e suas taxas de amamentação. Isso pode fornecer uma possível razão por que algumas mães com SOP têm problemas com baixo suprimento de leite.

No entanto, é importante salientar que muitas mães com SOP não têm problema com sua produção de leite e amamentam com sucesso, produzindo muito leite.2

A importância da amamentação para mães com SOP

Mulheres que tem Síndrome dos Ovários policísticos possuem um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 durante a vida. E os bebês de mães com SOP possuem um risco genético de desenvolver diabetes tipo 2 também. No entanto, a amamentação é um fator de proteção contra diabetes tipo 2 na idade adulta, já comprovado cientificamente, então, isto torna a amamentação para mães que possuem SOP particularmente importante na prevenção da doença.

Falta de informação e apoio ou há uma interferência real da doença na amamentação?

Por muitos anos, a resposta para um manejo inadequado da amamentação que resultava em baixa produção de leite materno em grande parte das mulheres foi uma série de “causas” sem muito embasamento para tentar responder a baixa produção de leite ou ao famoso mito do leite fraco.

Hoje sabemos que uma série de causas que antes foram atribuídas a baixa produção de leite ou ao mito do leite fraco não são; de fato, causadas por fatores genéticos ou mitos da amamentação.

Hoje sabemos que o manejo adequado, apoio e informação para a mãe que amamenta pode significar o sucesso ou não de sua amamentação independente de qualquer outra situação. É preciso que pesquisas atuais, com as informações sobre amamentação atuais sejam feitas para comprovar se, de fato, a SOP seria um fator que causa ou não baixa produção de leite materno.

Quando nos deparamos com casos de mães que possuem SOP e amamentam normalmente seus filhos, é preciso repensar as antigas pesquisas que diziam que este é um fator que impede a amamentação e nos atualizarmos.

A pergunta é: que tipo de informação e apoio aquela mãe teve para que sua amamentação não desse certo?

Leia também:

 

Referências:

  1. Shannon M, Wang Y 2012, Polycystic ovary syndrome: a common but often unrecognized condition. J Midwifery Womens Health 57(3):221-30.
  2. Marasco L, Marmet C, Shell E 2000, Polycystic ovary syndrome: a connection to insufficient milk supply? J Hum Lact 16(2):143-8.
  3. Nesmith H 2006 (November), Polycystic Ovarian Syndrome (PCOS) and Lactation. Topics In Breastfeeding Set XVIII, Lactation Resource Centre.
  4. Vanky E, IsaksenH, Moen MH, Carlsen SM 2008, Breastfeeding in polycystic ovary syndrome. Acta Obstet Gynecol Scand 87(5):531-5.


Like it? Share with your friends!

267 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)