Tempo de leitura deste artigo:7 minutos

Há muitas razões para adiar o primeiro banho de seu bebê nas primeiras horas ou até mesmo dias após o nascimento.

Muitos hospitais parecem ter uma necessidade urgente de dar banho no bebê nas primeiras horas após ele ter nascido, mas como mãe e pai, vocês podem tomar a decisão sobre quando dar banho em seu bebê e quem irá fazê-lo. Existem vários benefícios em atrasar o primeiro banho do bebê e você pode querer reconsiderar dar o primeiro banho na maternidade depois de aprender sobre as vantagens da espera.

Bebês nascem com um protetor natural da pele chamado Vernix

No útero, os bebês são protegidos de seu ambiente aquoso por uma substância especial chamada vernix, encontrada em sua pele. Você pode notar algum vernix em seu bebê recém-nascido. Parece um pouco como um creme branco, alguns bebês tem mais e outros menos.

Os bebês tendem a perder o vernix quanto mais tempo a gestação durar. Bebês nascidos em 42 semanas podem não ter um vernix visível mais, geralmente ainda há algum escondido nas dobras de sua pele e sob seus braços. Bebês nascidos antes muitas vezes têm uma quantidade maior. Repare que os bebês prematuros possuem bastante vernix ao nascer.

Pesquisas mais recentes indicam que o vernix tem propriedades imunológicas e deixá-lo na pele do bebê fornece uma camada de proteção enquanto o sistema imunológico do seu novo bebê está ficando mais forte.

Este é um grande benefício especialmente para bebês que nascem no hospital, com muito potencial para a exposição a infecções hospitalares.

O vernix também é o melhor hidratante natural e ajuda a manter a pele do seu bebê macia e flexível. Até mesmo o fluido amniótico, que banhou o bebê antes do nascimento tem a capacidade de fornecer alguma resistência extra à infecção, por isso quanto mais tempo permanece na pele, melhor para o bebê. Leia mais sobre o vernix caseoso aqui: Benefícios no Vernix Caseoso para o bebê

O bebê quer estar perto da mãe e poder mamar

Após o nascimento, seu bebê recém-nascido quer ficar o mais perto de você e mamar livremente. Se aconchegar em seu peito, perto de sua fonte de alimento, onde ele pode ouvir seu coração, sentir seu cheiro e ficar sob sua pele é uma fonte de conforto para seu novo bebê. Estar perto de seus seios pode ajudar a incentivar a amamentação e apoiar o bebê fazendo uma transição suave para a vida no exterior. Levar seu bebê para longe de você logo após o nascimento simplesmente para dar um banho pode interromper o processo em quê o bebê tenho conhece pessoalmente e tem uma sensação segura ao seu lado. Veja aqui: Amamentação na primeira hora de vida: a melhor boas vindas ao bebê

Temperatura corporal reduzida

Novos bebês ainda estão descobrindo como manter sua própria temperatura corporal. Tirar um bebê de sua mãe para um banho pode resultar no corpo do bebê ter que trabalhar mais duro para manter a temperatura do corpo em um intervalo normal. Alguns bebês, devido a esta interferência, precisam ser colocados sob uma lâmpada de calor para aquecer sua temperatura após o banho. O peito da mamãe é o lugar perfeito para manter a temperatura do bebê.

O peito de uma mãe tem a capacidade de aquecer e ajudar o bebê a ficar com a temperatura certa. Adicionando um banho na mistura só torna mais difícil para o bebê manter a sua temperatura corporal. Veja aqui: Contato pele a pele pode beneficiar seu bebê pela vida inteira

Manter os hormônios do estresse baixos e o açúcar no sangue normal

Separar o bebê da mãe pode adicionar uma camada adicional de estresse para o bebê que esta descobrindo a vida do lado de fora. Quando seu bebê é tirado de você para tomar banho, ele pode chorar se sentir desconfortável e chateado. Isso faz com que seu corpo libere hormônios do estresse em resposta a esta nova situação. Sua freqüência cardíaca e pressão arterial sobem, ele respira mais rápido e fica agitado.

Seu corpo então precisa trabalhar duro para responder a esta situação estressante e também pode diminuir o açúcar no seu sangue temporariamente. Se o açúcar no sangue do seu bebê está sendo monitorado devido ao diabetes gestacional da mãe, ou seu tamanho no nascimento, os médicos então tendem a introduzir fórmula para trazer o açúcar no sangue do bebê ao normal. Mas isto é completamente desnecessário se o bebê estivesse próximo a você. Quando ele permanece próximo de você, ele é mais capaz de regular todos os sistemas de seu corpo e manter seu açúcar no sangue em níveis normais.

Banho de mãe ou de pai é melhor que o de qualquer outro

Dar banho em um bebê não é uma tarefa difícil, com os dias você irá se tornar uma expert nisto. Dar o primeiro banho no seu bebê é um bom meio para começar a perder o medo e mostrar segurança para o seu filho. Tomar o primeiro banho junto da mãe é uma maneira maravilhosa de tomar o primeiro banho, não?

Seu bebê vai se sentir seguro e amado estando perto de você e vai desfrutar da água calmante enquanto tomar banho. Pode se sentir tão bem que pode até adormecer em seus braços no banho. Vai também criar memórias especiais ao seu lado no primeiro banho ao invés do banho impessoal, as vezes brusco e desesperado dado por algumas enfermeiras.

As luvas nas mãos das enfermeiras

Em muitos hospitais, é uma política para a enfermagem lidar com todos os bebês com luvas em suas mãos, de modo a proteger a enfermagem de entrar em contato com qualquer líquido amniótico, sangue ou vernix que permanecem em seu recém-nascido.

Considerando que a transmissão de infecções adquiridas no hospital é grande, alguns consideram uma boa prática ter toda a equipe do hospital usando luvas ao manusear um recém-nascido, mesmo que já tenha ocorrido um banho.

Certamente que ser tocado por uma mão com luvas não deve ser nada agradável para o bebê, melhor ser tocado pelas mãos da mãe ou do pai do que por mãos de luvas frias e sem toque ou contato pele a pele nenhum.

Há muitos benefícios em retardar o banho de seu recém-nascido até que você e o bebê estejam estáveis ​​e prontos para participar deste “primeiro” momento especial. Não há nenhuma razão médica para que um recém-nascido tome banho nas primeiras horas ou dias. Compartilhe seus desejos com a equipe do hospital sobre o banho e converse a respeito do que você espera para as primeiras horas após o parto.

Leia também:

Referências:

Bathing improves thermoregulation of the late preterm infant. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs, 41(2), 171-179.
Medoff Cooper, B., Holditch-Davis, D., Verklan, M. T., Fraser-Askin, D., Lamp, J., Santa-Donato, A., Bingham, D. (2012). Newborn clinical outcomes of the AWHONN late preterm infant research-based practice project. J Obstet Gynecol Neonatal Nurs, 41(6), 774-785.
Ng, P. C., Wong, H. L., Lyon, D. J., So, K. W., Liu, F., Lam, R. K., Fok, T. F. (2004). Combined use of alcohol hand rub and gloves reduces the incidence of late onset infection in very low birthweight infants. Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed, 89(4), F336-340.
Preer, G., Pisegna, J. M., Cook, J. T., Henri, A. M., & Philipp, B. L. (2013). Delaying the Bath and In-Hospital Breastfeeding Rates. Breastfeed Med.
Visscher, M. O., Utturkar, R., Pickens, W. L., LaRuffa, A. A., Robinson, M., Wickett, R. R.,Hoath, S. B. (2011). Neonatal skin maturation–vernix caseosa and free amino acids. Pediatr Dermatol, 28(2), 122-132.

Deixe um Comentário

comments