Tempo de leitura deste artigo:3 minutos

Saber quanto tempo o leite materno pode ficar em temperatura ambiente vai te poupar perder um leite que pode ter sido ordenhado com muito esforço.

E quanto tempo o leite materno aguenta em uma temperatura diferente da geladeira ou na bolsa em um recipiente? Sempre que o leite materno vai ser transportado do trabalho para casa, é preciso que ele esteja bem armazenado e em casa o ideal é que ele fique na geladeira ou no congelador.

Quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira?

O leite materno não deve ser deixado em temperatura ambiente por um período maior que 2 horas, pois, como qualquer alimento perecível, sua qualidade começa a se deteriorar além de bactérias que estão no ambiente começarem a contaminar o leite.

O ideal é que o leite materno não seja deixado em temperatura ambiente e caso o bebê largue, se ele não voltar a tomar este leite rapidamente depois, o ideal é descartar.

Para evitar que o leite seja jogado fora, é interessante descongelar pequenas quantidades por vez para oferecer.

Quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira fora do congelador?

Na geladeira

O leite materno pode ficar na geladeira por um período máximo de 12h com temperatura máxima de 5 ºC. Fora isto, o leite não deve ser armazenado na porta da geladeira e sim em sua parte interna.

Isto vale também para o leite que foi descongelado e vai ficar na geladeira depois.
Estas recomendações de armazenagem estão no último pdf da Fio Cruz, caso eles atualizem a informação, atualizaremos aqui também: Banco de Leite Humano – Fio Cruz

Quanto tempo o leite materno pode ficar no congelador?

No freezer ou congelador

O leite materno pode ser estocado no congelador por até 15 dias a partir da data da coleta, ou seja, mesmo que você coloque mais leite por cima daquele leite que esta congelado, a data de validade será sempre a do primeiro leite daquele pote. Este congelamento deve ser em um refrigerador que mantenha uma temperatura máxima de -3 ºC.

Algumas pessoas acreditam que pode deixar o leite materno por meses no congelador, mas esta regra só é válida para leites que passaram pela pasteurização dentro de um banco de leite humano e não para leite ordenhado e armazenado dentro de casa.

Mais artigos de apoio:

Leia também:

Deixe um Comentário

comments