Quantidade de Fraldas Que O Bebê Usa: Saiba o Que Te Espera

3 min


Acredito que a maioria das gestantes ou mães iniciantes não pensam na quantidade de fraldas que o bebê vai usar enquanto precisar delas. Imagino também que pensar sobre a quantidade de fraldas possa ser meio desesperadora, já que elas custam tão caro. Obviamente que não pensamos nisto depois do chá de fraldas, pois nosso estoque fica alto. Inclusive, escrevi sobre como fazer o seu aqui >> Chá de Fraldas: simples, barato e econômico para todo mundo

Mas quando o estoque começa a acabar o investimento realmente inicia, você pensa sobre a quantidade de fraldas que irá gastar. A princípio é importante saber que bebês fazem muito cocô e xixi. Geralmente após cada mamada é preciso trocar as fraldas de um recém-nascido. Este artigo irá te preparar mentalmente para o que virá!

Quantas fraldas o bebê usa por dia?

Recém-nascido a um mês de idade. Você pode imaginar trocar pelo menos 6 a 10 fraldas por dia de um recém-nascido. E isto é muito bom, significa que ele esta ingerindo a quantidade adequada de leite materno. Enquanto seu recém-nascido estiver trocando várias fraldas por dia e noite, significa que está tudo bem!

Bebês a partir 1 mês de idade. A partir do primeiro mês de idade o bebê passa a trocar em média 4 a 6 fraldas por dia. Se o bebê toma leite materno exclusivo, então há a possibilidade de mais fraldas em comparação ao bebê que usa apenas leite artificial. O leite materno é de fácil digestão, o que significa mais cocô e, portanto, fraldas mais sujas.

Quantidade de fraldas que o bebê usa por dia e mês de acordo com a idade (até 1 ano)

Esta tabela é uma referência média. Podem haver variações de quantidade de bebê para bebê.

  • 0 a 1 mês: 10 a 12 fraldas por dia (no mês dá uma média de 320 fraldas)
  • 1 a 5 meses: 8 a 10 fraldas por dia (no mês dá uma média de 240 fraldas)
  • 5 a 9 meses: 8 fraldas por dia (no mês dá uma média de 240 fraldas)
  • 9 a 12 meses: 8 fraldas por dia (no mês dá uma média de 240 fraldas)

Quando trocar a fralda do bebê?

É preciso trocar a fralda do bebê sempre que ela estiver molhada de xixi ou com cocô. As assaduras causadas pela demora na troca de fralda são dolorosas e podem se agravar. Além disso, é um sofrimento para o bebê ficar com a fralda molhada ou suja. A fralda do bebê precisa ser verificada sempre que o bebê estiver acordado. Evite acordar o bebê para trocar a fralda, invista em fraldas noturnas para o período da noite. Verifique e troque a fralda antes de amamentar, pois depois, o bebê pode golfar o leite ou pode ser desperto do soninho.

Verifique a fralda todo dia pela manhã e antes de dormir. O bebê terá uma fralda suja para trocar em média de 1 a 3h, por isso, é importante criar o hábito de verificar nestes períodos de dia. Você deve trocar a fralda de pano quando ela estiver molhada, mas você pode esperar que uma fralda descartável fique molhada e pesada antes de trocá-la. Veja o que escrevi sobre elas aqui >> Fraldas de pano ecológicas: conheça

E se as fraldas molhadas do seu bebê estiverem muito baixas?

Isto pode ser um motivo para preocupação, pois pode indicar que o bebê não esta recebendo leite suficiente. A falta de leite suficiente causa desidratação e perda de peso no bebê. Caso o bebê não esteja molhando a quantidade adequada de fraldas, converse com o pediatra. Você também pode verificar se o bebê esta fazendo a pega correta na hora de mamar.

E se as fraldas molhadas do seu bebê estiverem acima da média?

É normal uma alta troca de fraldas para recém nascidos. Pelo menos a cada 1 a 3h. Isto vai diminuindo a medida que o bebê cresce. Seu bebê desenvolverá melhor controle da bexiga e do intestino quando tiver um ano de idade. A partir de 1 ano de idade, a média de fraldas por dia cai bastante. O bebê acima de um ano usa em média 3 a 4 fraldas por dia. 1 fralda noturna durante a noite. O bebê acima de 2 anos, pode usar de 2 a 3 fraldas por dia e uma fralda noturna. E assim segue até os 3 anos, quando eles geralmente estão totalmente prontos para o desfralde.

Leia mais:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual