Quando o bebê recém nascido começa enxergar melhor?

2 min


683 shares
Quando o bebê recém nascido começa enxergar

Quando o bebê recém nascido começa enxergar melhor e a perceber o ambiente ao seu redor?

Há muitas dúvidas a respeito de quando o bebê recém nascido começa enxergar melhor. Os bebês não nascem com a visão totalmente desenvolvida.

Na verdade ele enxerga no início apenas o que esta bem próximo a ele, como o rosto da mãe e ainda assim, com restrições. Então quando o bebê recém nascido começa enxergar melhor e a ter uma visão mais clara sobre tudo que o cerca vai depender do seu desenvolvimento e crescimento.

O mundo é um lugar novo e surpreendente para um bebê pequeno. Há muitas novas habilidades a serem aprendidas. E assim como seu bebê aprende a falar, sentar e andar, ele também aprendera a usar seus olhos completamente.

Os bebês ainda não desenvolveram a capacidade de focalizar os olhos, movê-los com precisão ou mesmo usá-los juntos como um par. Na verdade, os bebês nascem madrugadores e não podem se concentrar em objetos distantes.

O processamento de informações visuais é uma parte importante da compreensão do mundo que nos rodeia. Problemas de visão em bebês podem levar a atrasos no desenvolvimento, por isso é importante estar ciente de certos marcos a respeito de como a visão do bebê amadurece.

Visão do bebê:

1. Recém-nascidos

O recém nascido olha para você e para o mundo de uma forma distorcida. Geralmente seu campo de visão onde conseguem ver algo um pouco mais nítido é entre 20 e 25cm de distância, o que significa a distância do rosto da mamãe quando amamenta ou o acolhe nos braços, não é mesmo?

Após a escuridão do seu útero, o mundo é um lugar brilhante, visualmente estimulante. Será difícil para seu bebê diferenciar objetos ou mesmo distinguir as coisas. Mas isso não vai durar.

Nos primeiros dois meses o olhos do bebê começarão a trabalhar juntos de forma mais efetiva, ainda que a coordenação seja um pouco complicada mas isso é normal. Se os olhos persistirem em focar em direções diferentes, converse com o pediatra a respeito.

Você também pode notar que seu bebê está desenvolvendo a coordenação mão-olho, especialmente quando você observa seus olhos rastreando um objeto em movimento e depois suas mãos alcançando.

Embora não se saiba o quão bem os bebês podem distinguir as cores ao nascer, a visão de cores provavelmente não está totalmente desenvolvida nesta fase.

Aos 2 meses de idade também, a maioria dos bebês podem facilmente se concentrar nos rostos dos pais.

Com cerca de 3 meses, os olhos do seu bebê devem seguir as coisas. Se você mexer com um brinquedo de cores vivas perto do seu bebê, você verá os olhos dele rastreando seus movimentos e suas mãos chegando para agarrá-lo.

Tenha o hábito de falar com seu bebê e apontar as coisas que você vê.

2. A partir dos 6 meses de idade

A visão do seu bebê continuará a melhorar conforme os meses vão passando. Eles começarão a desenvolver novas habilidades, incluindo a percepção de profundidade. Essa capacidade de determinar o quão próximo ou distante um objeto é baseado em objetos ao redor não é algo que seu bebê poderia fazer no nascimento.

Geralmente, os olhos de um bebê não funcionam bem juntos até cerca de 5 meses. Mas a partir de mais ou menos 6 meses, os olhos do bebê podem formar a visão tridimensional do mundo que eles precisam para começar a ver as coisas em profundidade.

A coordenação melhorada da mão-olho ajuda seu bebê a detectar algo interessante, apanhá-lo, virar-lo e explorá-lo de muitas maneiras diferentes.

Seu bebê adorará olhar seu rosto, mas eles também podem estar interessados ​​em olhar livros com objetos familiares.
Muitos bebês podem começar a rastejar ou engatinhar por volta dos 8 meses ou mais. Engatinhar ajudará seu bebê a melhorar sua coordenação mão-olho-corpo.

Durante este tempo, a visão de cores do bebê também irá melhorar. Leve seu bebê para lugares novos e interessantes e continue a apontar e rotular as coisas que vocês vêem.

3. A partir de 1 ano de idade

No momento em que seu bebê tiver 1 ano de idade, ele poderá avaliar bem as distâncias. Esta é uma habilidade que é útil quando eles estão engatinhando pelo sofá ou andando pela sala de estar de um lado para o outro. Neste ponto, eles também podem jogar coisas com alguma precisão, então fique atenta!

Agora seu bebê pode ver as coisas com muita clareza, tanto perto quanto longe. Ele pode se concentrar rapidamente em objetos mesmo em movimento rápido. Ele vai gostar de brincar de esconder brinquedos, ou “achou” com você. Continue a nomear objetos quando você fala com seu bebê para incentiva-lo a associar palavras.

Sintomas de problemas de visão em bebês

A maioria dos bebês nascem com olhos saudáveis ​​que se desenvolverão adequadamente à medida que crescem. Mas os problemas de visão e visão podem ocorrer.

Sintomas que podem indicar um problema:

  • Abertura excessiva
  • Pálpebras vermelhas ou crostas
  • Um ou ambos os olhos parecem vagar constantemente
  • Extrema sensibilidade à luz
  • Uma área branca na região da íris dos olhos

Estes sintomas podem ser sinais de problemas como:

  • Duto lacrimal bloqueado
  • Infecção ocular
  • Disfunção do controle muscular do olho
  • Pressão elevada no olho entre outras situações
    Se você notar algum desses sintomas, ligue para o seu médico.

 

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

683 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
2
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)