Tempo de leitura deste artigo:3 minutos

Quando a mãe não tem leite para amamentar: entenda as causas desta situação e possíveis soluções

Quando a mãe não tem leite para amamentar há um sentimento de frustração muito grande a respeito da situação e a sensação de não ter sido bem sucedida pode doer muito na mãe.

A frase “quando a mãe não tem leite para amamentar” pode ser interpretada de várias formas. Geralmente, todas as mães possuem plena capacidade de conseguir amamentar seus bebês e produzir leite.

Para isso é preciso unir muita informação, aprendizado em amamentação e possivelmente técnica de um profissional de aleitamento materno.

Então é muito difícil uma mãe “não ter leite” e mais possível ela ter uma baixa produção de leite materno. O que geralmente é o caso.

Quando a mãe não tem leite para amamentar?

Os casos onde realmente não há produção de leite são raros, dentre eles:

  • Uma cirurgia de mamas (redução) muito agressiva e com técnicas antigas, pois hoje em dia as cirurgias são feitas pensando em manter o máximo de glândulas mamárias. Veja mais sobre isto aqui: Mamoplastia e amamentação: é possível amamentar depois de uma cirurgia nos seios?
  • Seios hipoplásicos. O formato das mamas não se desenvolvem totalmente e isso impede o bom funcionamento das mamas, esta condição é rara e uma mulher a notaria muito antes da gestação.
  • Câncer de mama onde as mamas tiveram que ser retiradas ou drasticamente reduzidas em cirurgias muito agressivas. Ainda assim, há casos de mães com uma mama só, que amamentaram depois de vencer o câncer.

Então para a maioria das mulheres, o que pode acontecer é um manejo inadequado da amamentação causada por falta de técnica, principalmente vinda de maternidade e profissionais de saúde desatualizados que dão conselhos que impedem a boa produção de leite materno.

Também pode haver uma redução de produção de leite materno, seguida futuramente de cessamento total da produção por falta de estímulo adequado na mama. As causas podem ser pega errada, que logo muda para a mamadeira.

Há também as condições em quê a produção foi diminuindo com o tempo por causa do uso de bicos artificiais como chupetas e mamadeiras.

Para manter uma boa produção de leite materno:

  1. Amamente em livre demanda
  2. Não use bicos artificiais como chupetas, mamadeiras, chuquinhas, intermediários de silicone e copos com bicos (mesmo so rígidos)
  3. Se atente a pega correta do bebê

A receita é relativamente simples para manter uma boa produção de leite materno. Quando uma mãe não tem leite para amamentar, geralmente ela passou por um processo de baixo estímulo da mama, seguido de redução da produção, uso de mamadeiras e leite artificial. O que gera um ciclo de problemas, causando o desmame.

Veja mais artigos para ajudar a manter sua produção de leite materno aqui:

Deixe um Comentário

comments