Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

A hora da volta ao trabalho se inicia e muitas mães se perguntam qual quantidade de leite materno deixar para atender a demanda do bebê.

Você com o tempo irá aprender a identificar qual quantidade de leite materno deixar para o seu filho, de modo que não haja desperdícios de leite ou não seja insuficiente.

O desespero maior esta em saber se o leite ordenhado deixado será o suficiente para atender a demanda do bebê, isto deixa todas de cabelo em pé.

Existe uma média do quanto um bebê teoricamente mamaria de leite materno, mas ela é relativa e apenas um norte a se tomar para a ordenha, mesmo porque, tudo depende do peso e tamanho do bebê, bem como do seu apetite.

Uns mamam mais, outros menos. Por isso que nos primeiros dias você talvez precise deixar um pouco a mais e sobrar para com o tempo ir descobrindo o quanto, de fato, deixar.

Quanto deixar?

Até os 6 meses de idade o cálculo da necessidade diária de leite é feito com esta conta: 150 ml vezes o peso do bebé em kg.
150 ml se refere à quantidade diária e a quantidade de cada mamada é descoberta com a divisão deste valor pelo número de mamadas do bebê ao longo do dia.

Exemplo de um bebê de até 6 meses com 7 kg:

Se o seu bebê tem 7 quilos você faz a conta: 150ml x 7 = 1050 ml de leite necessário para um dia.
No entanto, dependendo do tempo que você irá ficar fora, seu bebê não precisará da quantidade de um dia inteiro, apenas a quantidade para as mamadas que fará na sua ausência.

Se o seu bebê mama 5 vezes por dia você pega o resultado total diário e divide pelas mamadas do dia. A conta ficaria assim:
1050 ml (quantidade diária) dividido por 5 (quantidade de mamadas) que daria um total de 210 ml por mamada.

Acima dos 6 meses de idade o cálculo da necessidade diária de leite é feito com esta conta: 500 ml vezes o peso do bebê em kg.
Então você fará a mesma conta acima, no entanto, com o valor de 500 ml de leite. Não se assuste com a quantidade aqui, pois, provavelmente seu bebê já mama um pouco menos do que quando era recém-nascido e agora tem a introdução alimentar que vai acabar entrando junto com a rotina do bebê na escola ou em casa com o cuidador.

Esta parece ser uma conta mais precisa, já que leva em consideração o peso do seu bebê e quantas vezes ele mama por dia.

Uma outra tabela de uma média de consumo diário por mamada é esta:

1ª Semana: Entre 30 e 60ml

1 Mês: Entre 90 e 120ml

2 a 6 Meses: Entre 120 e 180ml

6 a 12 Meses: Entre 180 e 220ml (chegando a um total diário de cerca de 900 ml de leite)

Aqui você contaria quantas mamadas o seu filho faria no tempo que você passa longe dele e somaria com a média de quantidade para saber um valor total de leite para deixar.

O que quase dá no mesmo da tabela acima, já que se trata apenas de uma média e não um valor padrão. Considerando sempre que a quantidade que cada bebê consome deve ser sempre levada em consideração.

Fique tranquila, a volta ao trabalho não é fácil, mas é possível continuar amamentando e deixar seu leite será muito bom para o seu bebê neste período. Nos primeiros dias e durante um tempo de adaptação pode ser que seu filho faça uma pequena greve de alimentação ou de leite, o que é normal, ele esta protestando a sua ausência. Acolha sempre com carinho e dê muita atenção e colo quando vocês finalmente estiverem juntos de novo.

Veja um vídeo onde um pai dá o leite para o bebê no copinho e aprenda a técnica:

Leia também:

 

Deixe um Comentário

comments