Pomada Para Assadura de Bebê: Precisa Passar em Toda Troca?

6 min


Saber como usar a pomada para assadura de bebê pode facilitar os seus dias bem como as trocas de fraldas, além de te ajudar a economizar. Bem, falando assim, fica claro que este artigo irá te dizer que não precisa passar a pomada para assadura em toda troca de fralda e que na verdade, o uso deve ser feito apenas quando o bebê estiver realmente assado.

Muitas mães tem medo de não usar a pomada para assadura de bebê e se deparar, de repente, com um bumbum de bebê totalmente assado na troca de fralda. E este medo é totalmente genuíno, mas triste e desesperador pra um mãe ao saber que seu bebê está sofrendo com as dolorosas e desconfortáveis assaduras. Eu entendo totalmente essa sensação, o meu ficou assado algumas vezes e não era nada agradável para mim, que dirá para meu bebê que estava sentindo na pele.

A umidade e o atrito da pele com a fralda diariamente tornam as assaduras problemas comuns na vida dos nossos bebês e isto parece um problema totalmente inevitável. E por isso, as pomadas para assaduras de bebê são vistas como produtos valiosos e indispensáveis na bolsa de uma mãe bem preparada. E esta certo, você deve mesmo ter uma pomada de assadura de bebê a mão para quando precisar.

As pomadas para assaduras podem prevenir e curar assaduras quando são usadas corretamente e por isso é importante saber exatamente como usar. As principais causas de uma assadura são a umidade e a fricção, em casos menos comuns, podem ser causadas por algum tipo de alergia alimentar, como a aergia a proteína do leite de vaca (APLV) que alguns bebês possuem.

No caso da umidade, a urina e o cocô do bebê que demoram para ser trocado podem irritar e danificar a pele. Quando o bebê tem uma diarréia, a probabilidade dele ter uma assadura é maior ainda. A assadura também pode ser causada por alergia a tipos de creme, perfumes, talcos e até lenços umedecidos. Se você notar que estes itens estão causando as assaduras, o melhor a fazer é trocar a marca imediatamente e ser for possível, parar de usar alguns itens.

Se for o caso, a maioria das erupções na pele do bebê irá cessar assim que você descobrir o agente causador dela e parar de usá-lo. No entanto, uma assadura que não desaparece e dura muito tempo, pode ser causada por algum tipo de infecção fúngica, neste caso, o médico deve ser consultado para indicar uma pomada para assadura com algum tipo de componente na composição específico para este tipo de problema. E é neste ponto que quero chegar.

Qual a diferença entre pomadas para assadura?

Existem pomadas para assadura de bebê que são apenas cremes hidratantes para a pele, elas tem a função de manter a pele hidratada e evitar que o atrito e fricção com a fralda danifique a pele do bebê. E existem pomadas para assadura de bebê que possuem em sua composição remédios próprios para acabar com infecções fúngicas causadas, por exemplo, pela candida albicans.

Este segundo tipo de pomada não deve ser usada diariamente a cada troca de fralda, deve ser usada apenas quando o médico percebe que aquela assadura que não está passando, está sendo causada por um fungo e precisa de remédio. Se você usar este tipo de pomada para assaduras causadas por fungos de forma diária, poderá diminuir as defesas naturais da pele do seu bebê e tornar este ambiente mais sensível e frágil, o que irá gerar mais e mais assaduras.

Pomada para assadura

As pomadas para assaduras que são cremes de prevenção produzem um método de barreira que impedem que a urina e o cocô danifiquem a pele do bebê. A maioria destas pomadas possuem óxido de zinco que promove também a cicatrização da pele. O ideal é que não tenham fragância, pois elas podem causar alergia e irritar a pele do bebê. As pomadas para assaduras de bebê costumam ter:

  • Calêndula. Um produto vegetal tradicionalmente usado para doenças de pele. É eficaz na cura de assaduras.
  • Bentonita. Uma argila contendo filossilicato de alumínio. Absorve várias vezes o seu próprio peso em água e pode curar assaduras.
  • Corticosteróides. Seu médico pode prescrever uma pomada contendo corticosteroide se a inflamação for grave. Este tipo de pomada não deve ser usada diariamente e usadas apenas com indicação do pediatra.
  • Nistatina ou Clotrimazol. Estes são medicamentos para tratar infecções fúngicas da pele. Uma grande proporção de bebês com assaduras tem uma infecção fúngica. Este tipo de pomada não deve ser usada diariamente e usadas apenas com indicação do pediatra.
  • Aplique sempre o creme para fraldas na pele seca, pois ele irá manter a umidade longe da pele. Se você aplicar o creme na pele molhada, ele reterá a umidade na pele do bebê.
  • Não esfregue o creme para fraldas na pele. Espalhe suavemente uma camada espessa.
  • Não lave o bumbum do bebê a cada troca de fralda. Uma vez por dia à noite é o suficiente.
  • Não deixe seu bebê sujo ou molhado por muito tempo. Troque as fraldas com frequência. Cocô e urina podem danificar a pele delicada de um bebê. Verifique com frequência e troque a fralda mesmo que esteja apenas molhada.
  • Limpe a área suavemente. Use lenços umedecidos ou água e um pano para limpar o bebê. Se a limpeza fizer seu bebê chorar, tente limpar com uma garrafa de esguicho. Use água pura – evite álcool e fragrâncias.
  • Mantenha a área seca. Após a limpeza, seque com um pano macio. Deixe seu bebê sem fraldas por um tempo para que a pele tenha a chance de secar ao ar.
  • Se usar fraldas com adesivos, certifique-se de que não grudem na pele do bebê.
  • Sempre coloque uma fralda nova na pele limpa e seca.

Se você estiver usando fraldas de pano laváveis ​​em vez de descartáveis:

  • Lave as fraldas de pano em água quente para matar os germes.
  • Execute um ciclo de enxágue extra para remover completamente os detergentes das fraldas.
  • Não use amaciantes de roupas ou secadores.
  • Ignore as calças de plástico que se encaixam nas fraldas. Elas aumentam o calor e a umidade no interior, ajudando os germes a crescer.

Tente usar um pano macio e água para limpar o bumbum do bebê em vez de lenços umidecidos. Deixe os lenços para dias que você estiver fora de casa. Nunca esfreque uma pele sensível e com eurpções e nunca reaproveite fraldas, sempre coloque uma fralda nova e seca no bebê mantendo a pele do bebê sempre sequinha.

Tente deixar o bebê sem fraldas em algum momento do dia para que sua pele respire e tenha tempo de secar ao ar livre, para usso, o uso de lençóis impermeáveis no berço ou uma grande toalha no chão ajudam bastante no dia a dia. E se a assadura do bebê não melhorar, consulte sempre o pediatra do bebê para avaliar se a assadura não está sendo causada por fungos.

Precisa passar a pomada para asssadura de bebê todo dia?

Algumas mães tem o hábito de usar, mas a verdade é que não precisa usar pomada para assadura todo dia no bumbum do bebê. Segundo alguns dermatologistas que consultei, pomadas para assadura podem conter substâncias antiinflamatórias e outras corticóides. Nem sempre são apenas cremes de prevenção. Então não precisa usar pomada para assadura todo dia, este hábito, na verdade pode prejudicar a pele do bebê e deixa-la sensível ao invés de proteger de verdade.

Se algum bebê for alérgico, se a assadura dele não for uma assadura comum e for causada por fungos e outras situações, a pomada pode piorar a situação. Não é indicado usar pomadas diariamente na pele do bebê, elas tiram a proteção natural da pele e são responsáveis inclusive, sabe pelo quê? Pelas temidas assaduras!

O hábito diário de limpeza deve ser feito com água e trocas de fraldas frequentes. Pomadas servem para tratar problemas na pele e só o dermatologista ou pediatra pode indicar. Muitas mães usam algodão molhado com água morninha para fazer a limpeza diária da pele, secam o bumbum para não ficar úmido fechado na fralda e pronto. A camada de pomada é completamente desnecessária.

Quando usar pomada para assadura no bebê?

Use somente se o seu bebê estiver com assaduras e use a indicada pelo pediatra ou dermatologista. Um bumbum de bebê limpinho e sempre sequinho raramente fica com assaduras. É sempre bom avaliar se a assadura não esta sendo causada por algum tipo de alergia alimentar ou produtos que estão sendo utilizados na pele do bebê.

O que causa as assaduras no bebê?

Algumas crianças tem a pele mais sensível e tudo pode dar assadura:

  • Fralda descartável,
  • Roupas muito apertadas,
  • Pomadas em excesso,
  • Lenços umedecidos,
  • Sabonete do banho,
  • Hidratantes,
  • Loções,
  • Alimentos que causam alergia no bebê
  • Trocas de fraldas que demoram a ser feitas no dia a dia

Evite passar loções, talcos e produtos no bebê. Eles podem causar assaduras.

O engano sobre o uso de pomadas para assaduras e sua frequência costuma vir direto da maternidade, onde passam informações desatualizadas para muitas mães. Eu fico me perguntando o que acontece nos hospitais, parecem que pararam no tempo em relação a cuidados com recém-nascidos.

Como eu fazia:

Quando estava na rua: algodão e água. Em casa lavava o bumbum quando era cocô e quando era apenas xixi passava algodão e água. Eu usava aquelas plaquinhas de algodão que vendem para limpar o rosto e deixava uma garrafinha de água morna no trocador no frio.

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual