Tempo de leitura deste artigo:3 minutos

Algumas mães tem o hábito de usar, mas a verdade é que não precisa usar pomada para assadura todo dia no bumbum do bebê.

Segundo alguns dermatologistas que consultei, pomadas para assadura podem conter substâncias antiinflamatórias e outras corticóides. Nem sempre são apenas “cremes de prevenção”, apesar de venderem isso para as mães. Então não precisa usar pomada para assadura todo dia, este hábito, na verdade pode prejudicar a pele do bebê e deixa-la sensível ao invés de proteger de verdade.

Se algum bebê for alérgico, se a assadura dele não for uma assadura comum e for causada por fungos e outras situações, a pomada pode piorar a situação.

Não é indicado usar pomadas diariamente na pele do bebê, elas tiram a proteção natural da pele e são responsáveis inclusive, sabe pelo quê?

Pelas temidas ASSADURAS!

O hábito diário de limpeza deve ser feito com água e trocas de fraldas frequentes. Pomadas servem para tratar problemas na pele e só o dermatologista ou pediatra pode indicar.

Muitas mães usam algodão molhado com água morninha para fazer a limpeza diária da pele, secam o bumbum para não ficar úmido fechado na fralda e pronto. A camada de pomada é completamente desnecessária.

Use somente se o seu bebê estiver com assaduras e use aquela indicada pelo pediatra ou dermatologista.

Um bumbum de bebê limpinho e sempre sequinho raramente fica com assaduras. Bem como é bom sempre avaliar se a assadura não esta sendo causada por algum tipo de alergia alimentar ou produtos que estão sendo utilizados na pele do bebê.

Algumas crianças tem a pele mais sensível e daí tudo pode dar assadura: fralda descartável, roupas muito apertadas, pomadas, lenços umedecidos, o sabonete que usa no banho, hidratantes, loções…

Olha quanta coisa vendem para passar nos bebês e não precisa!

O engano sobre o uso de pomadas para assaduras e sua frequência costuma vir direto da maternidade, onde passam informações desatualizadas para muitas mães. Eu fico me perguntando o que acontece nos hospitais, parecem que pararam no tempo em relação a cuidados com recém-nascidos.

Como eu fazia…

Quando estava na rua: algodão e água. Em casa lavava o bumbum quando era cocô e quando era apenas xixi passava algodão e água. Eu usava aquelas plaquinhas de algodão que vendem para limpar o rosto e deixava uma garrafinha de água morna no trocador no frio.

Precisamos mudar a mania de auto medicação em relação a todo tipo de remédios, principalmente entre as mães, este hábito cria problemas ainda maiores e difíceis de controlar.

Leia também:

Deixe um Comentário

comments