Mães Cansadas: Por Que Mães Estão Sempre Cansadas?

3 min


A realidade materna mostra mães cansadas o tempo inteiro e, geralmente, este cansaço não estão associado a cuidar dos filhos, apenas. Muito pelo contrário, as mães cansadas estão assim por diversos outros fatores que as pessos ignoram totalmente. Das que trabaham fora as que ficam em casa com os filhos, o cansaço materno é uma realidade comum ao nosso dia a dia.

Vamos falar um pouco das mães cansadas que estão em casa. Estas, geralmente são as mais acusadas de estarem reclamando a toa do cansaço, afinal, as pessoas entendem que ficar em casa em vez de sair para trabalhar fora, é uma grande vantagem. Não quando estamos falando de mães. Um curta metragem do Projeto “Itsumo Arigatou” mostrou por que mães que ficam em casa estão sempre cansadas.

O projeto produzido pela empresa Kao, é um vídeo que passa uma mensagem importante. O curta metragem inicia perguntando quem faz o trabalho mais pesado: os homens ou as mulheres? E responde a quem ainda não sabe por que mães que ficam em casa estão sempre cansadas. O vídeo esclarece de forma didática o que muitos insistem em não ver sobre o cansaço materno, principalmente das mães que estão em casa.

Geralmente as pessoas acham que uma mãe que fica em casa não tem muito trabalho. Fica livre em grande parte do tempo porque associam estar em casa com não ter o que fazer, no entanto, a realidade é muito diferente disto. Uma quantidade enorme de funções toma conta da vida da mãe que precisa o tempo inteiro fazer as coisas com o bebê nos braços ou ficar atenta ao que ele esta fazendo.

Apesar do vídeo falar das mães cansadas que estão com os filhos em casa, não podemos esquecer de mencionar que a mãe que trabalha fora também está sobrecarregada. Ela precisa dar conta do seu trabalho e responder aos seus superiores neste trabalho com desempenho, além disso, administrar a vida do filho durante o dia com escola e cuidadores. Quando chega em casa, esta mãe precisa cuidar das tarefas domésticas e preparar seu filho para iniciar um novo dia.

No fim das contas, tanto as mães que trabalham fora quanto as mães que estão em casa com seus filhos, são mães cansadas, sobrecarregadas e emocionalmente exaustas. É preciso uma rede de apoio para a mãe consiga conciliar a vida com a criação de um novo ser para a sociedade, no entanto, as pessoas desconsideram o quanto criar e educar um novo ser humano para nossa sociedade é uma grande responsabilidade.

Conciliar as tarefas domésticas com os cuidados com o filho é um trabalho exaustivo e exige muito das mães.

Estar o tempo inteiro exausta se torna a realidade de muitas, principalmente quando não se tem apoio do parceiro ou ele esta fora por muito tempo trabalhando. Uma pesquisa realizada em Tóquio com 100 homens e mulheres mostrou que as mulheres carregam um peso em média de 7,2kg diariamente. O que é duas vezes mais que os homens andando pela cidade em um dia normal e pelo menos 18% das entrevistadas carregavam um peso superior a 15kg.

O projeto da empresa Kao consistiu em acompanhar um dia inteiro de uma mãe em todas as suas atividades. Depois o video foi mostrado para o marido. Só assim o marido se deu conta do quanto trabalho a parceira tem o dia inteiro e o quanto é difícil e cansativo para ela lidar com a quantidade enorme de funções.

Isto deixa a maioria das mães a flor da pele e um pouco de reconhecimento já é suficiente para fazer com que muitas mulheres se sintam melhor em relação a sua jornada de trabalho, principalmente quando o parceiro realmente não tem condições de ajudar.

Maternar é difícil e não ter ajuda e parceria pode tornar a jornada ainda mais dolorosa. O marido ao final do dia estava surpreso com a quantidade de coisas que a parceira fazia e não se dava conta do quanto o dia era cansativo.

Quantas vezes nossos parceiros pararam para pensar nas dificuldades diárias de um dia em casa com os filhos? Quantas vezes você foi valorizada por tudo que faz diariamente? E quando, além de tudo isto, a mãe ainda trabalha fora e tem uma dupla jornada de trabalho? O quanto ela tem sido apoiada e que parceria tem tido na criação dos filhos? É preciso abri o diálogo desta conversa com os parceiros e familiares.

Envie este vídeo para aquelas pessoas que você acredita que precisam parar para pensar um pouco a respeito da sua jornada materna e entender os motivos de você estar sempre tão cansada. As vezes as imagens em um vídeo serão capazes de comover e fazer com que as pessoas entendam sua situação muito mais do que simplesmente falar.

O vídeo termina com a frase: “Quando foi a última vez que você agradeceu alguém importante em sua vida?” Assista:

 

 

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual