Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

Hoje eu vou contar para vocês porque eu abaixo para falar com meu filho e como isto é importante para nós dois

Sempre que eu preciso falar alguma coisa para o meu filho ou preciso que ele preste atenção no que será dito, ou melhor, ele quer me dizer alguma coisa, eu fico na mesma altura que ele. Isto além de fazer com que a gente se olhe nos olhos me coloca de igual para ele. Este é um dos pequenos motivos do porque eu abaixo para falar com meu filho.

A técnica tem nome e se chama “Escuta Ativa“, ela permite que você mãe ou pai consiga aliviar a tensão das birras e estresse que a criança esteja passando quando ele não precisa te olhar de baixo para cima, mas sim de frente.

Além de mostrar ao seu filho que você o ouve, escuta e tem empatia por ele, escutando suas dúvidas e respondendo respeitosamente seus questionamentos.

Quando meu filho era bebê, eu usava a técnica ao falar com ele o olhando diretamente nos olhos, o ouvindo e falando sempre um tom baixo e de forma positiva.

Agora que ele tem 3 anos eu me abaixo para falar com ele na mesma altura e poder olhar em seus olhos. Assim, também percebo seu semblante e conseguimos através da nossa comunicação nos compreender mutuamente.

Esta é uma postura que adotei intuitivamente como a melhor para nós dois e que gera bastantes resultados. Fortalece nosso vínculo afetivo e ao mesmo tempo em que eu tenho empatia por ele, ele aprende a ter por mim.

Olhar nos olhos

Quando olhamos nos olhos dos nossos filhos para conversar com eles, eles sabem que estamos tentando entende-los, se sentem mais próximos a nós e ao mesmo tempo passamos a mensagem de quê estamos escutando o que eles dizem.

Falar na mesma altura

Nos abaixarmos na mesma altura da criança nada mais é do que uma postura onde você se coloca de igual, sem o sentimento de superioridade que geralmente afasta e dá medo, mas passa calma e serenidade, igualdade e confiança estando na mesma altura.

O  Príncipe William, da Inglaterra, se abaixa na grande maioria das fotos em que aparece falando com seu filho, o príncipe George. Ele pratica a escuta ativa.

principe-willian2

7 dicas de como praticar a Escuta Ativa

1. Foque a sua atenção no seu filho e mantenha contato visual.

2. Fique tranquila, relaxada, mas prestando bastante atenção no que seu filho diz.

3. Escute: sem julgamentos ou conclusões antes do tempo.

4. Tente entender o que esta sendo dito se colocando no lugar do seu filho, tenha empatia.

5. Se for preciso, pergunte ao seu filho aquilo que você não entendeu direito quando ele pausar a explicação ou peça para que fale sem chorar para que você consiga entende-lo melhor.

6. Não o interrompa, deixe ele terminar de falar antes de sugerir qualquer coisa.

7. Dê retorno mostrando que você o esta entendendo.

Quanto mais você ouvir e não interromper, mais ativa a sua escuta. Aprenda a ouvir o que seu filho tem a dizer antes de qualquer coisa, assim você conseguirá falar o que precisa pra ele de forma mais efetiva. A Escuta Ativa pode ser usada com qualquer pessoa, até outros adultos.

Leia também:

 

 

Deixe um Comentário

comments