Por que meu bebê não dorme? 4 coisas que tiram o sono

3 min


1.5k shares
Por que meu bebê não dorme

Por que meu bebê não dorme? Esta deve ser uma das perguntas mais feitas por mães diariamente.

Eu já me perguntei “por que meu bebê não dorme” no começo da maternidade, principalmente nos primeiros meses onde as acordadas noturnas eram mais intensas do que em qualquer outra época.

Com o passar dos meses me dei conta que o sono do bebê é um marco de desenvolvimento, e como todo o resto, acontece com o tempo. No entanto, pequenas coisas poderiam interferir no processo diário de soninho, como em tudo na vida.

“Por que meu bebê não dorme”?
Aqui estão quatro razões comuns que podem ajudar a responder sua pergunta:

1. Confusão dia-noite

A confusão durante o dia acontece porque os recém-nascidos ainda não desenvolveram seus ritmos de sono internos. Este amadurecimento interno de horários do dia e da noite impulsionam nossos ritmos circadianos e criam um mecanismo de sincronização interna que nos torna mais acordados durante o dia e mais cansados ​​à noite.

Durante as primeiras seis a oito semanas, muitos, até a maioria dos recém nascidos têm seus dias e noites misturados. Então, o que os pais com privação de sono podem fazer quando o bebê não vai dormir?

Mantenha seu bebê exposto à luz do dia sem fechar ou apagar todas as luzes da casa, mesmo enquanto dorme. À noite, desligue as luzes e mantenha suas interações silenciosas.

2. Fome (principalmente os recém-nascidos)

As mamadas diárias e noturnas desempenham um papel importante, uma vez que os pequeninos têm uma alta necessidade biológica de se alimentar em curtos períodos e suas pequenas barrigas se esvaziam rapidamente. Além disto, os níveis de ocitocina e prolactina de mãe aumentam à noite, o que significa que há uma produção maior de leite no período noturno, que, além de incentivar o bebê a se alimentar com maior freqüência, devido a demanda maior, ajudam a manter a produção de leite materno na quantidade adequada para o bebê.

Leia:

3. É cedo demais para o bebê se acalmar sozinho

Bebês acabaram de chegar ao mundo, portanto eles vão aprender ao longo do tempo coisas básicas que nós adultos também tivemos que aprender. Eles não sabem se acalmar sozinhos e nem dormir sozinhos. Dormir é um ritual. Lembre-se de todos os seus passos uma ou duas horas antes de ir para cama e pegar literalmente no sono, o quê você faz todos os dias? Algo que você faça todo dia antes de dormir se torna parte deste ritual que avisa seu corpo cansado que você se prepara para descansar.

Um banho, uma xícara de chá, uma pequena leitura ou qualquer outra coisa que faça parte do fim do seu dia te ajuda a dormir. Bebês também precisam aprender a ter um ritual de sono. No começo a mãe o ajuda nisto, amamentando (e tudo bem, viu?) ou lhe dando um banho gostoso e apagando as luzes da casa.

Quando estão com cerca de três ou quatro meses de idade, enquanto aprendem a trazer suas mãos para o rosto, eles podem começar a desenvolver rituais suaves de sono. Pois conseguem esfregar a orelha, brincar com os cabelos ou um brinquedo fofinho, o que os acalma. Mas se eles ainda precisam ser amamentados até que adormeçam, esta tudo bem!

4. Eles estão muito cansados

Visitas aos amigos, as responsabilidades diárias de uma casa, uma caminhada por um shopping movimentado – às vezes esquecemos que nossos bebês ainda estão se acostumando com esse mundo movimentado e precisam de muito tempo de inatividade e tempo de silêncio para se manterem tranquilos.

Quando o bebê fica exageradamente cansado por ter sido super-estimulado durante o dia, ele passa por um processo chamado efeito vulcânico, que o impede de pegar no sono com facilidade. Para reduzir este efeito, é interessante manter uma certa rotina diária com o bebê e tentar fazer com que ele durma suas sonecas do dia. Quando você o vê esfregando os olhos, bocejando ou evitando seu olhar, provavelmente é hora de uma soneca. Acredite, estas sonecas diárias podem fazer maravilhas para o humor e disposição do bebê.

Então em vez de você se perguntar “por que meu bebê não dorme”?, se pergunte: o que posso fazer para facilitar o sono do meu bebê?


Like it? Share with your friends!

1.5k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
6
Gostei
Amei Amei
10
Amei
Ouwn Ouwn
3
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)