Pode Tomar Pílula do Dia Seguinte Amamentando?

Existem os dois tipos. Contraceptivos com estrogênio são contra-indicados para lactantes.2 min


Sim, pode tomar pílula do dia seguinte amamentando. Você pode tomar pílula do dia seguinte amamentando, no entanto, uma específica para mães que amamentam. Só pode tomar pílula do dia seguinte amamentando, quando ela contêm apenas levonorgestrel, a progesterona sintética, e não etinilestradiol, que é o estrogênio.

Existem os dois tipos. Contraceptivos com estrogênio são contra-indicados para lactantes. A pílula do dia seguinte é um medicamento que pode ser tomado caso nenhum método contraceptivo tenha sido utilizado durante a relação sexual, ou se o método habitual não foi corretamente administrado (esquecimento da pílula, ruptura do preservativo).

Atenção, o levonorgestrel é ineficaz em mulheres com mais de 80 kg e pouco eficaz em mulheres com mais de 75 kg, de acordo com um comunicado emitido pelo FDA em novembro de 2013. Então, se você está entre estas medidas de peso, é importante usar também um outro método contraceptivo para garantir.

Pode tomar a pílula do dia seguinte amamentando, por várias vezes no mês, semana ou ano?

Não. Quanto mais você toma, menos eficaz ela se torna com o passar do tempo. Além dela ser praticamente uma bomba de hormônios que podem te fazer muito mal. Ela é apenas um medicamento para situações emergenciais e nada mais. E emergências, não devem acontecer a cada  1, 2, 3, 4, 5 meses, né? 😉

E quanto tempo depois da relação sexual pode tomar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser tomada o quanto antes, em até 72 horas após a relação sexual. Se ela for tomada em até 24 horas após a relação sexual, a sua eficácia é de 95%,  se ela for tomada de 24 a 48 horas após a relação sexual, a sua eficácia é de 85% , e se ela for tomada de 48 a 72 horas (3 dias) após a relação sexual, a sua eficácia é de 58%.

Estou amamentando, posso tomar pílula do dia seguinte?

O anticoncepcional de uso comum, que contém dois tipos de hormônios (etinilestradiol + levonorgestrel) não pode ser usado por mães que amamentam, pois, ele interfere na produção de leite, podendo diminuir sua produção. Mas a que contêm apenas levonorgestrel é liberada.

Saiba mais sobre isto aqui: Anticoncepcional quando amamenta: pode usar?

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual