Picos de crescimento de bebês amamentados exclusivamente

2 min


3.9k shares
Picos de crescimento de bebês amamentados

Mães podem ficar confusas durante os picos de crescimento de bebês amamentados pelo aumento da demanda de mamadas.

As vezes se questionam se seu leite esta sendo suficiente nesta fase, justamente porque durante os picos de crescimento de bebês amamentados exclusivamente, a demanda aumenta consideravelmente e ele solicita muito mais vezes do que o normal as mamadas.

Picos de crescimento são uma parte essencial da maturação física do seu bebê, e eles são marcos de desenvolvimento. Também chamado de “surtos de crescimento”, os surtos de crescimento acontecem com todos os bebês. Ainda assim, mães amamentando muitas vezes se preocupam em ter uma baixa oferta de leite materno durante estes tempos.

Pode ser muito confuso quando uma criança que está amamentando e dormindo bem de repente torna-se exigente e começa a amamentar durante todo o dia, muito mais vezes do que o habitual.

Mas, como você pode saber a diferença entre um pico de crescimento e uma diminuição na sua oferta de leite materno?

Antes de começar a se preocupar, é importante aprender o que é normal nesta fase da vida do seu filho.
Durante um pico de crescimento, seu bebê vai de repente começar a mamar mais vezes, talvez por períodos mais longos do que antes. E, ele pode ser muito exigente. Seus padrões de sono também podem se tornar muito incomuns e inconsistentes. Ele pode estar dormindo muito mais ou não dormir quase nada.

Os principais picos de crescimento ocorrem em aproximadamente duas, três e seis semanas, depois três e seis meses. Naturalmente, haverá outras vezes onde você pôde observar dias de aumento da frequência de mamadas, vai notar que nestes momentos, é quando seu filho cresce.

É um pico de crescimento ou algo mais?

Muitas mães questionam se seus bebês estão mamando mais porque estão com fome ou simplesmente porque acham reconfortante mamar.

Se você sente que seu recém-nascido não se alimentou bem (você pode ouvir engolir, seu peito fica muito mais macio depois de ter começado com um peito muito cheio, e seu bebê parece geralmente relaxado), o que fazer?

Coloque-o de volta ao peito. Tente amamentar novamente de preferência do mesmo lado que você acabou de amamentar, se ele não quiser, tente o outro lado. O bebê pode ter se aconchegado antes de terminar completamente a mamada. (às vezes leva apenas mais 5 minutos de amamentação ou menos para que um bebê fique totalmente satisfeito.)

E quando o bebê esta satisfeito, não quer mais o peito e ainda esta agitado ou irritado?

Dê um passeio. Se você se sentir confiante de que a alimentação foi bem, tente uma caminhada com o bebê para espairecer, os dois. Às vezes, os bebês têm dificuldade em se acalmar e quando começam a se tornar irritados, a maioria das mães acham que ainda estão com fome. O melhor teste é ver o que acontece quando você o coloca no carrinho ou em um sling e vai passear.

Questões comuns de mães durante os picos crescimento de um bebê amamentado:

Muitas vezes, as mães se sentem ansiosas por que seus bebês estão irritados e mamando com muito mais freqüência que o normal. Acham que têm uma baixa produção de leite materno. Você pode dizer a diferença entre um pico de crescimento real e um problema com a sua oferta de leite materno e por quanto tempo dura esse estágio.

Os momentos de picos de crescimento são provisórios, terminando tão rapidamente como começaram.

No entanto, uma baixa produção de leite materno vai ficar e se instalar, interferir no ganho de peso muito mais do que um pico de crescimento. As diferenças podem ser notadas na balança e nas fraldas do bebê que diminuem a frequência de troca.

Enquanto seu bebê está passando por um pico de crescimento, fique tranquila e siga amamentando em livre demanda.

Amamente com freqüência e cuide de si mesma também. Tente descansar um pouco, comer o melhor que puder e se hidratar sempre que sentir necessidade.
Se seus seios ficam mais murchos e não tão cheios como de costume, isso é normal. Seios murchos não significa automaticamente que você tem menos leite. Se seu bebê está mamando constantemente, ele está apenas dizendo ao seu corpo para produzir mais leite. Seu corpo irá responder de acordo.

Irritação é o problema mais perceptível visto em bebês durante um pico de crescimento.

Quando um bebê fica irritadiço, a resposta da mãe é amamentar porque ela sabe que terá o efeito mais calmante. Se o bebê é freqüentemente alimentado durante este estágio, a agitação pode diminuir. Além disso, se houver uma interrupção no padrão de sono, o bebê pode estar cansado, e pode ser mais difícil fazê-lo se acalmar. Pode parecer um ciclo interminável em um certo ponto, mas fique calma e focada em dar ao seu bebê o que ele precisa.

E se seu bebê estiver sonolento durante nos picos de crescimento?

Seu filho pode dormir muito durante picos de crescimento, e isso é normal. Acordar um bebê dormindo para amamentar durante este tempo não é recomendado. Seu pequeno corpo está trabalhando muito duro – se ele está dormindo, você pode deixá-lo dormir por um tempo. Mas, tenha em mente que os recém-nascidos devem mamar pelo menos a cada 3 horas. Quanto mais velho o seu filho, mais tempo você pode deixá-lo dormir entre as refeições, se ele estiver crescendo bem e estiver saudável.

Quando falar com o pediatra do seu bebê?

Picos de crescimento podem ser frustrantes e exaustivos, mas tenha em mente que eles são temporários e essenciais para o crescimento saudável e desenvolvimento de seu filho. No entanto, se o seu bebê não voltar para a rotina de amamentação normal em poucos dias, pode ser algo mais do que apenas um pico de crescimento. É melhor conversar com o médico para ele examinar seu bebê e descobrir o que pode estar acontecendo.

Leia também:

Fontes: American Academy of Pediatrics Section on Breastfeeding. 10 Steps to Support Parents Choice to Breastfeed Their Baby. 1999.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding A Guide For The Medical Profession Eighth Edition. Elsevier Health Sciences. 2015.


Like it? Share with your friends!

3.9k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)