Paris Tem Primeiro Supermercado Sem Embalagens

1 min


Você já entrou em um supermercado sem embalagens? O mercado do futuro não tem embalagens e seus produtos são eco-conscientes usando o mínimo de embalagens possíveis.

A iniciativa que começou em pequenos negócios promete ter cada vez mais adeptos. Já falamos aqui antes sobre o primeiro supermercado a não usar embalagens em Berlim, na Alemanha. Agora foi a vez de Paris aderir a iniciativa. A capital francesa, assim como Berlim agora tem o seu primeiro supermercado totalmente sem embalagens.

Com uma variedade de pelo menos 250 tipos de produtos como cereais, frutas, legumes, massas, manteiga, queijo, entre outros produtos completamente orgânicos seguindo o mesmo esquema de fornecedores de Berlim e que conta com pequenos produtores locais.

Batizado de Biocoop 21, uma homenagem à COP 21 (21ª Conferência de Clima da ONU que acontece neste ano), assim como em Berlim o supermercado em Paris vende seus produtos a granel e os consumidores podem levar seus recipientes de casa ou usar os frascos de vidro e sacolas reutilizáveis de algodão disponibilizadas pelo próprio mercado.

Supermercado do futuro em Paris.
Supermercado do futuro em Paris.
Supermercado do futuro em Paris.
Supermercado do futuro em Paris.

No entanto, muito diferente de Berlim, a Biocoop 21 ainda é uma experiência e fecha em 30 de dezembro. A expectativa é que a loja faça sucesso e ganhe muitos adeptos, o que a faria reabrir e ampliar.

Cruzem os dedos, vamos torcer para que este empreendimento dê certo e continue aberto e que iniciativas como estas se espalhem pelo mundo.

Afinal precisamos de novas idéias que além de serem amigas do planeta utilizando menos embalagens, que sejam também amigas na nossa saúde com produtos com menos agrotóxicos e mais naturais.

Veja o vídeo da iniciativa mostrando como é o mercado por dentro:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual