Os Primeiros Mil Dias do Bebê e Sua Importância Até a Vida Adulta

Nos dois primeiros anos a criança tem oportunidade de crescer acima da média e se tornar um adulto saudável se, além da amamentação, receber imunização e boa assistência à saúde.3 min


Os 270 dias da gestação mais os 730 dos dois primeiros anos de vida, mais conhecidos como os primeiros mil dias do bebê, são uma janela de oportunidades.

Isto porque os primeiros mil dias do bebê são a chance que os pais tem de influenciar o desenvolvimento dos filhos e ajudá-los a se tornarem adultos mais saudáveis.

Em teoria a receita é simples: proteção, aconchego e alimentação saudável são os itens básicos para que os primeiros mil dias do bebê  o influenciem positivamente pelo resto da vida.

>> Desenvolvimento do Bebê: Acompanhe o Crescimento e Dicas Úteis

A idéia a respeito da criação dos filhos coloca os pais como agentes de mudança no sentido de serem, de fato, relevantes até mesmo na vida adulta do filho.

Quando se trata da alimentação saudável nos primeiros mil dias:

  1. Gestação com alimentação balanceada e equilibrada
  2. Aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de idade
  3. Introdução alimentar saudável livre de industrializados, guloseimas, doces, pacotes, latas, em geral.

Basicamente: frutas, verduras, legumes, grãos e tudo que vem da terra pra mesa.

A nutrição adequada reduz o risco de desenvolver, na idade adulta, obesidade e doenças cardiovasculares. Atestam estudos populacionais conduzidos em cinco países em desenvolvimento (Brasil, África do Sul, Guatemala, Filipinas e Índia), além de um melhor desempenho intelectual.

O que mais influenciou o acúmulo de gordura não foi a duração do aleitamento, mas a precocidade da introdução de outros alimentos na dieta da criança”, afirma Victora, professor da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Marina Rea, do Instituto de Saúde (IS) de São Paulo, e Ana Maria Corrêa, da Universidade Estadual de Campinas, verificaram anos atrás que as crianças que recebiam mamadeiras e outros alimentos nos primeiros meses de vida consumiam até 50% mais calorias que o ideal (veja a Pesquisa FAPESP nº 123).

As dificuldades:

As dificuldades com a amamentação exclusiva passam por uma série de fatores. Entre eles:

  • Falta de informação das mães a respeito dos benefícios do aleitamento materno exclusivo,
  • Volta ao trabalho,
  • Políticas públicas que não ajudam a mãe com uma licença maternidade adequada,
  • Apoio das empresas com salas de amamentação e ordenha,
  • Médicos que não respeitam as recomendações da OMS a respeito da alimentação infantil, inserindo precocemente alimentos na dieta do bebê.

Artigos sobre volta ao trabalho: Volta ao trabalho e amamentação.

Nos dois primeiros anos a criança ainda tem oportunidade de crescer acima da média e se tornar um adulto saudável se, além da amamentação adequada, receber imunização e boa assistência à saúde, diz o epidemiologista.

Victora chama esta fase importante na vida do bebê de “mil dias de oportunidades”, pois os órgãos ainda se encontram em formação: os ossos estão se alongando, os músculos se fortalecendo e o cérebro ganhando volume (atinge 70% do tamanho final no segundo ano).

>> Comida para Bebê de 1 Ano: quais são suas expectativas?

Antigamente acreditava-se que os problemas de saúde eram desencadeados por ações imediatas e próximas a idade adulta, hoje sabemos que uma série de problemas de saúde tem seu gatilho iniciado enquanto ainda estamos no útero de nossa mãe. Isto significa que práticas alimentares saudáveis desde a gestação e nascimento, vão fazer diferença na idade adulta e hoje podemos tentar diminuir a incidência destes problemas antecipadamente.

Proteção e aconchego, fatores também muito importantes.

>> Todo bebê precisa de colo, calor e conexão

Fortalecer vínculos, dar carinho e afeto ao bebê, fazendo com quê ele se sinta protegido e aconchegado no seio materno e familiar é um dos fatores também fundamentais que tornam os primeiros mil dias tão importantes.

A amamentação esta presente porque além de alimentar o bebê, fortalece o vínculo afetivo com a mãe, o consola e protege em momentos de tensão, medo, dor, choro e estresse.

>> Amamentar é mais do que alimentar: 10 motivos que tornam leite materno alimento pra alma

A criança que desenvolve uma base emocional sólida, tende a ser mais segura no futuro. Brinque, se faça presente na vida do seu bebê. Além de estimular a criatividade e o desenvolvimento cognitivo, as brincadeiras promovem a interação da família, de modo que a criança se sinta mais segura e amada.

Um tipo de criação que acaba englobando todo o conceito dos primeiros mil dias do bebê é a famosa criação com apego, pois ela possui todas as bases e princípios que garantem não apenas os primeiros mil dias, mas toda uma vida de oportunidades de vínculo fortalecido, saúde física e emocional.

>> O que é Criação com Apego e seus 8 princípios

E um sonho para os primeiros mil dias do bebê: tudo que o Dr. José Martins diz, se transformando em realidade:

Leia também:


Suelen Maistro
Mãe do Fe. Criadora dos portais Mãe Pop e Sue Maistro. Artista Visual, Diretora de Arte e Tattoo Artist. Pesquisa e estuda temas relacionados a amamentação, educação, criação, psicologia, ciência, arte e design. Mas não se engane, as vezes jogo conversa fora em artigos despretensiosos, pouco importantes e irônicos. Bem vinda a minha casa virtual