Tempo de leitura deste artigo:6 minutos

Já se perguntou o que acontece com seu corpo após ter um bebê? O que esperar de seus seios, ossos e muito mais.

Muitas pessoas falam sobre o que esperar durante a gravidez e como a gravidez muda o seu corpo, e até o que esperar sobre seu bebê, mas nada geralmente é detalhado e sempre meio confuso sobre depois de ter o bebê, já que cada uma pode mudar de forma e intensidade diferentes, mas o que acontece com seu corpo após ter um bebê, de fato?

Provavelmente, você já experimentou algumas mudanças significativas em seu corpo na gravidez e durante o período pós-parto, mas pode haver ainda mais mudanças que você pode não perceber necessariamente – e elas são todas normais.

Seus Seios

Durante a gravidez, seus seios provavelmente aumentaram significativamente em tamanho e suas aréolas (a área ao redor de seus mamilos) provavelmente se tornam maiores e mais escuras. Após o nascimento, se você está amamentando, seus seios continuarão maiores em tamanho bem como suas glândulas mamárias iniciam a produção de leite materno.

Você vai notar que seus seios mudam de tamanho, principalmente quando ficam ingurgitados e muito cheios de leite, mas suas aréolas também irão reduzir um pouco de tamanho sem os hormônios da gravidez agitando seu corpo.

Depois de amamentar, seus seios também podem mudar significativamente de forma e aparência – você pode notar estrias, pele fina e alguma flacidez, mas isso geralmente é devido à mudança de tamanho extrema que seus seios sofrem durante a gravidez e a amamentação e não são um resultado direto da própria amamentação. Veja aqui: Amamentar deixa os seios flácidos?

Seus ossos
Pode soar um pouco louco, mas seus ossos podem literalmente alargar durante a gravidez para acomodar o peso crescente de seu bebê e seu tamanho alterado.

Dois dos lugares mais comuns que as mulheres percebem esta mudança está em seus quadris e pés. Mesmo se você pesar o mesmo depois de ter um bebê, você provavelmente não conseguirá usar o mesmo tamanho de roupa ou tamanho de sapato, pois seus quadris e pés podem alargar permanentemente após a gravidez e o nascimento.
Eu usava calçados de número 36 e agora alguns precisam ser um número maior. Acontece.

Sua temperatura

Quando eu tive bebê, acordei encharcada de suor no meio da noite alguns dias depois de dar à luz e eu pensei que havia algo errado comigo. Ninguém tinha me avisado sobre suores noturnos pós-parto e eu não tinha idéia de que o que eu estava experimentando era muito, muito normal. Meus pés, antes frios e as vezes até gelados, se tornaram quentes.

Depois de ter um bebê, algumas coisas acontecem que podem causar-lhe ter suores noturnos bem significativos.

  • Seu corpo está ativamente tentando liberar todo o líquido extra que  acumulou durante a gravidez e o parto.
  • Seus hormônios estão por toda parte tentando se regular novamente.
  • A regulação de temperatura em seu corpo está se ajustando ao fato de que não está mais aquecendo outro ser humano, então pense nisso como um forno com algum combustível extra por um tempo – ele só precisa queimar o fogo extra até acabar.
  • Tenha certeza de que o suores noturno pós-parto não duram para sempre, mas eles podem ser desagradáveis se você não está esperando por eles. Tente dormir em camadas frias e finas e considere adicionar um ventilador em seu quarto para se refrescar. Como um bônus adicional, um quarto bem ventilado ou um ventilador leve têm sido associados à redução da taxa de síndrome de morte súbita infantil, segundo a Academia Americana de Pediatria, então se você faz co-sleeping ou cama compartilhada, você e seu bebê se beneficiarão com o quarto bem ventilado e fresco.

Seu cabelo

A maioria das mulheres pode esperar perder cabelo após a gravidez. No entanto, você não está realmente perdendo cabelo, está perdendo o cabelo extra que você não perdeu durante a gravidez. Durante a gravidez, você desenvolveu folículos pilosos extra, por isso dá a aparência de que seu cabelo é mais espesso e brilhante. (Olá, brilho da gravidez!) Após a gravidez, os folículos pilosos desaparecem gradualmente, assim qualquer excesso de cabelo que cresceu vai cair. Então, sim, você vai perder cabelo após a gravidez, mas não é nada para se preocupar, porque era apenas extra. Veja mais sobre isto aqui: Amamentar faz o cabelo cair? Causas da queda e o que fazer

Seu cérebro

O cérebro das mães mudam durante a gravidez e no pós-parto. A maternidade realmente transforma nossas vidas e nos faz renascer. Mas não se preocupe que, principalmente, no seu cérebro, a mudança é para melhor. Seu cérebro passa por uma transformação onde ele se refina, se reconfigura de forma que possa atender as demandas do bebê e suas necessidades. Então, é como se nossa placa mãe aumentasse seu desempenho para poder executar todas as funções e desafios da maternidade. Veja um artigo completo sobre isto aqui: Cérebro de mães fica turbinado após o nascimento dos filhos.

Sua psiquê (mente, alma, espírito)

A maternidade é capaz de transformar sua vida de dentro para fora, da casca à semente. A forma como você percebe o mundo e o outro muda, seus conceitos sobre o que realmente é importante na vida, mudam. Você se reconstrói, se torna outra sendo a mesma. Seu olhar se expande, você se torna alada e até destemida. E o motivo é claro: proteger, criar, amar a cria. Veja todas as transformações que uma mãe experimenta aqui: Ser mãe é se desprender da vida de antes, aqui: Superação de conflitos internos, amamentação e a cura materna e aqui: 1,2,3 respira… serás mãe por toda uma vida

Imagem de capa: Fotógrafa Ashlee Wells Jackson criadora do 4th Trimester Bodies Project

 

Deixe um Comentário

comments