Menstruar diminui o leite materno? Quando a menstruação volta?

3 min


1.1k shares
Menstruar diminui o leite materno

Ainda hoje, muitas mães acreditam que menstruar diminui o leite materno.

A idéia de que menstruar diminui o leite materno pode estressar a maioria das mães, principalmente quando ciclo volta pouco tempo depois do nascimento do bebê.

Amamentar pode fazer com quê o período menstrual demore meses para voltar ao normal, no entanto, isto não é uma regra. Algumas mulheres terão a menstruação de volta assim que seu corpo se recupera do parto.

Vamos entender o que é cada fase:

1. Sangramento pós-parto

Este sangramento não é menstrual. Ele é uma mistura de sangue, muco e tecido do revestimento do útero, que esta se limpando depois de ter trabalhando por 9 meses no desenvolvimento do bebê. Costuma ter um vermelho brilhante nos primeiros dias, coágulos e por ser bem intenso.

Com o passar dos dias fica mais claro e diminui a intensidade. Depois virá marrom, eventualmente amarelo. Ele pode durar até 6 semanas.

2. Primeira menstruação após o nascimento do bebê

Pode acontecer em até 6 semanas após o nascimento do bebê, principalmente se você não estiver amamentando. Há mulheres que mesmo amamentando, a menstruação volta em até 3 meses. O prazo varia de mulher para mulher. Enquanto com algumas a menstruação pode voltar rapidamente, outras podem passar até um ano ou mais sem menstruar novamente se continuar amamentando.

Sua menstruação poderá vir mais cedo se:

  • Você não amamentar
  • Amamenta, mas não exclusivamente.
  • Seu bebê começa a dormir noites inteiras
  • Seu bebê tem mais de 6 meses e inicia a introdução alimentar diminuindo as mamadas (nem todos diminuem as mamadas)
  • Seu filho esta em processo de desmame

Sua menstruação poderá vir mais tarde se:

  • Você amamenta exclusivamente até os 6 meses
  • Seu bebê mama muito de dia e de noite
  • Você faz cama compartilhada e passa o dia inteiro com seu bebê mamando
  • Seu bebê passa mais tempo no seu colo do quê em qualquer outro lugar
  • Você não usa leite artificial, chupetas e mamadeiras

Ordenhar leite materno não é o mesmo que amamentar direto no peito, portanto, ordenhar leite mais do que amamentar (como quando você volta ao trabalho) não tem o efeito de atrasar sua menstruação como quando você esta em casa amamentando diariamente. Portanto, mães que voltam ao trabalho podem ter sua menstruação de volta mais rápido do que mães que estão em casa com seus bebês.

Aumentar as vezes que se amamenta quando o período volta na esperança que ele cesse novamente não funciona. Então quando a menstruação volta, significa que ela veio para ficar até a menopausa.

Quando sua menstruação volta, suas chances de engravidar novamente aumentam. Fique atenta.

Mas você também pode engravidar antes mesmo da sua menstruação voltar. Fique atenta mais ainda. Escrevi sobre isto aqui: É possível ficar grávida amamentando? Entenda

Portanto, se você não deseja engravidar novamente, faça um controle de natalidade usando algum método contraceptivo. Escrevi mais sobre isto aqui: Pode tomar pílula do dia seguinte amamentando? E anticoncepcional comum?

Menstruar diminui o leite materno?

Não. Apesar de muitos acreditarem que menstruar diminui o leite materno, isto não acontece. Menstruar não interfere na quantidade, qualidade ou no sabor do leite materno de forma significativa se você amamenta em livre demanda e não faz uso de bicos artificiais.

Não há a necessidade de desmamar seu bebê quando sua menstruação volta e nem é preciso se preocupar.

Ainda que tenham te dito muitas coisas a respeito, não há evidências de quê menstruar mude qualquer coisa no seu leite, ele continua sendo o melhor para o seu bebê.

Suas flutuações hormonais durante a menstruação podem te causar alguns desconfortos como sentir as mamas mais sensíveis antes da menstruação, irritação ou menos paciência para amamentar. Faz parte do período e assim que a tensão pré-menstrual passar, tudo volta ao normal.

Leia também:

Referências:
American Academy of Pediatrics. New Mother’s Guide To Breastfeeding. Bantam Books. New York. 2011.
Danforth DN. Danforth’s obstetrics and gynecology. Gibbs RS, editor. Lippincott Williams & Wilkins. 2008.
Lawrence, Ruth A., MD, Lawrence, Robert M., MD. Breastfeeding: A Guide For The Medical Profession Eighth Edition. Elsevier Health Sciences. 2015.
Riordan, J., and Wambach, K. Breastfeeding and Human Lactation Fourth Edition. Jones and Bartlett Learning. 2014.
Wiessinger D, West DL, Pitman T. The womanly art of breastfeeding. Random House Digital, Inc. 2010.


Like it? Share with your friends!

1.1k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
2
Uau
Gostei Gostei
8
Gostei
Amei Amei
20
Amei
Ouwn Ouwn
1
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)