Tempo de leitura deste artigo:5 minutos

Mães que amamentam dormem mais a noite e isto parece algo totalmente incoerente, não é mesmo?

A questão é que mães que amamentam dormem mais durante a noite justamente porque o processo de amamentar é mais fácil e prático do que ter que levantar para preparar uma mamadeira.

Estudo mostrou que as mães que amamentam – e seus parceiros – tem uma média de 40-45 minutos a mais de sono por noite em comparação com os pais que alimentam o bebê com mamadeira e fórmula.

Este estudo descreve padrões de sono para mães e pais após o nascimento de seu primeiro filho e compara famílias de amamentação exclusivas com pais que usaram suplementação durante a noite ou a noite aos 3 meses pós-parto.

Como parte de um ensaio clínico randomizado, o estudo utilizou a alimentação infantil e os dados do sono aos 3 meses pós-parto de 133 novas mães e pais. O tipo de alimentação infantil (leite materno ou fórmula) foi determinado a partir dos diários dos pais. O sono foi medido objetivamente usando a técnica de pulso e usando subjetivamente diários. A escala geral de perturbação do sono de lee foi utilizada para estimar o distúrbio do sono percebido.

O que sugere que uma série de situações podem atrapalhar o sono dos pais em bebês que usam fórmula, entre eles o fato deles chorarem mais durante a espera da preparação da mamadeira, não terem o aconchego e calor do seio materno durante o processo entre outras situações. Veja aqui: Amamentar é mais do que alimentar: 10 motivos que tornam leite materno alimento pra alma

Se você amamenta a noite, se sente sempre cansada e com privação de sono, aqui estão algumas informações sobre a amamentação durante a noite do ponto de vista do bebê: Amamentação noturna e o padrão de sono dos bebês

Não só você dorme mais a noite, mas um estudo mostrou que seu bebê também tem menos “distúrbios no sono” do que aqueles bebês que recebem fórmula.
Entenda o estudo aqui: Leite materno ajuda o bebê a dormir melhor

Dicas para facilitar a amamentação durante a noite

Quando seu bebê acorda pronto para mamar siga estas dicas, para ajudar o bebê a se sentir satisfeito e pronto para dormir:

  • Não ligue a luz do quarto. Use uma luz noturna, ou se você tiver a luz na babá eletrônica apenas ligue-a baixo.
  • Troque a fralda do bebê primeiro, porque geralmente o bebê vai adormecer no peito e a última coisa que você quer fazer é acordar aquela criança tranquila mudando sua fralda após a mamada.
  • Mantenha um cobertor coberto sobre a poltrona de amamentação ou onde quer que você dê o peito no meio da noite, para manter você e seu bebê quentinhos.
  • Use um pijama com botões ou uma camiseta com gola V. Dessa forma, facilita o processo de colocar o peito para fora na hora da mamada. Eu usava sempre camisetas com golas V, achava muito mais prático e não sentia frio levantando a blusa.
  • Mantenha seus “itens essenciais” ao lado do local que você amamenta. Meus itens essenciais eram uma fralda de pano para limpar e secar o leite que vazava, fraldas para troca, lenços umedecidos e um copo de água para matar a minha sede.

E se o bebê continuar dormindo durante a amamentação?

Não há problema algum se o bebê dormir mamando ou dormir no peito e sugar ao mesmo tempo. Assim que você perceber que ele entrou em um sono mais profundo, pode tirar gentilmente seu peito da boca do bebê e aconchegá-lo ao seu lado ou no bercinho dele para que você possa voltar a dormir.

Se o seu bebê dorme noites inteiras (por mais de 5 horas) e você esta insegura se deve ou não deixá-lo dormir, veja aqui: Precisa acordar o bebê para mamar?

Quando o bebê dormirá durante toda a noite?

Esta é a pergunta que esta no topo da lista materna, a questão é que não há uma resposta definitiva sobre o assunto pois dormir uma noite inteira para um bebê são apenas 5 horas de sono e seus ciclos de sono mais curtos fazem com quê o bebê acorde durante a noite, independente de mamar ou não no peito. Na verdade, para os que mamam, voltar a dormir no peito é mais rápido do que se não mamassem.

Assim como não é adequado forçar uma criança a andar antes que ela seja fisicamente capaz, não é aconselhável (para o bem-estar emocional e psicológico do bebê) ser pressionado para dormir durante a noite.

Tente olhar para o bebê com empatia e como a parte mais frágil desta relação: o bebê não será bebê para sempre e assim que ele crescer mais, você vai voltar a dormir melhor. Tente apreciar a beleza de compartilhar este momento silencioso e pacífico de mamada noturna com seu filho, sabendo que esta fase certamente passará mais cedo ou mais tarde.

Leia mais:

Deixe um Comentário

comments