Mãe com dificuldade: 17 coisas ridículas que ela ouve

2 min


119 shares
Mãe com dificuldade

Acredito que ser uma mãe com dificuldade é a realidade de quase todas, senão todas nós.

Isso porque a mãe com dificuldade geralmente é aquela que esta tentando acertar e fazer da melhor forma possível. No entanto, a maternidade chega em nossas vidas como um grande furacão que mexe com todas as nossas bases mais profundas.

No meio deste caos interno e grandes mudanças externas, há duas grandes coisas que trabalham contra você:

  1. A percepção e ilusão popular de quê se tornar mãe te torna uma pessoa automaticamente feliz e realizada com ideais acima da realidade.
  2. Nosso desconforto em relação ao nosso novo lugar no mundo e o quanto nos sentimos perdidas a respeito disso.

Obviamente que o nascimento de um filho é o evento mais especial na vida de uma mulher que desejou por meses aquele bebê se formando na barriga. Obviamente que a mãe ama incondicionalmente seu filho. Porém não podemos nos esquecer do quão visceral e transformador é este momento, a ponto de mexer até mesmo com nossa saúde mental.

E o baby blues e a depressão pós parto estão aí para nos provar todos os dias aquilo que evitamos falar o tempo inteiro. A maioria de nós temos medo de falar sobre a tristeza do pós-parto. Existe uma percepção equivocada de que falar sobre o assunto significa não amar seu bebê, o que não é verdade.

E quando a mãe com dificuldade esta no meio do furacão, geralmente ela não ouve coisas que a façam se sentir acolhida ou entendida.

A mãe com dificuldade, provavelmente vai ouvir algumas destas coisas:

  1. Esquece isso que passa.
  2. Sai dessa, só depende de você.
  3. Você é muito sensível!
  4. Você deveria estar feliz!
  5. Você é forte, vai superar.
  6. Um bebê tão lindo e você sofrendo?
  7. Pensa positivo!
  8. O que você fez para causar isto?
  9. Ficar chorando não adianta nada!
  10. Se você falar que esta cansada, vai soar mal para os outros.
  11. Este deveria ser um momento feliz!
  12. Daqui a pouco você esquece!
  13. Você esta fazendo muito drama!
  14. A fulana que ganhou bebê consegue…
  15. Não dá para ser uma boa mãe desta forma, coloque um sorriso no seu rosto!
  16. O que as pessoas vão pensar de você chorando agora que seu bebê nasceu?
  17. Você precisa tentar mais!

Eu entendo que muitas vezes as pessoas tentam ajudar quando dizem certas coisas para uma mãe. E hoje, mais madura e segura em relação ao meu lugar de mãe, entendo que ouvir determinadas coisas não significa ter que fazê-las ou absorve-las.

Percebi ao longo do tempo, como uma mãe com dificuldade que sou, que eu sou a agente transformadora em minha maternagem. Isso significa que sou eu quem dá as cartas.

Me perceber assim me fez tomar uma série de atitudes sobre os comentários nocivos. Ou eu não os absorvo ou eu não os ouço dizendo para a pessoa parar por ali.

Na maioria das vezes, nenhum dos comentários citados acima são úteis. Principalmente quando a mãe esta sozinha e sem apoio. No entanto, quero te dizer, amiga materna:

Nenhum destes comentários ditos a você é realmente sobre você (repete isso várias vezes no pensamento para se fixar no coração).

Ouça a si mesma e não deixe que outras pessoas te impeçam de seguir seus instintos maternos. E se possível, diga para a pessoa que você precisa mais de apoio do quê de qualquer outra coisa.

Seja prática nesta abordagem ao comentário, esclarecendo que você se sentiria menos pressionada, exausta ou triste se tivesse ajuda em  >>coloque aqui um item específico de ajuda prática<< 

Assim, quando a pessoa que mais comenta do que ajuda perceber que participar de verdade significa falar menos e fazer mais, você pode ter certeza que ela irá ao menos tentar diminuir as vezes que fala. 😉

Leia também:


Like it? Share with your friends!

119 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)