Lista do que levar para a maternidade: se prepare para o nascimento

5 min


405 shares
Lista do que levar para maternidade

Durante a gestação pode ser interessante ter uma lista do que levar para maternidade preparada.

E eu vou ser bem sincera, na lista do que levar para maternidade de muitos hospitais, existem coisas totalmente desnecessárias e que, inclusive, podem te atrapalhar no processo de amamentação.

O melhor é ter uma lista do que levar para maternidade realista e que seja de fato, eficiente.

A princípio, vou deixar claro que a nova mãe precisa ter pelo menos 2 contatos importantes para ligar em situações emergenciais:

  1. O número de uma profissional de aleitamento materno que atenda em sua região e que possa ir até o hospital te ajudar com possíveis problemas com a amamentação.
  2. O número do pediatra escolhido para cuidar do bebê após o nascimento (sim, o ideal é fazer esta escolha antes do bebê nascer, visitando o médico e já deixando agendado uma “possível” data para levar o recém-nascido pelo menos 10 dias após o parto. Claro que como não sabemos quando o bebê nasce, esta data de agendamento é estimada.

Lista do que levar para maternidade para a mãe:

2 Pijamas ou camisola com abertura frontal ou transversal para facilitar a amamentação.

Eu levei roupas confortáveis de ficar em casa em vez de pijama, assim eu podia receber as visitas tranquila. (levei 2 peças, mas se quiser se sentir mais segura, leve pelo menos 3)

Sandália de dedo ou chinelo para andar pelo quarto e hospital.

Como gestante você já deve ter percebido que seus pés incharam e pode ser que inchem ainda mais depois do parto por uns dias.

4 Calcinhas confortáveis de cintura alta.

Elas vão te ajudar a usar aqueles absorventes enormes que contêm o sangramento pós-parto e a cintura alta vai te dar uma segurança maior com a sensação estranha que fica a barriga depois do parto. Hoje em dia, muitos médicos não aconselham mais o uso de cintas pós-parto. (pelo menos 4, já que elas podem sujar com os sangramentos)

Meias são sempre bem vindas.

Apesar da amamentação te deixar encalorada, é sempre bom ter meias a mãos caso o tempo mude e esfrie. (2 pares são suficientes)

2. Sutiã de amamentação

São maravilhosos para conter o peso inicial das mamas cheias e provavelmente ingurgitadas no pós-parto, além de facilitar a mamada na hora de oferecer para o bebê. (pelo menos 2 para trocar caso molhem de leite e fiquem com aquele cheirinho de leite azedo)

Escova de dentes, fio dental (isto realmente me fez falta e tive que pedir para meu marido sair para comprar), shampoo e creme para cabelo caso você sinta vontade de lavá-los na maternidade.

1 par de roupas para voltar para casa!

Este item eu esqueci totalmente e meu marido teve que voltar na nossa casa para buscar uma roupa para eu ir embora, claro que a escolha dele não foi exatamente o que eu escolheria para vestir, então, se previna neste sentido para não precisar que seu parceiro(a) faça isso. Você pode usar a mesma roupa que entrou no hospital – se for destas pessoas super práticas -, mas no meu caso, não serviu mais, então se você for usar a mesma roupa para entrar e sair da maternidade, pense que você vai entrar com um barrigão e sair com uma barriga média ou pequena, além de ter que pensar em algo que facilite a amamentação.

Maquiagem é necessária?

Apenas se você gosta e se sente bem assim. Se for o caso, leve. Se for algo que não te faz falta, não leve e fique em paz. Cada mãe sabe como vai se sentir nas fotos tiradas na maternidade e se estar maquiada nestes momentos é importante para você, leve.

Conchas de amamentação e absorventes: precisa mesmo disto?

Não precisa e estes itens além de tudo fazem mal para a amamentação, leve fraldinhas de boca do bebê para conter os vazamentos de leite e não use conchas, nem mesmo se você tiver bicos planos. O ideal é sempre aprender a fazer a pega correta para amamentar, independente do seu tipo de bico.

Apesar de muitas maternidades pedirem, o que mais importa é ter o telefone de uma profissional de aleitamento. Estes produtos podem atrapalhar em vez de ajudar e expliquei direitinho aqui nestes artigos:

Lista do que levar para maternidade para o bebê:

  • Fraldas descartáveis tamanho recém-nascido. A maternidade costuma fornecer, mas eu preferi usar a marca que já tinha escolhido antes.
  • 6 Macacões (não precisa ser RN, mesmo porque, sequer vale a pena comprar este tamanho, já que o bebê perde super rápido).
  • 6 conjuntos de mijão (calça) e body
  • 2 Mantas (pode ser uma de tecido leve e outra mais quentinha)
  • 3 Blusas de frio (pode ser casaquinhos com abertura frontal que facilitam para colocar no comecinho)
  • 6 ou mais paninhos de boca (considerando que você pode usá-los para conter os vazamentos nas mamas também)
  • 6 fraldas de tecido para forrar, cobrir, limpar as lágrimas de felicidade…acredite, você vai usar estas belezinhas para milhares de coisas a partir de agora.
  • 6 pares de meias para aqueles pezinhos minúsculos! 😀

Os itens para o bebê são em maior quantidade, pois, ele pode ter que trocar no meio do dia caso suje. Separe em saquinhos por dia os pares de roupas prontos para que na hora de trocar o bebê fique mais prático e rápido. Recém-nascidos não precisam de produtos como cremes e loções, isto pode causar alergias em sua pele sensível.

Pomadas para assaduras são usadas quando há uma assadura, logo, não precisa encher o bumbum do bebê de pomada. Basta manter a fralda sempre limpa e seca. No começo eu usava algodão molhado em água morninha para trocar o bebê, geralmente a maternidade fornece, caso não, leve lenços umedecidos de recém-nascido.

Lista do que levar para maternidade para o pai ou acompanhante:

  • Pijama
  • Muda de roupa confortável para receber as visitas
  • escova de dentes e outros itens pessoais

Itens importantes para todos:

  • Carteirinha do plano de saúde ou cartão do SUS
  • Cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal
  • Carregador de celular
  • Documentos pessoais de cada um (mãe, pai – acompanhante)
  • Dinheiro trocado
  • Celulares
  • Lembrancinhas e enfeite de porta (caso você tenha feito)

Lembre-se:

Bebês podem ficar até 3 dias internados se nasceram a termo e a mãe sempre fica junto. Como mãe você tem direito a ter um acompanhante inclusive na sala de parta (exija este direito).

Seu bebê pode ficar em alojamento conjunto com você o tempo inteiro. Eu fiz assim e facilitou a amamentação, além de evitar que o hospital desse glicose ou leite artificial sem que eu realmente precisa-se. Fique de olho e deixe claro que deseja amamentar e que não irá dar outro leite.

Eu fiz cesárea e dava banho, trocava e ficava o tempo inteiro com meu bebê no quarto, com a ajuda do meu marido. Obviamente que nem todas reagem da mesma forma, mas se for possível, já comece fazendo estas coisas pelo seu bebê: qualquer contato, mesmo os de cuidados, ajudam na produção e descida do leite.

É comum novas mães se sentirem inseguras nos cuidados com o bebê, se for o caso, peça ajuda as enfermeiras, mas participe de tudo para aprender e se sentir mais segura.

Sua lista do que levar para maternidade esta garantida, agora basta garantir as informações importantes para saber antes de ter o bebê. Aqui no portal na aba gestação e amamentação há muitas informações importantes, mas abaixo selecionei algumas bem interessantes para sempre ter em mente quando o bebê nascer.

Informações importantes para saber antes do bebê nascer:


Like it? Share with your friends!

405 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
6
Gostei
Amei Amei
10
Amei
Ouwn Ouwn
4
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)