Leite no copo para bebês: o melhor método de alimentação depois do peito

2 min


68.3k shares
Leite no copo para bebês

Você sabia que oferecer leite no copo para bebês é um dos melhores métodos de alimentação quando você precisa ordenhar o seu leite ou oferecer um complemento para o bebê?

Mas o que é a alimentação do copo? E como dar leite no copo para bebês?

Alimentação no copo é um método alternativo de alimentação que é usado para fornecer seu leite ordenhado ou um complemento para o bebê amamentado no caso da volta ao trabalho. Se você e seu filho estão sempre juntos, não é preciso oferecer nenhum tipo de complemento e nem mesmo oferecer seu leite em outros recipientes para seu filho.

Quando possível, é sempre melhor amamentar. No entanto, a alimentação do copo pode ser uma boa escolha quando:

  • Você tem um bebê prematuro que ainda não consegue mamar no peito e esta em processo de aprendizado como sugar a mama (depois que o bebê aprende a sugar, a relactação é um método melhor).
  • Seu bebê é incapaz de sugar seu peito por não ter aprendido a pega correta.
  • Você precisa se ausentar por um curto período de tempo.
  • Seu peito esta ferido demais e precisa de um tempo para cicatrizar.
  • Seu bebê decide fazer uma greve de mamadas e se recusa a mamar no peito.
  • Você está para voltar ao trabalho e ele precisa aprender a tomar o leite ordenhando no copo

Dar o leite no copinho para o bebê não é uma nova técnica.

O copo tem sido usado em todo o mundo por séculos, e é considerado uma maneira segura de alimentar os bebês, mesmo quando eles são prematuros.

Ao escolher usar um copo para oferecer leite ao seu bebê em vez da mamadeira, você impede que seu filho desenvolva problemas ortodônticos causados pelos bicos da mamadeira e chupeta, bem como impede que ele entre em processo de confusão de bicos e largue seu peito.

Os melhores copos para oferecer leite ao bebê são os pequenos que têm bordas redondas e partes superiores abertas.

Quando o bebê é prematuro, copinhos como aqueles de pinga, bem pequenos, são uma boa opção. Bebês maiores podem solicitar um copo médio porque seu consumo de leite é maior. Copos de bicos, nem mesmo os rígidos são recomendados.

Alimentar o bebê no copinho não é algo difícil e ensinei exatamente como fazer isto aqui neste artigo: Como descongelar e oferecer leite materno ao bebê.

Dar o leite no copinho é um processo de aprendizagem para quem esta oferecendo e principalmente para o bebê.

Como o tempo a habilidade neste processo se desenvolve e se torna fácil. Como todo processo de aprendizado, exige-se paciência e tempo, mas vale muito a pena.

Se você vai voltar a trabalhar, comece o processo de aprendizagem com o seu bebê com dias de antecedência para dar tempo para que ele aprenda a tomar o leite no copinho.

É importante que o conteúdo do copo não seja derramado na boca do bebê. Em vez disso, o bebê pode aprender a usar a língua para lentamente tomar o leite em sua boca e depois engoli-lo.

Vantagens da alimentação do copo

  • Fornecer o leite sem o uso da mamadeira. Isso pode ajudar a evitar a “confusão de bicos” e o desenvolvimento da troca do peito pela mamadeira.
  • É mais higiênico do que usar mamadeira e copos de transição.
  • Ajuda para que a amamentação se mantenha mesmo na volta ao trabalho e da continuação da amamentação por um longo período de tempo.
  • Não causa problemas ortodônticos no bebê
  • Não causa problemas como infecções pelo acúmulo de bactérias que a mamadeira tem em partes que não é possível ser bem higienizada.

O que considerar para o uso do copo

Se o seu bebê precisa aprender a sugar, o copo não fornecerá este treino para ele, nem a mamadeira. Portanto, o atendimento de uma consultora de aleitamento materno para ensinar seu bebê a sugar diretamente no peito é o ideal, ou, sua visita a um banco de leite.

Para bebês recém-nascidos o copo só deve ser usado para momentos emergenciais ou ausência materna, em todo o resto do tempo amamentar no peito é a melhor opção.

Na volta ao trabalho, a dupla copo e peito materno funcionam muito bem e se complementam. Não é preciso desmamar o bebê do copo quando ele deixar de mamar no peito, como acontece com as mamadeiras. O copo é o objeto que todos nós já usamos, o bebê é perfeitamente capaz de aprender a usá-lo desde sempre.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

68.3k shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
2
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
2
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)