Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

Leite materno é o principal alimento do bebê até um ano de idade, mesmo depois da introdução alimentar.

É comum mães se desesperaram após o sexto mês quando o bebê rejeita e cospe tudo, no entanto, é preciso saber que o leite materno é o principal alimento do bebê até 1 ano de idade e não até 6 meses de idade.

Isto porque quando se inicia a introdução alimentar do bebê com seis meses de idade, o processo é apenas para que o bebê comece a aprender a mastigar, conhecer alimentos, suas texturas e sabor.

É claro que o bebê não vai comer um pratão de comida e é claro que ele vai cuspir e as vezes até chorar porque não quer a comida. É tudo normal, relaxe.

Seu bebê esta aprendendo sobre um mundo novo cheios de sabores, texturas e cheiros. Ele esta começando a descobrir que o alimento dele não vem apenas do peito de sua mãe, mas agora de outras fontes. E tudo é uma grande novidade.

Esta é uma mudança considerável na vida do bebê e ele pode reagir de diversas formas. Claro que teremos aqueles bebês que irão adorar a nova experiência alimentar e se divertir, mas a maioria, isto mesmo, a maioria, vai detestar.

Mudanças incomodam a maioria das pessoas. Não é mesmo?

Então, não precisa se preocupar se o seu bebê iniciou a introdução alimentar e mais cospe e choraminga do que come, não force a barra. Dê tempo para ele, ele tem este tempo: afinal, o leite materno é o principal alimento do bebê até 1 ano de idade e só se torna complementar a alimentação, após esta idade.

E é por isso que você também pode amamentar antes, durante e depois das refeições sem problema algum. Se o leite materno é o principal alimento do bebê até 1 ano de idade, porque regular mamadas após a introdução alimentar? Não faz o menor sentido, não é mesmo?

Alguns médicos vão dizer para regular as mamadas e diminuir as vezes que o bebê mama durante o dia, porque na verdade estão totalmente desatualizados sobre aleitamento materno (aliás, a grande maioria esta) e não se interessam em estudar sobre os avanços e novas pesquisas neste campo.

Alguns médicos são responsáveis por todo o estresse causado no bebê durante a introdução alimentar quando o bebê quer mamar no peito e por indicação médica, a mãe nega o peito. Então o bebê nem come e nem mama no peito. Isto sim é um grande perigo a saúde física e emocional do bebê.

Ainda mais porque o bebê não vai comer a comida para encher a barriga, ele vai comer para aprender e conhecer o alimento novo. Lembre-se sempre disto.

Ahh, mas o bebê vai passar fome!

Não vai, fica tranquila. Seu bebê se alimentou de leite materno por 6 meses apenas, ele não vai passar fome enquanto mama no peito até aprender a mastigar e engolir o alimento.

Ahh, mas o leite materno não sustenta mais!

Opa, espera aí. Leite materno tem validade indeterminada e nutrientes enquanto o bebê mamar, mesmo por mais de 2 anos. E como esta no título: o leite materno é o principal alimento do bebê até 1 ano de idade, logo, falar que ele não sustenta o bebê de pouco mais de 6 meses não faz o menor sentido, ok?

Sem desespero, sem apelar para táticas que estressam o bebê, ele esta aprendendo. Dê tempo para ele.

Corte os palpites, olhe para o seu bebê, siga as evidências científicas, a informação de qualidade e seja feliz sem se deixar abalar pelos palpiteiros de plantão.

Leia também:

 

Deixe um Comentário

comments