Tempo de leitura deste artigo:3 minutos

Você já deve ter ouvido falarem sobre isto, mas afinal, leite de peito seca de um dia para outro? Assim, no nada?

A resposta para esta pergunta é não. E depois deste artigo se alguém te perguntar se leite de peito seca de um dia para o outro, você já saberá o que responder. Todas que dizem isto provavelmente ainda não identificaram o que aconteceu com sua amamentação.

A idéia de que leite de peito seca de um dia para o outro é bastante difundida e é preciso esclarecer.

O corpo da mãe pode levar até 40 dias para que pare completamente de produzir leite sem nenhum tipo de estímulo. Ainda assim, existem mulheres que depois de cessar a amamentação, ainda continuaram produzindo leite em pequena quantidade por mais de 1 ano.

Então não faz o menor sentido o leite “secar” de um dia para o outro.

O que pode acontecer é apenas uma pausa na ejeção do leite devido a algum fator emocional forte, mas isto não afeta a produção de leite materno e muito menos a fisiologia da mama.

Costuma ser um fator hormonal, mas que assim como as emoções, volta a se estabilizar rapidamente assim que a mãe se acalma.

Os níveis hormonais influenciam na amamentação.

Se você estiver ansiosa, preocupada e nervosa seus níveis de ocitocina tendem a cair e isto pode impedir a ejeção do leite (não sua produção, que fique claro). Assim que você se acalma e relaxa, os níveis de ocitocina sobem de novo e seu leite volta a ser ejetado normalmente.

Além disto, a produção de leite materno pode diminuir devido a uma série de problemas como posições inadequadas, pega errada, uso de bicos artificiais e determinar horários de mamadas, mas logo que estes empecilhos sejam deixados de lado durante a amamentação, a produção volta a se estabilizar.

Veja o que já falei sobre isto aqui: O ciclo de problemas: chupeta, mamadeira e baixa produção de leite materno e aqui: Como aumentar o leite materno

Existe um outro fato que pode deixar algumas mães confusas achando que seu leite secou, quando na verdade houve apenas um ajuste de produção. Isto significa que o peito que antes ficava duro e bem cheio de leite, passa a produzir de acordo com a mamada do bebê, sem excessos e expliquei mais sobre isto aqui: Porque o leite diminui aos 3 meses

Então fique atenta, é praticamente impossível que seu leite “seque” de um dia para o outro. Confie na sua capacidade de nutrir seu filho e se informe bastante.

 

 

Deixe um Comentário

comments