Lanches saudáveis para a escola: 15 ideias para seu filho comer melhor

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lanches saudáveis para a escola

Quando você fala em lanches saudáveis para a escola, muitos pensam ser complicado.

Porque o conceito de lanches saudáveis para a escola pode parecer algo difícil e caro de se fazer no dia a dia. Eu garanto que não é.

Ter uma lista de opções de lanches saudáveis para a escola irá facilitar mais ainda o seu dia.

O quê seria realmente uma opção melhor em termos de lancheira para nossos filhos? A pergunta parece ser complicada, mas depois de ver esta lista você verá que nem é tanto assim.

O quê deve idealmente compor uma lancheira?

Fique atenta se o seu filho estuda de manhã ou de tarde. Isto pode mudar alguns itens do lanche. Tente montar lanches que estejam dentro de grupos alimentares adequados como:

  1. Fruta ou legumes (possuem vitaminas, mineirais e fibras)
  2. Carboidrato (pães e cereais)
  3. Proteína ou produto lácteo (lembrando que para menores de 1 ano que mamam no peito, o leite de vaca não deve ser oferecido – queijo, leite de vaca, iogurte)
  4. Bebida (não é suco de caixinha, viu? – água, água saborizada, água de coco, suco natural – outro lembrete: crianças menores de 1 ano não devem tomar sucos, de nenhum tipo)

>> Suco para bebê: a partir de qual idade?

Dicas de lanches saudáveis para a lancheira

1. Manga picadinha

+ mini pãozinho integral com manteiga de verdade (aviação é uma de verdade) ou requeijão + suco de uva integral (eu mando água também)

2. Banana

+ Bolo caseiro + fatia de queijo branco + suco

3. Pêra

+ pão integral com geléia natural + castanhas de caju + suco

4. Maça

+ biscoito de arroz camil + requeijão + água de coco

5. Banana

+ cereal integral + iogurte + água

6. Mexerica

+ milho cozido + queijo branco + suco

7. Mamão picadinho

+ bolo caseiro + queijo branco + água saborizada de hortelã e abacaxi

8. Melancia

+ mini pão integral com requeijão + nozes + água

9. Salada de frutas

+ cereal integral + iogurte + água

10. Manga picada

+ granola + queijo branco + água de coco

11. Mexerica

+ pão de queijo caseiro + iogurte + água

12. Cenourinhas baby

+ mini pão integral + requeijão + suco

13. Banana

+ biscoito de arroz com geléia + queijo branco em cubinhos + suco

14. Maça

+ torradinha integral + Nuts com frutas secas (castanhas, nozes, uva passa, amêndoas) + iogurte + água

15. Salada de fruta

+ cereais + mel (apenas acima de 1 ano) + iogurte

Veja: existem crianças que não comem tudo isso. Nem sempre você mandará tudo isto, com o tempo você vai aprender sobre a quantidade que seu filho come e o que deve ou não mandar.

Faça listas de compras semanais pensando nas frutas da estação e na lancheira diária.

Você pode mudar as combinações. Haverá fases que seu filho irá preferir levar maça ou outra fruta todo santo dia e ok. Antes a mesma fruta todo santo dia do que o salgadinho, não é mesmo?

O suco de uva integral é uma mão na roda no dia a dia. Você consegue evitar o suco de caixinha e envia algo mais saudável. Mas veja, nem sempre precisa de suco. O meu filho toma água no lugar de suco sem problema e adora.

Se você quiser enviar suco mesmo assim, tente preparar antes da saída para a escola ou congelar cubinhos da fruta batida e colocar no squeeze de seu filho congelado, até a hora dele tomar, terá descongelado, basta avisar as professoras para sacudir o suco na hora de oferecer.

Chame seu filho para montar a lancheira com você. Aqui em casa eu chamo meu filho para me “ajudar” a fazer a lancheira dele e ele participa do processo, assim fica mais animado com o que leva.

“Mas as frutas tem agrotóxico! Não posso comprar orgânicas.”

Nem eu. Antes comer a fruta com agrotóxico do que não comer nenhuma. Os benefícios da fruta mesmo sem ser orgânica é maior do que itens industrializados.

Frutas da estação possuem menos agrotóxicos e são mais baratas, opte por elas.

Invista em uma boa lancheira com compartimentos separados e em potes pequenos, onde você pode enviar os itens separados e protegidos uns dos outros. Sempre envie as frutas lavadas e secas.

Uma boa alimentação começa no mercado. Não adianta querer que seu filho leve itens saudáveis se em casa ele sabe que tem guloseimas.

Se você se sente insegura sobre o que oferecer, vá a uma consulta com uma nutricionista para que ela te ajude a montar um cardápio de acordo com as necessidades nutricionais do seu filho.

E sempre: converse com a escola sobre o que eles oferecem, participe ativamente da vida escolar do seu filho e questione a escola caso algo que eles ofereçam não seja adequado para a idade e nem saudável.

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