Tempo de leitura deste artigo:4 minutos

Quando se fala em amamentação, muitas coisas vem em mente e uma delas é a posição para se amamentar o bebê. Você conhece a Laid Back Position?

Para facilitar a pega correta e tornar a ordenha feita pelo bebê eficiente, ele também deve estar bem posicionado, o que significa estar confortável e virado de barriga com barriga para sua mãe.

Claro que esta regra não se aplica a todas as idades, mesmo porque, quando o bebê cresce e fica mais autônomo, ele mesmo decide as posições que quer mamar e nem sempre vai ser de barriga virada para a mãe, a diferença desta autonomia em um bebê maior para um recém-nascido é que o bebê maior já é expert na ordenha e mama muito mais rápido, tem uma habilidade motora mais desenvolvida entre outros aspectos.

Já o recém-nascido precisa de uma ajudinha da mãe que o posiciona corretamente caso ela opte por uma posição tradicional como sentada, deitada, cavalinho ou bola de futebol americano, mas isto tudo muda quando a Laid Back Position é usada.

Laid Back Position é um conjunto de posições descontraídas onde mãe e bebê estejam confortáveis e o bebê é estimulado a seguir seus instintos naturais para mamar.

Esta técnica dá autonomia para o recém-nascido que pode buscar a mama sozinho e onde a força da gravidade o ajuda a se posicionar e seguir seus reflexos naturais. Ela também é chamada de nutrição biológica, pois, através do instinto o bebê é capaz de buscar a mama da mãe usando seus reflexos inatos.

Não se trata da mãe posicionar o bebê e sim do bebê se sentir autônomo para seguir seu instinto e feeling mamífero em busca da mama.

Também não significa amamentar pele-a-pele com o bebê, mas claro que sempre que houver este contato entre mãe e bebê, os benefícios aumentam. A Laid Back Position diminui dificuldades com a pega do bebê principalmente nos primeiros dias de nascido, ou seja, não tenha medo de usar estas posições, elas só irão facilitar a sua vida e tornar este momento mais confortável para ambos.

Leia também:

Na Laid Back Position o bebê pode estar com o corpo em vários ângulos diferentes, desde que esteja sob o corpo da mãe que esta confortavelmente reclinado e apoiado com a ajuda de travesseiros ou almofadas, ou seja, a mãe se reclina até que ela colocando o bebê sob seu corpo, o mantenha apoiado sobre o próprio peso pela gravidade e ela não precise usar os braços para apoiá-lo, mas esteja reta o suficiente para manter contato visual com o bebê durante a amamentação.

Alguns bebês maiores usam bastante a Laid Back Position sem que ninguém os tenham ensinado a mamar assim. Veja:

laid_back_positions

As mães que passaram por uma cirurgia cesariana podem amamentar desta forma já que para muitas existem dificuldades em se manter sentada reta ou até mesmo as que estão com a barriga ainda inchada e alta após o parto, isto porque na Laid Back Position o bebê pode abordar a mama em qualquer ângulo e neste caso ele pode inclusive ficar com o corpo virado para os ombros da mãe recostada, como na última figura da imagem acima e mamar tranquilamente sem pressionar a barriga ainda sensível do pós parto.

Faça um exercício lúdico e imagine sua mama e seu bico como o ponto que prende um ponteiro e este ponteiro pode rodar em vários ângulos, ainda assim, mantendo o eixo central.

Um dos benefícios da Laid back Position é reduzir as dores nos mamilos fissurados ou até mesmo preveni-las já que este modo de amamentar facilita bastante a pega correta.

Quando falo em Laid Back Position as associações a estas palavras são uma das melhores descrições: Descontração, conforto, autonomia, reflexos estímulados e instinto.

Se desamarre das posições tradicionais, experimente o novo e tenha certeza que a sensação de estar mais próxima de uma atuação natural e relaxada só trará benefícios para você e o seu bebê.

Veja um vídeo de exemplo onde um recém nascido faz uma das posições instintivas Laid Back:

 

Deixe um Comentário

comments