Hand Spinner: saiba o que é e a partir de qual idade pode usar

1 min


Hand Spinner

Há algum tempo meu filho de 5 anos começou a pedir por um Hand Spinner para brincar.

Eu sequer sabia do que se tratava um Hand Spinner e por isso precisei ir pesquisar sobre o novo brinquedo da moda. Provavelmente, se o seu filho tem mais de 3 anos e frequenta a escola, ele já pode ter pedido também.

Na internet, ví várias pessoas falando sobre ser um acessório para ansiedade e para tratamento de déficit de atenção, entre outras coisas. Talvez ele possa ter uma função desestressante, mas para mim, não passa de um brinquedo.

Um brinquedo que adultos também podem usar, porque não? E sinceramente, brincar e se divertir desestressa qualquer um. Não precisa de um Hand Spinner para isso.

O Hand Spinner é um brinquedo com rolamentos na área interna. A criança o coloca entre os dedos e gira. Algumas crianças maiores aprendem manobras bem bacanas.

Os modelos mais simples possuem de 2 a 3 rolamentos na área interna. A indicação de faixa etária costuma ser acima de 7 anos de idade. Aqui em casa, com 5 anos, o meu filho ganhou um. Então, o uso sempre foi supervisionado. Pelo menos foi assim que resolvi a questão em casa.

Meu filho de 5 anos ganhou um de Led também que tive que confiscar, pois os leds se soltavam e fiquei com medo dele engolir. Ou seja: se o seu for menor do que 7, evite estes modelos ou nem compre.

Pode ter certeza que o Hand Spinner não representa risco maior do que aqueles piões que nós usavámos enrolados no barbante a anos atrás, lembra?

E os acidentes causados pelo uso do Hand Spinner?

O risco de se machucar existe com qualquer brinquedo. Respeitando a faixa etária, o modo correto de se usar e, claro, comprando um modelo aprovado pelo Immetro, não vejo o menor problema. Os riscos diminuem.

Uma criança vai se machucar com brinquedos, basta pisar em um lego ou levar uma bolada na cabeça. Não dá pra fugir muito disto.

Dicas de segurança para o uso do Hand Spinner

  • Não fazer manobras próximas ao rosto. (quando bate no nariz, deve doer)
  • Não comprar para crianças modelos com pontas (como alguns modelos que ví na internet)
  • Optar por modelos com cantos arredondados e de plástico
  • Escolher modelos aprovados pelo Immetro
  • Ensine seu filho a não colocar os dedos dentro dos buracos do Hand Spinner e nem colocar o brinquedo na boca
  • Respeitar a faixa etária do brinquedo

Como brincar com um Hand Spinner 

A idéia é girar o brinquedo entre os dedos. Apoiando a rotação e mantê-la pelo maior tempo que conseguir. Também é possível fazer algumas manobras (para os mais experts). Ele faz um barulho gostoso com a rotação, um ruído branco, como costumo chamar os sons que acalmam. Talvez seja por isso que algumas pessoas dizem que ajuda a acalmar, diminuir a ansiedade e etc.

Quando o brinquedo estiver girando, os mais craques conseguem equilibra-lo passando de uma mão para outra. Ou até girando com um dedo só.

Algumas crianças tentaram manobras na ponta do nariz e próximas ao rosto, acho que foi aí que alguns acidentes aconteceram. Eu não recomendo este tipo de manobra, principalmente se seu filho for mais novo. Lembra sobre usar o brinquedo de acordo com as recomendações?

Aprenda algumas manobras com o Hand Spinner

Impressione seu filho e ensine para ele, oras!

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
1
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)