Forma correta de amamentar: como saber se esta tudo ok?

2 min


Forma correta de amamentar

Existe uma forma correta de amamentar?

Para nós, profissionais de aleitamento materno, a forma correta de amamentar é quando a mãe não enfrenta problemas como dores, fissuras e o bebê consegue se satisfazer. E vou te dizer como superar estas situações.

Ou seja, não há um manual de instruções que se adeque a todas e nem uma forma correta de amamentar para todas. Cada mãe, irá em meio a sua realidade, encontrar um jeitinho que funcione para ela e seu bebê.

No entanto, existem algumas coisas para serem feitas e observadas, para que sua amamentação seja bem sucedida.

Então, se há uma forma correta de amamentar, é aquela em que mãe e bebê estão felizes com a amamentação.

Para que isto aconteça, 3 coisas fundamentais precisam estar dando certo. São elas:

  • Pega correta do bebê
  • Ausência de dores ou fissuras nas mamas
  • Ganho de peso do bebê na medida esperada

Além disso, todo o entorno da mãe precisa estar sendo apoiado pelos familiares e parceiro. Assim, a jornada de amamentação se torna menos difícil.

Ter apoio familiar neste momento tão importante é essencial. Falei mais sobre isto aqui: Apoio na amamentação: o papel da família para mãe e bebê

3 itens essenciais para que a amamentação aconteça:

1. Pega correta do bebê

Quando o bebê faz a pega correta na mama, não há dor. Exatamente. Se você estiver sentindo qualquer tipo de dor, saiba que há alguma coisa para acertar na amamentação. Muitas mulheres se acostumam com sentir dor ao amamentar, mas não é esta a forma correta de amamentar.

Amamentação não é sinônimo de dor física. Para uma pega estar correta é preciso que o bebê abocanhe a maior parte da aréola inferior (não tem problema sobrar aréola na parte superior da mama). Seus lábios ficam voltados para fora com peixinho, sua bochecha fica cheinha e gordinha. A bochecha do bebê não pode fazer covinhas e nem barulhos de estalos.

Aprenda mais sobre a pega correta aqui: Como fazer a pega correta para amamentar seu bebê e não sentir dor

2. Ausência de dores ou fissuras nas mamas

Como mencionei acima, amamentar não deve doer. E muito menos te machucar. Você não pode estar sentindo dores nas mamas, nos bicos e nos braços. Esta bem posicionada e escolher a posição correta para amamentar, vai diminuir dores nas costas e nos braços. Amamentar deitada vai aliviar seu cansaço diariamente.

Aprender a fazer a pega correta para amamentar vai evitar que suas mamas tenham fissuras, machucados mais sérios e até ingurgitamentos e mastites.

3. Ganho de peso do bebê na medida esperada

Esta é uma das preocupações da maioria das mães. Toda mãe deseja que seu bebê ganhe peso de forma adequada mamando no peito e não passe fome. Calma! Amamentar exclusivamente de forma correta não fará seu bebê passar fome. O leite materno irá sustentá-lo na medida certa. Acredite, leite materno é forte!

Se o bebê estiver fazendo a pega correta e ordenhando o leite materno de forma adequada, ele vai ganhar peso. Para isso, também é preciso amamentar em livre-demanda. Bem como, não usar bicos artificiais como chupetas e mamadeiras, pois assim, o bebê mama leite materno em abundância e não ocupa sua sucção na chupeta, por exemplo.

A lista parece difícil e desafiadora. Eu não vou te dizer que não é. Amamentar é difícil e exige muita paciência e resiliência materna. No entanto, é muito gratificante.

Como mãe, você vai se sentir realizada por conseguir fornecer o melhor alimento para seu bebê. Se você estiver com problemas, não hesite em pedir ajuda profissional ou buscar um banco de leite humano. Este tipo de ajuda é essencial para o sucesso também!

Então veja, amamentar de forma correta é também saber que haverão desafios no meio do caminho. Saber buscar ajuda e informação para vencer estes desafios, será importante.

Leia também:


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)