Fimose: como evitar que seu filho tenha e novas recomendações

2 min


255 shares
fimose

Toda mãe de menino vai precisar aprender sobre a fimose em algum momento de sua vida.

A fimose esta presente na vida da grande maioria dos meninos nos primeiros anos de vida. A tendência é que ela se resolva sozinha, mas em alguns casos é preciso cirurgia.

Como sou mãe de menino, precisei fazer minha lição de casa a respeito e entender como cuidar e tratar.

O que é fimose?

O prepúcio esta preso a glande quando a criança não é circuncidada. O prepúcio se separa gradualmente a medida que o menino cresce. A fimose é quando esta camada de pele no prepúcio, que cobre o eixo e a glande do pênis (cabeça do pênis), continua presa.

Quando o prepúcio se solta e expõe a grande (a cabeça do pênis), significa que seu filho não tem a fimose mais. A fimose é uma ocorrência normal nos bebês meninos. E ela pode deixar de existir na vida do menino até seus 5 ou 6 anos de idade. Alguns pediatras esperam que ela esteja se soltando pelo menos até os 3 anos de idade.

Como cuidar da Fimose dos meninos?

Por muitos anos foi aconselhado que se fizessem massagens puxando a pele do pênis para expor a glande. Assim, acreditava-se que a fimose iria se soltar mais rápido. Esta recomendação além de ultrapassada, pode machucar seu filho.

Nunca force o retraimento do prepúcio do seu filho para tentar resolver a fimose. Isto pode causar sangramentos, machucados, infecções e ainda, as cicatrizes formadas podem aumentar a aderência da fimose no pênis e dificultar ainda mais a liberação.

Assim que seu filho crescer um pouco mais (a partir dos 3 anos), ensine ele mesmo a retrair a pele para expor a glande quando urina e quando toma banho para limpar a região.

A limpeza deve ser feita em todos os banhos. Enquanto ele não sabe, a mãe ou cuidador deve fazer este tipo de limpeza para evitar infecções com o acúmulo de sujeira.

Sinais de problemas na fimose:

  • Se notar abaulamento ou inchaços no prepúcio durante a micção
  • Dificuldade de retrair completamente o prepúcio a partir dos 7 anos ou mais
  • Infecções frequentes na região
  • Dores e vermelhidão no pênis e na área

Tratamento para fimose:

O tratamento varia dependendo da gravidade da condição. É possível tratar com segurança e eficácia com um creme tópico receitado pelo pediatra. O médico do seu filho lhe dará instruções sobre o uso correto do creme. Se o creme falhar e o prepúcio permanecer estreito, a circuncisão pode ser necessária.

Referência: Children’s Hospital Of Philadelphia, Division of Urology – Phimosis (2011)

Leia também:


Like it? Share with your friends!

255 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
1
Uau
Gostei Gostei
4
Gostei
Amei Amei
1
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)