Exame de sexagem fetal: é menino ou menina?

1 min


Exame de sexagem fetal

Você sabe como funciona o exame de sexagem fetal e se ele é realmente funciona?

O exame de sexagem fetal é um exame de sangue que pode ser feito pelas gestantes a partir da oitava semana de gestação e nele é possível revelar com uma porcentagem alta de acerto o sexo do bebê.

Muitas mães estão voltando a moda antiga de esperar pelo nascimento pela surpresa do momento e isto é lindo, algumas conseguem segurar a ansiedade para saber através de um ultrassom com um pouco mais de tempo de gravidez. Já outras mães mais ansiosas querem saber logo se esta esperando um menino ou uma menina, tanto para se programar em relação ao enxoval quanto para matar a curiosidade, simplesmente.

Ok! Para todas, claro. Adoro vocês tudo! 😛

Por isso que vim falar como funciona o exame de sexagem fetal.

Imagine que cada célula do nosso corpo tem 46 cromossomos e isto corresponde ao nosso DNA enrolado sobre si mesmo diversas vezes. Metade deles são herdados da mãe e a outra metade do pai. Entre eles estão os cromossomos X e Y. E são eles que determinam o sexo do bebê, nosso ponto central do exame.

Homens tem cromossomos XY e mulheres possuem apenas o X, que é lido como XX.

Durante a realização do exame de sexagem fetal é feito uma coleta de sangue e a análise consiste em buscar na amostra sanguínea o cromossomo Y. Como somente os homens o possuem, a falta dele significa uma bebê menina e caso ele esteja presente significa um bebê menino.

Mas então…E se forem gêmeos?

Amiga materna do céu! Se os bebês estiverem em placentas diferentes (são os chamados gêmeos fraternos), e for encontrado o cromossomo Y significa que pelo menos um deles é menino ou os dois. Ainda pode haver uma surpresinha no nascimento. Se não for encontrado nenhum, opa, serão duas meninocas.

Há outro porém…, eu tomei progesterona a gravidez inteira e isto interfere no exame de sexagem fetal. Então o resultado não é confiável. Somente depois de 10 dias da última dose, mas geralmente quem precisa deste hormônio durante a gravidez, precisa por muitas semanas, como eu precisei, e daí o ultrassom já conta se é menino ou menina.

O índice de acerto do exame de sexagem fetal costuma ser de 99% e o valor varia em uma média de R$ 400,00. Depende muito da sua cidade e estado. Por outro lado, se você aguentar esperar mais um pouco, com cerca de 16 semanas, dá pra saber pelo ultrassom.

Existe também o exame de sexagem fetal de urina. É vendido em um kit teste nas farmácias, para ser realizado em casa por você mesma. É um teste parecido com o teste de gravidez de farmácia. O preço médio é de R$ 290,00. O fabricante afirma que o resultado é 82% a 90% seguro. Este pode ser feito a partir da décima semana de gravidez.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)