Educação Montessori: 5 coisas para saber

2 min


234 shares
educação Montessori

A educação montessori é um objeto de pesquisa para muitas mães, pois é interessante e possui uma abordagem que privilegia o desenvolvimento respeitoso da criança.

A educação Montessori se tornou conhecida com a fundadora do movimento montessori, Maria Montessori. Ela foi a primeira mulher médica na Itália, mas seus interesses e experiências foram muito além da saúde física das pessoas. Ela passou grande parte de sua vida estudando como as crianças aprendem e começou um movimento mundial com escolas que seguiram suas teorias de educação.

Pilares da Educação Montessori

Não existe regulamentação que controle o uso do termo “Montessori”, para que diferentes pais, professores e escolas possam interpretar o método de diferentes maneiras.
Há, no entanto, temas comuns que caracterizam uma educação Montessori.

A espinha dorsal de qualquer educação Montessori é uma filosofia e práticas de ensino destinadas a ajudar as crianças a desenvolver a independência. Mesmo entre crianças com menos de três anos de idade, isso significa fomentar habilidades que permitam às crianças cuidar de suas próprias necessidades, seguir sua própria vontade de forma responsável e explorar suas próprias idéias criativas.

Outras características de uma abordagem Montessori para a educação incluem:

  • Permitir que uma criança dirija sua educação enquanto o pai ou professor oferece apoio
  • Construir e dar confiança para crianças pequenas com encorajamento e reforço positivo
  • Não usar palavras negativas para as crianças ou repreender
  • Ensinar as crianças a respeitar o próximo
  • Criar um ambiente que promove a criatividade e a exploração

Aplicando os princípios Montessori para criação de crianças

Você pode começar a aplicar as teorias de Maria Montessori em qualquer idade, no entanto, há muitas maneiras de integrar princípios Montessori com crianças.

Se você está considerando um centro de assistência à infância Montessori ou quer adaptar suas próprias técnicas de criação para refletir métodos Montessori, existem várias idéias-chave relacionadas à abordagem que você deve considerar.

1. É um modelo orientado para a família.

Se você está pensando em enviar seu filho para uma instituição de cuidados infantis Montessori, isso significa que você precisa estar preparado para ser uma parte ativa da aprendizagem do seu filho, tanto quanto ele está em casa e quando está na escola. Sua contribuição será buscada e sua participação, quando apropriado e possível, será esperada.

2. Interações multi-idade são um elemento central.

Em um ambiente Montessori, seu filho irá interagir regularmente com crianças mais velhas (possivelmente até adolescentes). Isto significa que as crianças mais velhas podem orientar as crianças mais jovens enquanto os menores ajudam os mais velhos a ganharem competências nesta ajuda.

Se você está aplicando o método Montessori em casa e não tem outras crianças, pode ser interessante criar um grupo entre mães e filhos próximos que lhe permitirá imitar essa interação inter-idade de alguma forma.

3. Um ambiente bonito e bem planejado é essencial.

Um ambiente Montessori requer um bom planejamento. Mesmo se você enviar seu filho para uma escola Montessori, para realmente seguir a filosofia em casa, você deve transformar a área de brincar do seu filho em algo envolvente, com materiais Montessori, evitar a televisão ou qualquer tempo de tela passiva e fornecer tempo ao ar livre e atividades externas que permitam que seu filho use os sentidos, expresse sua criatividade e faça novas descobertas. Isso pode dar muito trabalho para alguns pais, mas há recompensas.

4. Alguns dos principais empreendedores e inventores dos últimos tempos foram criados no método Montessori.

O método Montessori esteve presente na vida de Thomas Edison entre seus outros amigos e inspirou muitos outros inovadores no século desde sua primeira escola. Líderes empresariais que acreditam e tiveram educação Montessori criaram a Amazon.com, Google e outros sucessos.

5. As filosofias Montessori permeiam todos os aspectos da vida cotidiana.

As habilidades práticas de vida e autocuidado são uma grande parte do currículo Montessori. Para crianças, isso significa que você pode adotar abordagens Montessori para ensinar o seu filho a escovar os dentes, colocar a mesa e ajudar na cozinha. As abordagens Montessori para o aprendizado desde o uso do banheiro e a se vestir também são boas maneiras de começar a incorporar a filosofia em sua vida doméstica.

O método Montessori pode ser difícil para algumas pessoas colocar em prática, e exigir uma grande quantidade de paciência e planejamento por parte dos pais. Se você está procurando uma maneira de incentivar a independência e criatividade do seu filho, no entanto, pode ser o caminho mais gratificante que você pode escolher.

Leia também:

 


Like it? Share with your friends!

234 shares

What's Your Reaction?

Uau Uau
0
Uau
Gostei Gostei
0
Gostei
Amei Amei
0
Amei
Ouwn Ouwn
0
Ouwn

Deixe um Comentário

comments

error: Este conteúdo é protegido pelas leis de direitos autorais, não copie, compartilhe. :)